Portugal- turistasTurismo de negócios também está em alta na região

Atualmente com dois milhões de visitantes por ano, a região Norte de Portugal espera aumentar esse número em até 20% no próximos cinco anos – segundo a ATP (Associação de Turismo do Porto e Norte). Para isso, cinquenta hotéis de diferentes redes receberam licença para construir empreendimentos no local. 

Com o sinal verde, mais de 5,5 mil novos leitos estarão disponíveis distribuídos em hotéis de categorias que variam entre 2 e 5 estrelas. A expansão da infraestrutura hoteleira vem de encontro com a ampliação da oferta de voos diretos para a segunda maior cidade de Portugal. Na primeira semana de junho a Azul passou a oferecer três novas operações saindo de Campinas direto para Porto. Em julho, a Emirates disponibiliza voos de Dubai a Porto quatro vezes por semana. 

Rui Pedro Gonçalves, diretor-executivo da ATP, comemora o momento promissor e afirma que ainda há muito o que ser explorado. “Em média, um turista brasileiro passa 5,2 noites na região Norte de Portugal e gasta, em média, três mil reais no período de estadia, sem contar com o alojamento e viagens.  Queremos mostrar que temos roteiros diversificados que podem fazer esse período médio aumentar para oito noites”, explica. “Nosso objetivo é que os visitantes tenham boas lembranças e muitos motivos para voltar, além de indicar a região para os amigos e familiares”, comenta.

Portugal: turismo de negócios

Com a chegada de grandes empresas, o turismo de negócios também se tornou um dos focos da ATP. A região atrai empresários e funcionários de diferentes segmentos interessados em oferecer produtos e serviços. “A instalação da BNP Paribas foi considerada a maior operação de arrendamento do Grande Porto. Temos muitas empresas que chegam à região para atividades de pesquisa e desenvolvimento atraídas pelas muitas vantagens oferecidas, incluindo preços competitivos para locação ou aquisição de escritórios novos e modernos, além de mão de obra extremamente qualificada, com profissionais formados pelas melhores universidades do país”, explica Rui Pedro.  

Oportunidades para o Brasil

Empresas brasileiras interessadas em investir em atividades de apoio ao turismo vão encontrar muitas oportunidades na região. Segundo Rui Pedro, os segmentos que oferecem boas oportunidades são os de logística, transporte, serviços financeiros e de desenvolvimento tecnológico, alojamentos e suporte nas atividades turísticas. “Temos a grande facilidade do idioma e das características culturais semelhantes. Há muito a ser explorado em termos comerciais e de negócios na região”, afirma.  Anualmente, cerca de 200 mil brasileiros fazem turismo no Norte português. Fora do continente europeu, o Brasil é o país que mais envia turistas para o local. 

O diretor também destaca cidades que estão em momento de expansão na região.  “O  Porto é considerado como a melhor cidade europeia para a instalação de startups,  Viana do Castelo passa por uma boa fase de crescimento com a indústria naval, enquanto Braga tem um importante centro de nanotecnologia, que continua sendo ampliado, e Guimarães, berço da nação portuguesa que oferece muitas oportunidades no setor de turismo cultural”, aconselha.

 

(*) Crédito das fotos: Divulgação/ATP