Rio de Janeiro quer atrair mais voos com redução de ICMS sobre querosene de aviaçãoOtávio Leite, secretário de Turismo, espera aumento no fluxo de turistas já para 2020

O Rio de Janeiro confirmou na terça-feira (12) a redução do ICMS sobre o QAV (querosene de aviação no estado). O documento foi assinado em evento por Wilson Witzel, governador do estado, e por Otávio Leite, secretário de Turismo, e Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho, titular da pasta de Fazenda. A ideia é atrair mais voos para a capital fluminense.

A redução da alíquota, de 13% para 7%, e já havia sido anunciada. Além de ampliar os voos, outro objetivo é reverter a atual situação da aviação no Rio de Janeiro. Mesmo com o crescimento de 3,4% em nível nacional, de 2008 a 2018, o Rio apenas cresceu 1,1%.

"O Rio de Janeiro é o carro chefe do Brasil. É uma unanimidade nacional, sem demérito aos outros destinos. Este ano investimos R$ 20 milhões e para o ano que vem será o dobro na promoção do turismo do Rio", comentou Witzel.

Já o secretário de Turismo disse que este foi um trabalho planejado de forma estratégica. Segundo ele, foi possível encontrar um denominador jurídico e técnico capaz de abrigar uma regra que fosse um marco regulatório capaz de fazer com que um instrumento fácil e fundamental se instituísse. "Tudo está numa linha de trabalho para fazer com que nós tenhamos uma ampliação de rotas para o Rio de Janeiro", ressaltou o secretário.

Rio de Janeiro: número de turistas 

Ressaltou ainda que o estado recebe cerca de 2,2 milhões de turistas internacionais. "As medidas adotadas nos permitem ter esperança de crescer a taxa de ocupação nos hotéis, o movimento nos restaurantes e as visitas aos pontos turísticos", afirmou. De acordo com ele, é possível aumentar em até 20% o número de turistas internacionais e domésticos no próximo ano.

Foi anunciado, ainda, por Paulo Kakinoff, presidente da Gol, que a nova alíquota irá resultar em um aumento de 17% na oferta de assentos para o ano que vem.

"Serão 17 novos destinos que terão aumento na oferta. Como o crescimento mínimo para se habilitar à faixa dos 7% seria de 15%, com os novos assentos, estaremos dentro do percentual", explicou.

Luiz Strauss, presidente da Abav-RJ (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro), destacou a importância da medida para atrair investimentos. "Esta iniciativa é uma oportunidade para fazer com que os empreendedores e empresários possam ter motivação em investir aqui", disse.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Ascom-Governo do Estado RJ