Números preliminares foram divulgados hoje (22)

Companhia de atuação global, o IHG (InterContinental Hotels Group) deu publicidade a um relatório com números preliminares de seu desempenho em 2017. Entre os dados abertos, destaque para o lucro operacional total da rede, que ficou subiu 8% frente a 2016, e para o desempenho das Américas. 

Keith Barr, chefe executivo da companhia, chama o ano de período de alta perfomance e destaca os índices de RevPar (receita por apartamento disponível). O número global no quesito mostrou aumento de 2,7% em relação a 2016. Na análise das Américas, o crescimento foi de 1,6%, num indicativo que inclui os Estados Unidos. 

O relatório mostra ainda que houve números de crescimento em todas as regiões, o que fortalece a aposta de desenvolvimento que a rede fez na temporada. Foi verificado aumento de 22% no lucro por ação subjacente, o que apoia a decisão da empresa de aumentar o dividendo total em 11% no ano.

Resultados ainda mostram temporada farta em aberturas 

As inaugurações de hotéis são um caso à parte no balanço. A companhia alcançou a marca de 5.348 hotéis (798 mil quartos). Isso significa crescimento de 4% no tamanho de portfólio frente ao ano anterior. É o melhor desempenho orgânico desde 2009.

Nas Américas, as aberturas também tiveram impacto considerável. A região teve o maior número de inaugurações desde 2010. Foram 190 novas unidades (22 mil apartamentos). Dois terços deles pertencem à família Holiday Inn.

Novas iniciativas

Junto ao balanço, o IHG antecipou algumas iniciativas que serão realizadas ao longo de 2018. As novidades delimitam a estratégia deste ano e pretendem elevar o ritmo de crescimento da organização. 

As ações planejadas são: melhorar a posição global; fortalecer o programa de fidelidade; aumentar a geração de receita; desenvolvimento da proposta aos proprietários; e otimização do portfólio de marcas preferenciais para proprietários e hóspedes.  

Parte das estratégias do grupo são oriundas de um estudo de clientes feito todo ano. Já publicado em 2018, o material aponta a necessidade de ouvir os clientes, conforme explicou Gerardo Murray, entrevista recente ao portal.

* Foto de capa: Pixabay/geralt