Construções sustentáveis, uso de padrões “verdes” para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e decorativos. Estas são algumas das novas práticas existentes quando o assunto é desenvolvimento sustentável. E na hotelaria, estes conceitos também não poderiam ser deixados de lado.

Para Ernesto Estefan, gerente geral da Contempo, na Colômbia, por exemplo, a consciência ambiental é muito recente, por isso é preciso educar mais e melhor as pessoas para essa nova realidade.

Já John Nehmer, designer de Interiores da HVS, por sua vez, enfatiza a importancia de um projeto ecológico que pense na preservação dos recursos naturais de cada região.

“Os hóspedes de todo o mundo já procuram por hotéis que respeitam conceitos ecologicamente corretos, algo que será exigido e até obrigatório no futuro. A cada dia há mais produtos com esta consciência disponíveis no mercado, e com preços mais em conta”, afirma.

“O processo de fabricação de alguns destes produtos é básico. Porém, existem outros mais complexos, como lâmpadas, ventiladores, cabeceiras de camas, sensores de ocupação, privadas com dupla descargas, torneiras com sensores que reduzem o fluxo de água. Há também iniciativas sustentáveis mais complexas, como telhados verdes e resfriados, que ajuda na gestão da água e no resfriamento da construção”, completa Nehmer, garantindo que educar os projetistas é muito importante.

Para Eduardo Sposito, da Bovis Land Lease, quanto mais cedo começarmos a participar dos projetos, mais rápido conseguiremos desenvolver o ideal de sustentabilidade. “O mercado está cada vez maior para a cadeira de produtos sustentáveis. Implantar este conceito até pode ser uma negociação difícil, mas que não é melhor nem pior, e sim diferente”, conta Sposito. “Não é uma ciência oculta. É uma questão de senso comum”, finaliza.
(Flávia Machado)

Serviço
www.sahic.com