Você já ouviu falar no Rio Quente Resorts, em Goiás? Provavelmente sim. O empreendimento que nasceu em 1964 como Estância Thermas Pousada do Rio Quente hoje é um gigante na hotelaria nacional e movimentou R$ 170 milhões apenas em 2008.

 

Considerado o primeiro destination resort da América do Sul, o complexo controlado pelos grupos Algar e Gebepar, é divulgado como triple play por oferecer praia, campo e parque aquático, mas suas atividades englobam muito mais que isso. No local fica também parque de aves Bird Land e uma série de outras atrações voltadas a todas as idades.

 

Seus números impressionam: tem sete hectares, o equivalente a 497 mil m² ou, se preferir, 76 campos oficiais de futebol, e recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano – quase a mesma quantidade de turistas foi a Foz do Iguaçu no ano passado. Até 2013 a expectativa é que o número dobre.

 

Com essa grandiosidade não seria possível apresentar tudo que o empreendimento oferece em apenas uma matéria. Confira agora a estrutura de acomodações e eventos desse, que se tornou um destino. Na próxima especial abordaremos as atrações voltadas a lazer e entretenimento.

 

Por Thais Medina*

Com principal público composto com famílias com filhos (65%), o Rio Quente Resorts recebe viajantes principalmente do estado de São Paulo (63%), Distrito Federal (13,5%), Goiás (9,8%) e Rio de Janeiro (4,2%), que optam tanto por chegar ao local por avião – há vôos regulares para Goiânia, de onde é preciso pegar um traslado de duas horas, ou fretados para Caldas Novas -, ou por locomoção terrestre, tendo em vista que está localizado na região central do país.

Portal de entrada para hóspedes do complexo
(fotos: Thais Medina e Victor Netto)
Até o momento são seis as opções de hospedagem pertencentes ao Rio Quente Resorts, duas delas localizadas dentro do complexo no qual se encontram também o Hot Park e o Parque das Fontes. Ao todo compreendem 961 UHs que podem acomodar até 4 mil pessoas.

Hot Park, o parque aquático do Rio Quente Resorts

O Parque das Fontes conta com dez piscinas naturais,
cuja água tem 37,5ºC de temperatura

 

 

Entre as semelhanças nos empreendimentos estão as ofertas de restaurante, piscinas, copa da mamãe, lojas de souvenirs e com produtos do hotel, além de outros itens de lazer, descanso e entretenimento e a disponibilidade de ônibus que fazem o trajeto dos meios de hospedagem ao complexo e suas muitas atrações. Confira as categorias:
Bangalôs Village: são 20 chalés para até quatro pessoas, 20 apartamentos para até três e seis bangalôs, também para no máximo três hóspedes.
– Giardino Suítes: oferece 246 apartamentos destinados principalmente a grupos grandes. Dividem-se nas categorias Família, com quarto e sala para até cinco pessoas, e Superior, para até sete hóspedes.

Fora do complexo de águas termais, o empreendimento tem características italianas, como o próprio nome indica

O pé direito é bastante alto

Em seu lobby há mesas e cadeiras para momentos
de descontração e lojinhas


A recepção é colorida e propaga da Praia do Cerrado
 
 
Os blocos de apartamentos imitam vilas europeias
 
As UHs Família tem capacidade para até
cinco pessoas e conta com quarto e sala

Nesta edificação ficam as áreas sociais, como restaurante,
lobby, recepção, lojinhas e área para as crianças
 
 O la Tavola Ristorante tem iluminação natural e vista para as UHs

– Hotel Pousada: localizado próximo ao Parque das Fontes, conta com 239 apartamentos nas categorias Standard e Garden, para casais, e Família e Suítes Diamante, que comportam até cinco pessoas. No final do ano passado algumas unidades do primeiro tipo listado foram reformadas bem como os corredores do empreendimento. Sua estrutura inclui alguns ambientes presentes apenas no edifício e de utilização comum a todos os hóspedes do complexo. É o caso da academia, do espaço onde são comercializadas as fotos tiradas durante o dia por contratados pelo Rio Quente, lanchonete, cyber café. É também em frente a ele que ficam os ônibus ecologicamente corretos que transportam os hóspedes para fora do resort.

 
 
Na estrutura do Hotel Pousada ficam áreas comuns
 
 
 
Corredores e apartamentos do empreendimento estão
passando por reformas. A UH das imagens é a 2.131,
pronta no final do ano passado

O restaurante é colorido e tem iluminação natural
 
Loja com as fotos clicadas no resort durante o dia e
academia ficam no mesmo edifício

Estes ônibus, ecologicamente corretos, transportam os hóspedes até os meios de hospedagem localizados fora do complexo
– Hotel Turismo: também dentro do complexo, fica mais próximo ao Hot Park e aos locais destinados para prática de esportes, como minigolfe, tênis e futebol. Conta com 122 apartamentos Standard (para até três pessoas) e Suítes Luxo (para duas).


Em meio a muito verde fica o Hotel Turismo,
menos movimentado que o Pousada
 
 
 
Seu lobby é bastante amplo. No mesmo pavimento ficam sala de souvenirs e computadores com conexão à internet

O estabelecimento oferece duas piscinas próprias, uma de cada lado do Stella Artois Lounge. A acima é destinada a adultos…
 
…e esta, com estofados diferenciados, a crianças

 
O restaurante serve café da manhã, almoço e jantar
 
 
 
 
 
Na primeira refeição do dia há frutas, diversidade de pães,
frios, cereais, opções light e cozinha show
 
 
Subindo essas rampas, ou por elevadores, chegamos aos apartamentos, distribuídos por três pavimentos. Em cada
um dos andares, decorações com pedras e plantas
e poltronas para descanso

Como boas-vindas, uma carta e embrulhos de doce de leite
 
 
Nas UHs os diferenciais são o controle remoto que engloba luzes, som e TV e a arrumação das toalhas de banho
– Rio Quente Suítes & Flat I: 181 unidades habitacionais divididas nas mesmas categorias (e com características semelhantes) do Giardino fazem parte do estabelecimento. Uma diferença é que os apartamentos Superior são duplex.
 
 
No pavimento do lobby ficam áreas comuns, incluindo
recepção, sala de TV, um bar e lojas
 
 
 
As alas de apartamentos têm nomes de pedras e contam
com portais revestidos de plantas
 
São diversas as piscinas de águas termais na unidade

– Rio Quente Suítes & Flat III: totaliza 73 apartamentos Família, Superior e Máster (triplex para apenas duas pessoas).


Nesse flat o acesso aos apartamentos e
ao restaurante é pelo lobby

Novos hotéis

O Rio Quente Resorts, que não para de crescer, também não para de investir. Gastos na ordem de R$ 165 milhões estão sendo efetuados desde o ano passado e até 2013. Está previsto para este mês o início das obras de um novo empreendimento no complexo: o Hotel Golf, que será construído onde hoje é o estacionamento do Hotel Pousada. Com vista para a Praia do Cerrado, vai oferecer 220 unidades habitacionais (Suítes Família), piscina própria, restaurante e uma trilha tematizada ligando ao Parque das Fontes. Ele deve estar pronto no início de 2012.

 

Segundo Ricardo Kawa, gerente geral de Hotelaria do Rio Quente, o meio de hospedagem deve se tornar exclusivo para participantes do Rio Quente Vacation Club (leia mais sobre o programa abaixo) cerca de dois anos após sua inauguração. Os apartamentos foram desenhados para esse público e, por isso, são maiores que os demais, oferecendo duas camas de casal, ou king size e outra extra, e sala. A previsão é de média de três a quatro pessoas por UH. Na sequência será construído um campo de golfe de nove buracos, mas com capacidade de extensão para 18, aberto para passantes.

 

Ainda nas imediações do Hotel Pousada, mais precisamente atrás deste, o Hotel Garden será reativado em julho. O edifício, que após a finalização de uma reforma terá 24 apartamentos também voltados ao timeshare, era utilizado pela administração do próprio complexo há dois anos.

Na edificação à direita na foto funcionará o Hotel Garden

 

Uma terceira nova unidade é o Hotel Convenções, destinado ao público corporativo. Sua infraestrutura compreenderá 360 apartamentos (Suítes Família), piscina, restaurante e um centro de convenções de 7 mil m², nove salas moduláveis e capacidade para 1.440 pessoas. Vale ressaltar que há grande preocupação com acessibilidade nos estabelecimentos que serão erguidos, pensando tanto nos hóspedes quanto nos colaboradores.

 

Para se ter ideia do tamanho do complexo, após todas essas inaugurações apenas 10% da propriedade terá sido construída.

 

Outra novidade é que um trabalho de branding está sendo realizado. Após sua conclusão serão alterados os nomes dos meios de hospedagem do complexo e mesmo os de empreendimentos que ainda estão em projeto.

Eventos

Quando falamos em Rio Quente, as pessoas prontamente pensam em piscinas naturais, parque aquático e, de um tempo para cá, praia. O que muitos não sabem é que o resort conta também com uma ampla área de eventos – que ganhará um novo centro de convenções conforme informado acima. Neste caso estamos falando de encontros corporativos. São cerca de 100 por ano.

Simone Gallo, gerente de Eventos e Incentivo do Rio Quente Resorts, e Ricardo Kawa, gerente geral de Hotelaria

 

A atual estrutura para atender essa demanda compreende quatro salas modulares com capacidade para até 750 pessoas, um auditório (cinema) com 160 lugares e duas salas de apoio, para dez e 50 participantes. Este público ainda tem à disposição equipe especializada, equipamentos audiovisuais e menus diferenciados para coquetéis, coffee breaks e jantares. Também podem ser utilizados para essa finalidade áreas de alimentos & bebidas e espaços comuns como sala de TV, Toldo do Bosque, Bartô Restaurante, Mango, bares molhados e restaurantes do Hot Park, bar Pôr-do-sol e palco do Hot Park, além de uma área no Rio Quente Suítes e Flat I.
 
O auditório, que também pode funcionar como
cinema e uma das salas modulares
 

 

De acordo com Simone Gallo, gerente de Eventos e Incentivo do complexo, foram desenvolvidos pacotes destinados à realização de encontros com o conceito After six, ou seja, a fim de oferecer entretenimento e descanso após o dia de trabalho, incluindo jantares temáticos nos deques, luau na Praia do Cerrado, festas privativas nos jardins e coquetéis no Parque das Fontes, inclusive com garçons servindo os participantes dentro das piscinas. Também pode haver jantar no Espaço Gourmet Mac, uma área em meio à natureza com vista privilegiada do Hot Park, e confraternizações no Stella Artois Lounge e no Clube Chopp Brahma.
 

Com 300 m², o Espaço Gourmet Mac foi criado em parceria com a  Mac Móveis Diferenciados e tem capacidade para até 180 pessoas

O Stella Artois Lounge tem como tema os quatro elementos: terra, ar, água e fogo. Oferece menu à la carte, vinhos e drinks e
acomoda até 50 participantes em coquetéis

O grande logo é um chamariz para o bar,
onde são servidos chopp Brahma,
petiscos de diversos tipos…
…em um ambiente descontraído e com 200 lugares…

…e ao som de chorinho, samba (com direito a mulatas)
e MPB ao vivo dependendo do dia

Hoje os eventos representam 8% do faturamento do Rio Quente Resorts, mas o objetivo é que esse índice cresça este ano e passe a ser 20%. Para tanto há oito meses está sendo desenvolvido um trabalho que inclui reestruturação do departamento de vendas, novidades nas salas e atividades direcionadas a organizadores de encontros. “Antes tínhamos três pessoas atuando em comercializações desse tipo de produto, agora são dez. A maior demanda de clientes se concentra na própria região Centro-oeste e também em São Paulo”, conta Simone. “Nosso principal foco ainda é o turismo de lazer, mas queremos um mix de público”, completa Ricardo Kawa, gerente geral do Rio Quente.

 

Viagens de incentivo para o resort também são realizadas com frequência, inclusive foi criado um cheque-voucher para as empresas premiarem seus colaboradores, o que pode incluir o pacote completo, com atividades extras, ou ao gosto da empresa.

 

Segundo Simone, antes da inauguração da Praia do Cerrado o complexo realizava um casamento por mês. Após o lançamento a procura começou a aumentar. “Inclusive estamos criando um produto que vai incluir toda a estrutura da cerimônia e também hospedagem dos convidados, salão para a festa e lua-de-mel”. Atualmente é disponibilizado um pacote para os noivos com champanhe e trufas na suíte e jantar romântico com música ao vivo.

A capela está apta a receber casamentos e celebrações de missas

Pela primeira vez na história do esporte, a X Copa Latina de Beach Soccer foi promovida em uma praia artificial. “Nossos planos são de trazer campeonatos esportivos como este e também vôlei para nossa areia. No caso deste evento, entramos na disputa com Florianópolis e ganhamos”, se orgulha Simone.

 

Além de atividades que começam bem cedo, inclusive com o acompanhamento de monitores, e vão até a madrugada, incluindo shows e programação da danceteria, o resort garante aos hóspedes eventos diferenciados. Confira os próximos a serem realizados.

10 a17 de maio

Torneio Tênis Future – o campeonato é desenvolvido pelo resort e destina-se a amadores

18 a 23 de maio

Festival Alemão – inclui shows de danças, apresentações folclóricas, exposições e atividades especiais para crianças, além de culinária alemã. O objetivo deste tipo de ação é fazer com que o hóspede se aproxime ainda mais da cultura do país

28 a 31 de maio

Festival de Dança – entre os ritmos apresentados estão salsa, tango e brasileiro. Serão aulas e shows com bandas especializadas, incluindo uma apresentação do sambista Jorge Aragão

1º a 6 de junho

Festival Português – inclui shows de danças, apresentações folclóricas, exposições e atividades especiais para crianças, além de culinária portuguesa. O objetivo deste tipo de ação é fazer com que o hóspede se aproxime ainda mais da cultura do país

21 a 28 de junho

Arraial Rio Quente – o festival junino inclui quadrilha, baile de boas-vindas, bingos e shows com a Banda Rio Quente, além de quitutes típicos como pé-de-moleque, doce de amendoim, canjica e quentão

julho

mês de Hot Kids com luais aos sábados – recreação mais intensa visando as férias escolares

2 a 9 de agosto

Semana Qualidade de vida – recebe cerca de 500 participantes e conta com ciclo de palestras sobre beleza, saúde, nutrição, comportamento e relaxamento, além de aulas de ioga, pilates, academia com spinning e bicicleta dentro d’água. A ideia é trabalhar com todos os públicos e formatar parcerias para o programa fazer parte de estágios de faculdades de Educação Física

17 a 22 de agosto

Festival Japonês – inclui shows de danças, apresentações folclóricas, exposições e atividades especiais para crianças, além de culinária japonesa. O objetivo deste tipo de ação é fazer com que o hóspede se aproxime ainda mais da cultura do país

20 a 23 de agosto

Semana Evangélica – o evento inédito no Rio Quente vai contar com palestras e shows evangélicos e será destinado a todas as congregações

7 a 12 de setembro

Festival Alemão

20 a 24 de setembro

Noites Douradas – o período conta com programação destinada à terceira idade, incluindo espetáculos teatrais, shows, oficinas, palestra motivacional, brindes, almoços e jantares especiais, massagens e terapias de harmonização da mente e dos movimentos do corpo e shows de música popular ou dos anos 60 e 70

24 a 27 de setembro

XXI Torneio Máster de Tênis – a competição destina-se a profissionais e conta com parceria com organizadores de campeonatos oficiais. Além da edição de setembro, há uma realizada também em março

28 a 30 de setembro

Festival Árabe – inclui shows de danças, apresentações folclóricas, exposições e atividades especiais para crianças, além de culinária árabe. O objetivo deste tipo de ação é fazer com que o hóspede se aproxime ainda mais da cultura do país

4 a 11 de outubro

Semana do Circo – terá apresentações diárias de atividades circenses. A programação ainda não foi definida, e pode ser que agregue aulas

12 a 18 de outubro

Hot Trip – voltado a formaturas de estudantes do Ensino Fundamental, tem programação mais intensa que a habitual, com música, um megashow com banda de pop rock e a presença do campeão de surfe Phil Rajzman. Em 2008 recebeu 5 mil alunos de 150 escolas de todo o país e neste ano a quantidade deve ultrapassar os 10 mil, tendo em vista que os hotéis serão fechados exclusivamente para este público. Uma observação é que a venda de bebidas alcoólicas é proibida no período

8 a 15 de novembro

Hot Trip

22 a 26 de novembro

Semana Amigo – evento promocional member get member, ou seja, se o hóspede levar um amigo, ganha hospedagem para a próxima estada no Rio Quente ou ida ao Hot Park. Destina-se a famílias, jovens e solteiros

26 a 29 de novembro

Festival Gastronômico – no ano passado contemplou um curso de gastronomia e enologia. Em 2009 será voltado a universitários e terá programação extra com workshops com chefs renomados e gastronomia de diversos locais

10 a 12 de dezembro

Weekend Hot Trip

13 a 17 de dezembro

Hot Trip

No primeiro trimestre do ano também foram realizados no empreendimento o Rio Quente a bordo, Festival Italiano, Noites Douradas e a Triathlon Cup Rio Quente Resorts, que inclui natação, corrida e bicicleta e de qual o empreendimento é sede do circuito nacional e conta com participações de Juraci Moreira, medalhista na modalidade dos últimos Jogos Pan-americanos, e Santiago Ascenso, campeão do Troféu Brasil.

Sustentabilidade

Contemplando tanta área, não podia ser diferente que o resort oferece a certificação ISO 14001 – Gestão ambiental, que leva em conta o que é realizado pela empresa para minimizar os efeitos nocivos ao ambiente causados por suas atividades.

Caixas para coleta seletiva, avisos espalhados pelo resort, comunicado nos apartamentos sobre economia de água e
placas para captação de energia solar são algumas das
atitudes do Rio Quente em prol do meio ambiente

 

Entre as ações conscientes promovidas estão:

– abastecimento de todos os hotéis com energia solar;

– tratamento da água do complexo e do bairro Esplanada, no município Rio Quente: após utilizada, é tratada e volta para o curso do rio;

– monitoramento da qualidade da água, levando em conta amostras retiradas das nascentes, piscinas e da que é destinada a consumo;

– reciclagem de resíduos sólidos;

– coleta seletiva de lixo e triagem;

– trabalho com a comunidade local, incluindo educação ambiental, projetos sociais e culturais;

– utilização de mão-de-obra proveniente principalmente de Morrinhos, Caldas e Rio Quente.

 
“Todas estas atividades contribuem para que o desenvolvimento da região se dê de forma sustentável e colabore para a perpetuação do paraíso natural sobre o qual o resort se encontra”, afirma Manoel Carlos Cardoso, diretor de Marketing e Vendas do Rio Quente. E para colocar tudo isso em prática o complexo tem em sua equipe de colaboradores biólogos e engenheiros químicos. Ao todo a empresa conta com 1,7 mil associados (como são denominadas as pessoas que trabalham no empreendimento) diretos e outros 1 mil indiretos. Nós próximos anos, com as aberturas dos novos hotéis, essa quantidade deve ser aumentada em 300 pessoas.

O resort conta com áreas planas e rampas de acesso

 

Rio Quente Vacation Club

O programa de timeshare do Rio Quente existe há dez anos e é uma parceria com a Resort Condominium International (RCI). Líder no segmento no Brasil, de acordo com Eduardo Honorato Cunha, coordenador de Vendas do Rio Quente Vacation Club (RQVC), conta com uma loja dentro do complexo há um ano e meio e tem 8 mil associados ativos que podem desfrutar de mais de 4 mil opções de hotéis distribuídos por todo o mundo. Este ano deve ultrapassar R$ 60 milhões em comercialização contra R$ 50 milhões em 2008.

Loja do RQVC localizada no complexo

“Essa é uma ferramenta bastante flexível, pois quando o dólar está alto as pessoas viajam pelo próprio país. Se está baixo, vão para o exterior. Os brasileiros têm valorizado suas férias e se dado o luxo de viajar”, conta Cunha, acrescentando que o espaço chega a atender até 100 famílias por dia interessadas em se tornar membros do RQVC.

Serviço

Rio Quente Resorts

Fazenda Água Quente, s/nº – Rio Quente – Goiás
64 3512-8000

www.rioquenteresorts.com.br

Reservas para eventos: 11 3512-4851/4855
[email protected]

* A equipe do Hôtelier News viajou ao Rio Quente Resorts a convite do complexo.