Ronaldo Albertino assume a área de Desenvolvimento da Bourbon
18 de março de 2011Ronaldo Albertino, novo diretor de Desenvolvimento
da rede Bourbon de hotéis
(foto: divulgação)
Há quase 30 anos no setor hoteiro e adepto à filosofia de que “hospitalidade sem calor humano” cria um relacionamento “profissional, frio e indiferente”, o executivo Ronaldo Albertino assumiu, nesta semana, a diretoria de Desenvolvimento da rede Bourbon.
“Há anos conheço a família Vezozzo [proprietária da rede]. Temos um relacionamento fraterno e admiro a filosofia do grupo, sobretudo dos líderes – Dr. Alceu Vezozzo e Alceu Ântimo Vezozzo Filho, que demonstram efetivamente ter o sangue hoteleiro nas veias. E isso é realmente admirável”, vangloria-se.
Percurso
Com bagagem no setor – tendo trabalhado com Hilton, Best Western, Meridien, Holiday Inn, Sol Meliá, Caesar Park e, recentemente, na direção geral da Hotelaria Brasil -, Albertino acredita no crescimento da hotelaria, mas é cauteloso, apontado que ter critério é de suma importância para que se caminhe sem trepidar.
“Fazer a qualquer custo pode ter consequências muito graves. Lembremos da era negra dos flats entre 1998 e 2005, em São Paulo, por exemplo. A nossa memória é curta e precisamos tomar cuidado com isso”, alerta. “Por outro lado, temos a obrigação de fazer produtos mais modernos e bem planejados, não basta ter somente localização privilegiada, como muitos dizem. Tem que ter produto, gestão e marca. Esse é o desafio para os próximos anos, mas não o maior, que é a mão de obra, como em todos os setores da economia”, complementa.
Mesmo sem formação acadêmica, o executivo já ministrou aulas até mesmo em cursos de pós-graduação – por conta de sua expertise hoteleira. “É uma área muito dinâmica e com pouca rotina. Iniciei o curso de Direito, mas tive que parar devido à agenda atribulada e às faltas constantes. Naquela ocasião, já era responsável pela América do Sul e vivia em aviões”, recorda.
Idades afins
Com 48 anos recém completados – idade que o grupo Bourbon chega também este ano, no mês de outubro -, Albertino afirma que esta nova fase atesta a postura de planejamento e a busca de crescimento dos hotéis Bourbon.
“O nosso grupo é pautado pela seriedade com que trata o negócio hoteleiro, base nestes quase 48 anos, e segue um desenvolvimento planejado para, no mínimo, mais 50 anos”, garante. “O nosso foco em manutenção de ativos, reconhecido pelo mercado, a competente estrutura de recursos humanos, a equipe operacional forte e experiente, as vendas e marketing pujantes, profissionais comprometidos e marca com forte presença no mercado, os modernos controles financeiros e de gestão corporativa, tornam a nossa empresa vibrante e preparada para superar grandes desafios a vencer”, acrescenta.
Ele afirma que a história do Bourbon, assim como a sua, é sinônimo de aprendizado. “O planejamento de crescimento do grupo no Brasil e na América Latina, a excelente relação com a família Vezozzo, o momento econômico brasileiro, a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais e, finalmente, atuar na área de desenvolvimento novamente, foram os fatores que fizeram com que eu ingressasse neste novo desafio profissional”.
(Dênis Matos)
(Dênis Matos)