Preparamos a nossos leitores uma série de duas entrevistas com o consultor Ricardo Mader, sócio-diretor da Hotel Investment Advisors (Hia).
A primeira delas, que você lê esta semana, fala a respeito do turismo de negócios e sobre a diária média dos hotéis das principais capitais do Brasil. A segunda segue o caminho da Hia – Ambiental, outra área de atuação da empresa. Mader analisa a importância do turismo sustentável e da gestão ambiental não só para o meio ambiente, mas também para empreendimentos hoteleiros ? uma forma diferente e inteligente de poupar recursos naturais e de diminuir os gastos.
O empresário, que tem mais de 20 anos de experiência em consultoria hoteleria, é também membro da International Society of Hospitality Consultants (ISHC).
(Karina Miotto)

Hôtelier News: O senhor poderia nos dar um panorama da atual situação do turismo de negócios nas principais capitais do Brasil?
Ricardo Mader: As principais capitais são muito dependentes do turismo de negócios. Rio, Salvador e Recife têm convenções e, às vezes, vemos executivos com familiares que, depois do trabalho, aproveitam para conhecer as cidades. São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte são as capitais mais importantes para negócios ? não são lugares próprios para turismo de lazer. A capital paulista, principalmente. Aqui é business, business, business.

HN: O mercado tem apresentado algum avanço depois da crise de 2002?
Mader: Os hotéis dependem muito do turismo de negócios. O período de 2002 a 2004 foi muito conturbado na economia. Em 2005, o mercado cresceu 10% e posso te dizer que isso já sinaliza uma importante melhora.  A perspectiva de crescimento para este ano é de mais 10%.

HN: A diária média está crescendo com o mercado?
Mader: Em 2005, aumentou 10%. O ideal seria subir 30% em relação a 2004. Um dos efeitos da crise de 2002 a 2004 foi a queda da diária média. Em São Paulo, está ótima para o consumidor, mas não para o hotel. Os custos aumentaram e a diária não. Hotéis europeus do mesmo nível custam o dobro ou o triplo. Ainda que tenham mais custos, existe uma defasagem muito grande. Os hoteleiros devem fazer um esforço para melhorar esses valores. Os hotéis têm feito propostas de aumento e o mercado está respondendo bem.

HN: A mudança de bandeiras pode favorecer o aumento das diárias?
Mader: Não necessariamente porque cada caso é um caso. A mudança de bandeira é um dos fatores que pode ajudar a levantar a diária, desde que haja produto para isso.

HN: A indústria hoteleira está mais unida do que em anos anteriores?
Mader: Concorrência sempre vai existir, mas é preciso haver união dentro do setor. Os hotéis podem se unir para coisas de interesse comum: custos, legislação. Devem se ajudar a crescer, lutar junto para pleitear coisas com o governo. Nos Estados Unidos, os hoteleiros têm força para ir ao Congresso porque são bem unidos.

HN: O que caracteriza um bom hotel?
Mader: Não tem muito segredo: boas instalações, serviço de qualidade, trabalho comercial bem estruturado, boa equipe de vendas e de divulgação, criatividade para correr atrás de mercado e, claro, sala de eventos (que gera muitos negócios).

HN: Em relação à importância do turismo de negócios, o senhor poderia citar o caso de um de seus clientes?
Mader: O Holiday Inn Anhembi é um bom exemplo. Estava muito veiculado a eventos que aconteciam no Anhembi. Propusemos a criação de uma sala de convenções para aumentar o turismo de negócios ? o que, certamente, vai aumentar o número de hospedagem.