rituaali Chef traz o conceito de culinária da longevidade

Localizado em Penedo (RJ), o Rituaali Clínica & Spa promove uma semana gastronômica. Entre 28 de abril e 5 de maio, o chef do restaurante Le Manjue, Renato Caleffi, traz o tema “Blue Zones” ao empreendimento fluminense.

Essa semana abordará cozinha da longevidade e as "Blue Zones”: locais em que as pessoas vivem mais e com mais qualidade de vida no mundo. “Eu visitei a Sardenha (Itália) e Ikaria (Grécia) e tenho planos de visitar todas as regiões. Estudei todas elas. Tento ensinar como trazer as blue zones para casa, numa cidade e rotina opostas a essas ilhas”, conta Caleffi.

De acordo com o chef, a comida certa faz a pessoa ser melhor como um todo. No Rituaali, ensinará receitas autorais – nenhuma específica das ilhas –, mas com o mesmo conceito de longevidade e funcional.

“Vou fazer tudo plant based, receitas do meu restaurante (Le Manjue), usar ingredientes brasileiros, plantas usadas nas ilhas, como beldroega. A beldroega é a planta da longevidade, proteica e super rica em magnésio e ômega-3, muito usada em Ikaria, Sardenha e Okinawa (Japão)”, explica o chef

Rituaali Clinica & Spa: programação

A programação da Semana da Gastronomia no Rituaali inclui, dentre outras coisas: workshops com o chef Caleffi; palestras com a nutricionista Luna Azevedo; workshops com o chef do Rituaali, Jorge Kroff; talk show com os convidados; alimentação saudável vegetariana; exercícios físicos monitorados; tratamentos de relaxamento no SPA; massagens e acompanhamento completo com equipe de saúde.