Plastic free - apoio às tartarugasResort apoia projeto que protege tartarugas

Todos os canudos de plástico serão eliminados das dependências do Resort Village Mata Encantada, localizado na vila de Santo André (BA). Ao aderir ao Projeto Maré, que age em prol da proteção das tartarugas marinhas, a propriedade também decidiu acolher o conceito plastic free. Até o fim de agosto, o empreendimento passará a usar somente canudos de papel biodegradáveis.

Segundo o empreendimento, a praia local recebe anualmente, de outubro a fevereiro, milhares de tartarugas que desovam na praia de Santo André. À noite, os animais chegam a colocar mais de 100 ovos de cada vez. "O resort se interessar por questões socioambientais faz o hóspede refletir sobre os problemas. Além disso, aumenta no engajamento com ações sustentáveis", afirma o proprietário do Mata Encantanda, Ueli Schweizer.

Plastic free: mais adeptos

Tendência que começou na Europa, a cultura plastic free começa a ganhar cada vez mais espaço no Brasil. Em maio, por exemplo, a  Intercity Hotéis também anunciou a extinção dos canudos de plástico dos seus empreendimentos.

Segundo o executivo, o empreendimento possui certa responsabilidade na questão, já que atua dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental). "Para salvarmos a espécie, nossa intenção é ser plastic free o máximo possível”, diz Schweizer, reiterando que a ação irá se estender também a outros materiais plásticos. “Temos que cuidar com carinho de um lugar tão especial", completa.

Parceria feita com o projeto Maré desde 2010 prevê que os hóspedes do Village Mata Encantada possam doar 1% do valor gasto no resort à iniciativa. Mesmo não sendo obrigatória, por motivos óbvios, a ação tem grande adesão entre os clientes, explica Schweizer. Segundo o empresário, a meta para 2019 é dobrar a porcentagem pedida.

(*) Crédito das fotos: reproduções/Site do Resort Village Mata Encantada