IMAGilmar Pinto Caldeira assumiu a presidência da entidade

Com grande expressividade na Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e África, a IMA (Incentive Marketing Association) chega oficialmente ao Brasil. A entidade representante do mercado de Incentivos começará suas atividades no dia 27 de novembro sob o comando de Gilmar Pinto Caldeira, presidente da associação.

A IMA vem para capacitar o mercado que – de acordo com especialistas – é um dos que mais cresce no país. O setor movimenta cerca de R$ 8 bilhões anuais no Brasil em campanhas, premiações, eventos e viagens, segundo dados da AMPRO (Associação de Marketing Promocional) em parceria com a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos). Em uma pesquisa realizada com 407e empresas durante a CONARH 2019, foi constatado que 98% reconhecem a importância de campanhas de incentivo para a melhoria do desempenho profissional dos colaboradores. 

Outro levantamento recente, divulgado pelo Comitê de Marketing de Incentivos da AMPRO, revelou que 87% atrelam as premiações à felicidade dos funcionários. E com o recente marco legal, que aprovou a premiação habitual pela Reforma Trabalhista, as expectativas ficam ainda mais otimistas para o setor no país.

“A proposta da IMA Brasil tem viés na educação a respeito das boas práticas do Incentivo, da disseminação de conceitos fundamentais, organização eventos periódicos presenciais e online sobre assuntos que impactam o setor, além de trabalhar pela certificação internacional de empresas e profissionais. Contribuir para o avanço dessa indústria no Brasil, principalmente com muita proteção legal”, afirma Caldeira.

IMA: ações da entidade 

Um dos primeiros reforços que está na pauta do IMA Brasil é a orientação a respeito do marco legal que aprovou o prêmio habitual nas empresas (art. 457, parágrafos 2º e 4º da CLT), sem que a premiação incida em encargos trabalhistas ou previdenciários. No levantamento feito pela AMPRO e pela ABRH durante o CONARH, 42% das empresas entrevistadas ainda desconheciam a aprovação.

Também faz parte da programação da entidade a concessão das primeiras certificações profissionais ainda em 2019, com a aplicação do IP (Incentive Professional), a única certificação internacional do segmento. “O IP é o primeiro passo para obter o CPIM (Certification for Incentive Professionals), a certificação internacional que reconhece profissionais de Incentivo que demonstram o conhecimento e a liderança essenciais para terem sucesso no setor”, esclarece Caldeira.

“Os profissionais que participarem do curso para a obtenção do IP aprenderão todos os detalhes sobre motivação do ser humano, serão corretamente preparados para trabalhar no setor e atuarem com a atividade” completa. A primeira turma do curso está prevista para o dia 7 de dezembro, em São Paulo, e a prova será acompanhada pela sede da IMA nos Estados Unidos.

A IMA Brasil terá diretoria composta pelo seu presidente convidado, Gilmar Pinto Caldeira , VPs: Cristiano Miano (Grupo Digi) e Martins Vieira Jr. No Conselho, estarão Rose de Paula (Expertise), Luis Ferreira (Groove), Adriane Pereira (MCI), Vinicius Ricarte (Premmiar), Karina Freitas (Fan Clube), Rodrigo Ceciliano (Digi), Flavio Antunes (Starpremium) e Ricardo Albregard (Rei&Albregard).
O evento de lançamento acontece na GS1 Brasil, das 8h30 às 11h30, com apoio da AMPRO. As vagas são limitadas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IMA