Em reunião com Antônio Imbassahy, ministro-chefe da Secretaria de Governo do Brasil, representantes da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) Nacional e da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) levaram queixas de setor hoteleiro ao governo nacional. Na pauta do encontro o assunto principal foi a isonomia tributária e a livre concorrência para o setor.

"Nossa pauta com o ministro teve como objetivo principal mostrar a relevância para a economia nacional da isonomia tributária com relação às novas formas de venda online de hospedagem. É necessário regular essa prática com urgência, não só pelo desequilíbrio que ela traz ao mercado nacional, mas também para deixar as empresas brasileiras mais competitivas no cenário do turismo mundial, a exemplo de 275 cidades no mundo todo, entre elas os principais destinos mundiais como Lisboa, Paris, Berlim, Londres e Barcelona, que já regulamentaram essa prática", destacou Dilson Jatahy Fonseca Jr., presidente da ABIH Nacional.

"Para o ministro ficou claro que estabelecer regras de atuação não só equilibrará o mercado brasileiro, mas também garantirá a segurança do consumidor já que haverá registros e regras oficiais para as pessoas que usam esse tipo de hospedagem", completa Fonseca Jr.

Para Manoel Linhares, vice-presidente da ABIH Nacional e da FBHA, é importante que cada município também participe desse processo e encaminhe a suas Câmaras de Vereadores sugestões de projetos de lei de regulamentação que ditem as normas de operação, não só para as plataformas de reservas de hospedagem online, mas também, para os proprietários que disponibilizam seus imóveis com a intenção de serem alugados como hospedagem. 

* Foto de capa: Arquivo HN/Hugo Okada