O primeiro mês de 2018 foi marcado pela confirmação da aquisição de um grande resort no Nordeste. Outra notícia importante foi a chegada de uma das marcas mais difundidas no país em um dos destinos turísticos mais importantes do mundo.

Contratatações e promoções de quatro executivos também foram destaque em janeiro. Uma das maiores empresas de tecnologia criou um espaço inovador em sua sede. Apuramos um case de uma empresa importante no segmento de amenities. E para fechar, uma das maiores redes do Brasil completou 10 anos de operção com ganas de crescer ainda mais.

Lembre-se! Clique nas fotos para saber quais são as notícias!

FEVEREIRO

Fevereiro foir marcado por várias notícias importantes. Entre elas, uma se refere à uma grande operadora brasileira de hotéis de uma marca internacional. A empresa assumiu a gestão de uma rede de médio porte, convertendo todas as unidades para uma das marcas mais difundidas do país. 

Falando em grande marcas, uma gigante mundial assinalou a inaguração de um hotel com milhares de quartos em um dos destinos mais visitados das Américas. De volta ao Brasil, uma tradicional rede fez seu check in numa das capitais da região Sudeste.

Retrospectiva 2018​: mais destaques

Outra notícia destaque no segundo mês do ano foi a maior empresa do mundo, no que se refere a acessos, ter contratado um novo e experiente gerente comercial, que revelou os desejos para expansão da marca.

Duas matérias especiais, apuradas pelo Hotelier News, foram bem lidas. Uma fala da importância dos influenciadores digitais e a outra é sobre inteligência artificial.

A reportagem apresentou também uma empresa que traz soluções diferenciadas no segmento gastronômico, e um evento sobre o assunto, organizado pelo site de notícias, foram selecionadas para esta retrospectiva.

MARÇO

Dando continuidade à série Retrospectiva Hotelier News 2018, o terceiro mês de 2018 teve como notícias destaque a reabertura de um importante hotel na capital parananense. Já que estamos falando de empreendimentos, uma das redes mais respeitadas do mercado fez uma conversão significativa em São Paulo, e uma outra, internacional, deixou a operação de um dos hotéis ícones no Rio de Janeiro. E, no Guarujá, houve uma outra conversão, em uma unidade localizada na Praia da Enseada.

Na dança das cadeiras, uma experiente gerente geral trocou o Rio por Sampa. No Interior paulista, um novo resort anunciou a contratação de uma nova diretora comercial. Além disso, uma das entidades hoteleiras mais conceituadas também anunciou seu novo presidente.

Finalizando o mês de março, um dos resorts mais importantes do Brasil revelou suas metas para aumentar a receita. E, outro, muito querido nas redes sociais, revelou os números milionários para fazer a sua expansão.

ABRIL

Retrospectiva 2018 chega ao 2º trimestre. No mês de abril aconteceu uma importante aliança entre duas redes brasileiras, uma conversão no Maranhão e uma nova unidade de uma operadora hoteleira paulista.

Outro fato foi que um dos mais importantes resorts da Região Metropolitana de São Paulo inaugurou a ampliação em seu Centro de Convenções, e uma das redes que mais crescem no país realizou seu primeiro Fórum, focado nos hotéis independentes.

Ainda em São Paulo, realizou-se uma importante feira do Trade e uma empresa internacional, de soluções para a hotelaria, aproveitou o momento para trazer conteúdo exclusivo para convidados do Hotelier News.

Finalizando, foram anunciados também a mudança na estrutura comercial de uma das maiores empresas hoteleiras do Brasil, e o novo ministro do Turismo.

MAIO

Maio foi marcado pela paralisação dos caminhoneiros, que resultou em muitos prejuízos para a economia brasileira. O mês também teve a passagem de um grande empresário português que veio para o Brasil e construiu um dos maiores resorts urbanos do Brasil. 

O mês das noivas celebrou, entretanto, a inauguração de um empreendimento em uma das cidades com maior visitação do país, no Interior paulista. Uma das mais importantes entidades da Hotelaria e Alimentação aclamou a continuidade de seu presidente. A reportagem do HN homenageou também um dos hoteleiros mais antigos em atividade, e entrevistou um especialista em segurança.

Retrospectiva 2018: parceria

A série Retrospectiva 2018 traz também a cobertura de dois eventos importantes, um em Salvador e outro em São Paulo, além de noticiar a volta da parceria entre dois dos mais tradicionais eventos de hotelaria no Brasil.

JUNHO

A série Retrospectiva 2018 chega a Junho, mês que registrou a dança de cadeiras em algumas redes hoteleiras e no próprio Hotelier News. No último mês do primeiro semestre foi anunciada também a chegada de uma rede diferente ao Brasil, além do início de revigoração de uma das marcas mais notórias da hotelaria mundial.

Uma das maiores empresas de audiovisual e tecnologia para hotéis realizou um evento em São Paulo para apresentar suas soluções.

Retrospectiva 2018: conversões e inaguração

O mês das festas caipiras registrou também a abertura de uma dos maiores complexos hoteleiros do país e também a conversão de dois hotéis de marca internacional na região Sudeste.

JULHO

O mês de julho trouxe a abertura de um hotel em meio a um dos mais novos parques aquáticos do Brasil, localizado no Interior paulista. A Retrospectiva 2018 traz também a notícia de um fechamento de um hotel tradicional no Rio de Janeiro. Ainda na Cidade Maravilhosa, a reportagem do Hotelier News conferiu dois hotéis por meio de sua editoria In Loco Especial.

Retrospectiva 2018: dança das cadeiras

Já na editoria Lobby, os destaques ficam com as contratações de dois executivos da área comercial, nas capitais paranaense e paulista.

Fechando o mês de férias, noticiamos também a realização do roadshow, em quatro capitais nordestinas, de uma nova feira do setor. E, também, a solução de uma empresa de ponta que consegue economizar mais de 70% do consumo de energia.

AGOSTO

Retrospectiva 2018 desta véspera de Natal traz as notícias publicadas em agosto. No oitavo mês do ano, a notícia da passagem de uma grande profissional deixou muita gente do Trade triste.  

Outros destaques incluem a inauguração de um hotel na região de Campinas, operado por uma das redes mais prestigiadas do país. E o anúncio da venda de um empreendimento que, quando inaugurado, colocará o Brasil no cenário mundial de hotéis temáticos.

Já no Hotelier News, a novidade foi o lançamento de novos produtos publicitários.

Retrospectiva 2018: dança das cadeiras foi numeroso em agosto

A maioria das outras notícias se referiu a dança das cadeiras. Dois executivos de renome foram contratados por uma rede paulistana. Outros dois profissionais, da área de marketing, foram nomeados para comandar o departamento de um companhia hoteleira e um dos resorts mais completos da região Sul. Para fechar, a maior rede do país anunciou mudanças em sua estrutura organizacional na América do Sul.

SETEMBRO

Uma das especiais que marcaram setembro foi o In Loco de um dos melhores hotéis do Brasil, aberto neste ano. A Restrospectiva 2018 do mês primaveril traz também o anúncio do retorno de um dos executivos mais queridos do Trade para uma tradicional rede brasileira. Outra notícia que agradou o mercado paulistano foi o novo gerente geral de um cinco estrelas.

Setembro marcou também a realização de duas feiras muito importantes para a Hotelaria e Turismo. Numa delas, foi anunciada a nova gerente de Marketing. Já na outra, um importante resort do Nordeste divulgou um novo empreendimento. Durante a feira voltada para o setor de hotéis, a maior empresa de soluções para acessos do planeta, fez a implementação da abertura de portas por smartphone em um dos primeiros empreendimentos em aeroportos no Brasil.

Retrospectiva 2018: capacitações e maior resort de ski indoor

No mês de número nove houve também a realização de um importante curso voltado para umas das áreas mais importantes de um hotel. Uma start-up coordenou também um workshop para ensinar os hoteleiros a reduzir o valor pago nas comissões.

Para fechar, divulgamos o desenvolvimento de maior resort de ski indoor do mundo, lá num gigante país asiático.

OUTUBRO

O mês de outubro foi marcado pela inauguração de um cinco estrelas de marca internacional em São Paulo. Além dessa novidade, foi anunciado o desenvolvimento, também na capital paulista, de uma das marcas mais esperadas, da maior rede do planeta. 

Outras notícias importantes referiram-se à maior companhia hoteleira do país, que chegou ao número de 300 unidades, índice que já foi superado desde então. A rede também definiu o novo gerente geral de um cinco estrelas que fará sua estreia na América do Sul em 2019 no Rio de Janeiro. No mês do Haloween também foram noticiadas as mudanças organizacionais e estruturais de uma tradicional rede brasileira.

Retrospectiva 2018: realização de fórum e feiras do setor

Em outubro houve a estreia de uma feira de hoteleria no Nordeste, que já nasceu célebre. O Hotelier News contribuiu com a curadoria para o primeiro fórum que aconteceu em paralelo à sua primeira edição. Entre as palestrantes, a Dama da Hotelaria nos honrou com a sua participação. Ainda no tema de feiras, aconteceu na mais simpática capital do Nordeste, a sétima edição do principal encontro de turismo da região.

Para fechar, uma das maiores empresas de hoteleria e parques do Brasil, mudou sua nomenclatura, num evento inusitado em São Paulo.

NOVEMBRO

Estamos quase chegando ao fim de mais um ano. A Retrospectiva 2018 de novembro aponta, em uma das notícias que foram destaque, a implementação de robôs para atendimento dos hóspedes. Será que essa tendência vai adiante ou é uma moda passageira? 

Na dança das cadeiras, dois profissionais foram anunciados para cargos comerciais. Um deles vai gerir o departamento de Marketing de um novo hotel no Rio de Janeiro, estreando uma marca internacional no continente sul americano. Já em São Paulo, há novidades na contratação de uma gerente de Vendas.

Retrospectiva 2018: hackers e novo ministro 

Novembro também foi o mês que hackers invadiram o banco de dados de uma gigante mundial, roubando as informações de mais de 500 milhões de clientes. No mês da proclamação da República, foi anunciado o nome do novo ministro de Turismo do governo Bolsonaro.

Outras notícias incluem a conversão de um hotel em São Paulo, por uma importante rede nacional e a realização de um evento sobre Marketing e Vendas. A reportagem do Hotelier News visitou dois empreendimentos, um octagenário paulista, que está vivendo uma nova fase, e também um dos resorts mais aclamados na região Sul.

DEZEMBRO

Chegamos ao final da série Restrospectiva 2018. No último mês do ano, o grande destaque foi aquisição de uma rede de luxo por uma dos maiores conglomerados do segmento. O valor envolvido? US$ 3,2 bilhões.

Já que estamos falando em índices, o Hotelier News apurou também qual foi o resultado da ação black friday de uma rede da região Sul. E uma importante capital do Nordeste registrou um avanço na ocupação média, depois de anos amargando baixos índices.

Retrospectiva 2018: conversão e chegada de resort temático

No mês natalino foi anunciada a chegada de um resort temático, especializado no público infantil, e uma das gigantes mundiais entrou no mercado carioca com sua marca principal.

Outras notícias relatam que um dos ícones da hotelaria paulistana anunciou sua segunda unidade no destino, e uma rede nacional deixou de operar, concentrando apenas em seus ativos.

Para fechar, um dos nomes mais atuantes do cenário nacional foi anunciado como secretário do Turismo da maior cidade da América do Sul. 

Veja também os dois In Locos Especiais apurados pelo site de notícias.

(*) Os créditos das fotos estão em cada uma das respectivas matérias