Sandos Cancun: a versão upscale da rede em terras mexicanas

 
A primeira vista do Sandos Cancun Luxury Experience Resort (fotos: Dênis Matos)
Mar de tons que flertam com as cores azul e verde, estalidos das ondas se quebrando, mansões e hotéis para todos os lados e pessoas que, acredite, recorrem a você pelo nome sem que palavra alguma tenha sido proferida - simplesmente pelo fato de existir uma reserva e um horário previsto para sua chegada. Essas são as sensações iniciais ao adentrar no Sandos Cancun Luxury Experience Resort - o recém-chegado ao portfólio da rede espanhola que concede o primeiro nome ao empreendimento.
Apesar de ser o debute do grupo no segmento luxo em território mexicano, especificamente no Estado de Quintana Roo, este não é o primeiro naquele país: a rede é gestora do Sandos Playacar Beach Resort & Spa e do Sandos Caracol Ecoresort, ambos situados na região turística da Riviera Maya.
O caçula é fruto de uma aquisição recente de um antigo Le Meridien, da estadunidense Starwood - referência em se tratando de suntuosidade e outros adjetivos que remetem à gastança. Quando estive por lá, ele ainda operava sob o nome Le Meridien Cancun, em decorrência dos pormenores burocráticos estabelecidos à época da compra - ocorrida há coisa de um ano.
Aliás, ainda opera, mas por menos de 70 horas: a partir de quinta-feira próxima (1º), a bandeira Le Meridien desce do mastro - e o nome Sandos, efetivamente, será içado.
Localizado em Isla Cancún, a chamada zona hoteleira, o imponente prédio segue o mantra dos complexos de hospedagem: congrega spa, restaurante, piscina, loja de conveniência, lobby e afins. Some-se a isso conforto exacerbado e decoração que remete ao clássico.
É uma estrutura que faz coro à magnificência, de fato. Ainda assim, é no serviço que a palavra luxo reverbera. Exemplo tangível aconteceu no momento em que os recepcionistas faziam ares de encontrar um antigo conhecido, notadamente respeitando os preceitos profissionais, quando cruzei a porta do hotel.
Não à toa figuram em sua recepção um coletivo de certificações, como o Four Diamond Awards dos anos de 2009, 2010 e 2011 e prêmios da World's Best Awards, criado pela Travel and Leisure. Todavia, mais do que nos troféus, o bem-servir é palavra de ordem durante toda a hospedagem.
Por Dênis Matos*
Constanza Pinto, gerente de Vendas da unidade, nos acompanhou no site inspection
  
Antes de se deparar com o enorme prédio, o visitante cruza com algumas fontes que dão boas-vindas
 
Apartamentos
Para os padrões mexicanos, nos quais comumente os hotéis têm estruturas gigantescas com mais de 500 apartamentos, o Sandos Cancun tem ar quase de um empreendimento "boutique" - com o perdão para os teóricos do setor.
A lagoa Nichupte ou o mar do Caribe são as opções em termos de vista para o hóspede, quando acomodado numa das 27 suítes. São no total 214 UHs (unidades habitacionais), nem todas contempladas com tais paisagens, mas ainda assim há varanda em todos os quartos.
Mesmo fazendo menção à decoração clássica, há pequenos ranços de um hotel situado numa região litorânea. Pela palavra diminuta, entenda-se que as cores permanecem sóbrias, a iluminação é baixa e os toaletes têm design todo em mármore - traços vistos em hotéis deste porte.
   O estofado do sofá faz par com o da cadeira. Mesma regra para a geleira e para a lixeira, ambas em metal No quarto, paira uma luz leve... ...Que faz confundir a que horário do dia se está  O móvel que congrega frigobar e TV pode ser fechado e funcionar apenas como estante   Apesar de oferecer algumas opções para que o hóspede prepare seu próprio café, não há água quente na UH Algumas bebidas do frigobar, sendo parte delas bem comum aos brasileiros O maleiro segue as cores neutras correntes em todo o apartamento   Na cabeceira, algumas facilidades para o hóspede Mesmo com decoração mais formal, em meio ao Caribe não seria possível não fazer menção ao mar Uma escrivaninha com mobília clássica serve de mesa de trabalho, mesmo que os ânimos, em Cancún, não sejam de quem deseja trabalhar... ...Pudera...e a vista da varanda explica o motivo Ainda assim, é a linha executiva que decora o hotel. Tábua de passar roupa e ferro... ...Balança digital para os angustiados com o peso Cesta de frutas na abertura de camas...   ...E outros mimos à mão do hóspede Quando se fala em acolher, há facilidades como pedir que a equipe do hotel lustre seus sapatos - se é que alguém faz uso disso por aquelas paragens Amenities da Hermes viram objeto de decoração junto à saboneteira de cerâmica... ...Cujos desenhos são semelhantes aos do porta-lenços   O vaso sanitário é separado de outras partes do toalete, uma das exigências para que se obtenha a chancela da Five Diamond Award, uma das metas para o ano corrente, segundo Constanza Pinto E já que amenities, na maioria dos casos, são para serem utilizados durante o banho...   ...Nada mais sensato do que manter os produtos à mão nos locais de uso
 
Áreas comuns Por possuir identidade latente, o empreendimento segue à risca em suas áreas comuns o que fora desenhado nos apartamentos.
A sobriedade dos espaços faz com que, por vezes, se imagine num luxuoso hotel corporativo de grandes metrópoles - à revelia do silêncio que é via de regra por lá.
Há muitos espelhos, materiais em vidro, obras de arte e flores por todo o lado. As pessoas, especificamente os colaboradores, usam tom de voz grácil e por alguns momentos se ouve à distância até mesmo o oscilar das ondas do mar caribenho.
Com pé direito alto, a recepção é toda cercada por vidros e iluminada com a claridade do dia. Um enorme espelho toma os olhos já na entrada
Qualquer semelhança com os corredores do hotel filmado em O iluminado, de Stanley Kubrick, é mera coincidência
 
No próprio andar, uma área para ler algo, tomar um café ou simplesmente se perder no azul do Atlântico
 
No elevador, diga-se de passagem muito rápido, sons do mar são reproduzidos para tomar a atenção
 
 
 
Alguns cliques da recepção, onde flores de um vermelho tipicamente mexicano estão por toda a parte
Também nesta área, estão dispostas algumas das chancelas do Sandos Cancun Luxury, como as certificações da Travel and Leisure
 
Outro ângulo do espelho, que faz par com os lustres - também em vidro. Ao centro da recepção, mais flores
 
 
No lounge anexo à entrada, algumas obras de arte expostas fazem a decoração - por vezes levando o hóspede a imaginar muitos lugares, bem diferentes do México, sublinhe-se  
 
Diferentes povos e culturas são visitados pelas obras de arte  
 
O clássico e o contemporâneo se cruzam pela mobília
A célebre artista estadunidense Marilyn Monroe emoldurada em flores e cores...
 
 
...Presente por todo o corredor que vai do lounge ao restaurante
 
E já que Cancún é para muitos a Miami latina, as compras podem ter início no próprio hotel, numa loja anexa à recepção
Lá é possível encontrar de roupas...
...A cosméticos e utensílios de uso pessoal
Os presentinhos também...
...Não ficam de fora
Sala de estar...
...Ótima para esticar as pernas
 Uma pequena área para telefonemas...
...Próxima ao setor de Eventos
 
Simetricamente preparado, o espaço é ideal para encontros menores
Frente às salas de convenções, cadeiras para, em meio a um evento, atender uma ligação telefônica ou simplesmente fazer uma pausa
À saída da ala de convenções, um enorme arco confunde os olhos que, a essa altura, só querem ver o mar
Piscinas e áreas externas
Num hotel, há quem queira fazer uso de todas as possibilidades disponíveis e há também os adeptos à ociologia, com o perdão do neologismo. Se o segundo item for via de regra, as piscinas do Sandos Cancun e seu entorno são espaços ideais para tantos.
Tendas com camas e espreguiçadeiras estão dispostas à beira da piscina, para que se perca horas a fio bebericando algo e contemplando a vista.
Caso contrário, se a opção for ser saudável, é possível começar o dia numa das quadras de tênis com grama artificial, depois arriscar algumas braçadas nas piscinas e exercícios na área de fitness.
Atividades aquáticas como mergulho, snorkeling (com demonstração gratuita na piscina), windsurf, vela e caiaque também estão no rol disponibilizado ao turista. Não se preocupe se você nunca praticou esses esportes antes, pois há uma equipe de profissionais do hotel dispostos a lhe ensinar - notadamente, com custo extra.
 
Algumas imagens da área da piscina, que tem, entre outras mordomias, camas e espreguiçadeiras para a prática intensiva do ócio
 
Importante citar que elas são aquecidas conforme a temperatura ambiente
E se a água doce não agradar, o mar salgado do Caribe pode ser a solução
Vale ressaltar que, ainda que linda, a praia, em boa parte de Cancún, é de tombo, pouco agradável para mergulho
Neste caso, vale contemplar o mar esparramado numa das espécies de quiosques do resort - que estão à beira da praia
 Ou dar um passeio descalço pelas areias fofas de Cancún
Na área externa, os pequenos também são contemplados com uma minipiscina...
...Situada junto a um pequeno Kids Club
 
  Personagens do imaginário infantil são parte da decoração
Fitness e spa
O fitness e o spa do Sandos Cancun situam-se num anexo único. No primeiro andar, estão os espaços de ginástica, no segundo, o Spa del Mar - a menina dos olhos do empreendimento.
Tratamentos raros são oferecidos por lá. Exemplo disso é o investimento recente - na casa dos US$ 46 mil - para a implantação do Nausicaa, método que engloba diversas partes do corpo, fazendo uso de vapores e gotas d'água climatizadas.
Segundo Constanza Pinto, o resort é o único que dispõe do serviço, o que estimula moradores locais a fazerem uso do spa. No mais, o espaço conta com jacuzzis, saunas, banheiras de hidromassagem e 13 cabines para tratamentos específicos.
O fitness é equipado com dispositivos perceptivelmente novos, de alta tecnologia. Nele é possível realizar aulas em grupo, sessões de treinamento individual e personalizadas, pilates, ioga e spinning.
 
Seja qual for sua preferência, antes mesmo de iniciar os exercícios vale dedicar alguns minutinhos para tomar um chá estupidamente gelado, à disposição na recepção do Spa
A área de Fitness é bem ampla...
...E oferece serviços também para passantes
 
 
Equipamentos novos e muito bem divididos no espaço
Nas bikes de spinning, uma toalhinha para amenizar o suor durante ou pós os exercícios
Na parte superior estão as duas quadras de tênis do hotel
 
 
Os diferentes anúncios de que estamos no Spa del Mar
 
Uma das câmaras que possuem o tratamento Nausicaa, pouco comum naquela região e que engloba diversas áreas do corpo durante a terapia
Rodrigo Felix, gerente do Spa del Mar
Na área externa, uma pequena recepção para que... ...O visitante aguarde o horário do tratamento agendado
Frutas que parecem de plástico - mas não são - estão à disposição e podem ser degustadas à vontade
 
Na parte interna do Spa del Mar, o relaxamento começa pela iluminação, que é praticamente toda feita à luz de velas. Uma fonte central ameniza ainda mais o ambiente
 
É possível desfrutar horas de ócio no espaço...
...Bebendo algo...
 
...Como um mate ou uma água de Jamaica, feita com flores de hibisco e inigualavelmente refrescante
 
A sauna seca é uma das opções do Spa del Mar 
Uma vez que os gêneros são separados, é comum
que homens se aproveitem do vapor, que abre os poros da pele, para se barbear
Deleite feminino
Possivelmente você já ouviu mulheres esbravejando contra o mar. Não que elas tenham algum problema pessoal, especula-se, mas fato é que o ambiente praiano, diz o coro feminino, estraga os cabelos por conta da exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou de piscina etc etc etc.
Por isso, no Sandos Cancun, ao menos em alguns quesitos, as mulheres podem minguar esses problemas no salão de beleza que fica anexo ao spa.
Claro, não há restrições e, se o cerne do problema não for o dano capilar ou algo semelhante, elas podem simplesmente abrir mão das desculpas e dizer sim à vaidade.
  Às mulheres, o Sandos Cancun Luxury oferece salão de beleza
 
Literalmente, dos cabelos à unha do pé são contemplados pelos tratamentos
    Notadamente, os homens, caso adeptos, também podem ser atendidos
 
Gastronomia Quando estive no Sandos Cancun, algumas obras vinham sendo tocadas para que a gama gastronômica se estendesse. Para tanto, dois restaurantes foram agregados à estrutura - que à época da visita atendia somente no sistema à la carte.
Anteriormente, o Aïoli era o restaurante principal. Com a mudança, um dos novos espaços passou a figurar como o central e servir refeições no sistema bufê. "Estamos adaptando as áreas e os serviços ao perfil do cliente atual, que está acostumado com o sistema de all inclusive, comumente oferecido nesta região", disse a gerente de Vendas na ocasião.Foi criado também um Gourmet Plan, pacote com todas as refeições inclusas - sendo boa parte delas, ainda, no sistema à la carte, no intuito de manter o padrão costumeiro da bandeira Le Meridien.
Um detalhe interessante nos jantares é que os vinhos da casa são oferecidos por um preço único, independente da quantidade consumida. Assim, o hóspede paga para que o jantar seja harmonizado com a bebida inebriante, sem se preocupar se vai consumir uma ou dez taças.
Entrada do Aïoli, restaurante do Sandos Cancun
Mel e temperos já ficam à mesa para facilitar o café da manhã
Que pode ser degustado, vale o comentário, sob a luz do primeiro sol da manhã com vistas para o mar caribenho
Ainda que sutilmente, traços da cultura mexicana figuram nas opções gastronômicas
Algumas opções ficam dispostas bem à entrada do restaurante...
Como iogurtes e pães
 
  
Cereais e frutas servem ora de alimento ora de decoração durante o café da manhã
A área onde estão dispostos os alimentos tem aparência semelhante a uma cozinha
 
Frios para todos os gostos e culturas
Iogurtes industrializados, caso seja esta a opção do hóspede
Batatas salteadas
A tradicional rabanada, iguaria típica comumente produzida pelas vovós no Brasil
Pratos do país também estão no menu do café, como os conhecidos Frijones - leia-se feijões
 Ou até mesmo pratos mais temperados, como o Chilaquiles rojos
Sucos naturais
 
Alguns cliques da decoração. As brasileiríssimas cachaças também fazem parte das opções
Para almoços e jantares
Vasos em cerâmica completam a estética do restaurante
 
Há uma área externa, caso o turista opte por abrir mão do ar-condicionado
 
Alguns drinques são oferecidos na entrada
 
À noite, a luz baixa muda o clima do Aïoli
Quando visitei o hotel, somente opções à la carte figuravam no cardápio, regra comuns em empreendimentos de luxo
Pães e manteigas e molhos de ervas são oferecidos no couvert
Para acompanhar, Carpaccio de salmão
O Filete de res e puré de papa
Risoto de aspargos com filé de peixe
 
Opções de sobremesas que atendem a calóricos e saudáveis
Para refeições rápidas, principalmente durante o dia, há o St. Trop Restaurant...
...Que serve pratos à beira da piscina, com uma vista absurdamente agradável
E, mesmo no México, por que não comer uma pizza para reafirmar a tese de que os paulistas são peritos nesta arte. Os mexicanos, me perdoem, não!
* O jornalista do Hôtelier News viajou para o México a convite da Sandos Hotels & Resorts e da White Jets AirWays.
 

Comentários