Riotur e hilton copacabanaVista do hotel carioca que deve receber a projeção

Comemoração que já foi ponto de encontro no Réveillon carioca, a cascata de fogos do antigo Le Meridien — e atual Hilton — pode voltar à cena. Segundo informou a Riotur, há conversações para reativar a atração mas agora com auxílio tecnológico. A cascata seria feita por uma projeção que tomaria a fachada toda do prédio, em Copacabana. 

No formato projetivo da atração, haveria uma contagem regressiva e a tradicional cascata começando à meia-noite. A ação tem um viés sustentável que contrapõe à queima tradicional. Não poluente, a ideia também zera os riscos de acidentes e incêndios, preocupação constante do Corpo de Bombeiros, que levou à descontinuação da cascata no início dos anos 2000.

"O Réveillon carioca é um dos mais importantes do mundo e traz centenas de milhares de turistas ao Rio. Com este projeto queremos resgatar a memória afetiva dos cariocas e visitantes que puderam apreciar este lindo espetáculo", comenta Marcelo Alves, presidente da Riotur. 

Presenciado por algumas gerações, o espetáculo aconteceu nos Réveillons de 1987 a 2001. O retorno desse atrativo seria possível por uma projeção de vídeo mapping com jogo de luzes e projeções em grandes superfícies. O teste da projeção mapeada foi realizado com sucesso na noite da última quarta-feira (29).

Riotur: Réveillon carioca

Segundo comenta o presidente da Riotur, em 2018 houve tivemos recordes de público na praia de Copacabana e também na hotelaria carioca. Nos dois casos, segundo ele, como resultado do planejamento integrado que deu à cidade um calendário estendido as festas de ano novo. "

"A cascata é apenas mais um dos presentes que pretendemos dar à cidade, por isso seguimos com a captação de recursos junto à iniciativa privada para custear a festa que o Rio merece", frisa Alves.

(*) Crédito da foto: Diculgação/Riotur