Sandos Caracol: legítimo ecorresort na Riviera Maya (México)

Ao fundo da Recepção, o nome Sandos dá boas-vindas ao visitante (fotos: Dênis Matos)
Às três horas duma madrugada de sábado, a Marginal Tietê, na capital paulista, era sinônimo do frio e do vazio. Havia poucos carros pelas pistas e tudo era repouso. Imagem semelhante se repetia no Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos. As filas de check-in, mais do que cotidianas, faziam-se ocultas, e um silêncio ensurdecedor consumara-se como via de regra nos terminais. Foi minha última visão da metrópole dormindo até tudo cambiar.
Quando o voo da White Jets posou no Aeroporto Internacional de Cancún, situado em Quintana Roo, Estados Unidos do México, coisa de duas da tarde do domingo no horário local, o cenário descrito destoava completamente do que estaria por vir. A miragem que o ar seco construíra sobre o asfalto, mesclado ao calor caribenho, era o mais próximo da imagem de inferno que se podia imaginar - já que recordavam os dias de temperatura e caos comuns à cidade de São Paulo.
Mas o devaneio era outro e, apesar do jet lag e dos quase 30º desenhados nos termômetros e sentidos na pele, apenas aumentava a expectativa do que estaria por vir no Sandos Caracol Ecoresort, localizado a poucos quilômetros de Cancún, na região turística da Riviera Maya.
O deslumbramento foi instantâneo: da saída do aeroporto à chegada ao hotel, o México já havia me sugado. Eu era parte dele. Fora ganho pelo povo carismático, pela língua sincopada, pelo mar que já me passara aos olhos, pelas cores que deixariam até um filme de Almodóvar com inveja.
E o Sandos Caracol só fez crescer isso. O resort, que de fato faz jus ao eco enraizado ao nome, fora construído numa área de mangues, adaptando o entorno e preservando-o sem deixar de oferecer um bom serviço hoteleiro. No mais, araras, quatis, tartarugas, gatos - sim, eles são comuns àquela região -, iguanas e outros representantes da fauna figuram calmamente entre hóspedes sem cerimônia.
Há ainda os cenotes - depressões formadas em solo calcário enfraquecido pela dissolução de minerais e rochas. No Sandos Caracol, os cenotes, palavra que no vocabulário Maia dz'onot significa "buraco no solo", são cobertos por água, formando espécie de lagoa na qual é possível praticar mergulho - com as devidas cautelas.
Some-se a isso a solicitude e o entusiasmo mexicanos - mais sete restaurantes, piscinas, bares, um estrondoso spa, academia de ginástica e simpáticos pássaros, que vez ou outra fazem questão de vir comer à sua mão. Suficiente? Há, claro, o belíssimo oceano Atlântico, que completa a área das piscinas do hotel. A água, além de absurdamente límpida e esverdeada, é branda - e não há ondas na intitulada Playa del Carmen.
Enfim, boa viagem, estamos no Sandos Caracol!
Por Dênis Matos*
O Airbus A320 da White Jets, aeronave com capacidade para cerca de 150 passageiros
 
Nas mais de dez horas de voo, algumas das refeições para sanar a fome ou até mesmo entreter os passageiros
Acima, outro ângulo da aeronave; e abaixo a simpática equipe de bordo
Sandos Caracol A menção ao molusco gastrópode que dá nome a esta unidade da Sandos não é por acaso. A concha daquele conhecido caracol de jardim é o que melhor elucida a forma como o resort foi construído. Desde a idealização do projeto, a finalidade era respeitar os ecossistemas que rodeiam o empreendimento, preservando a naturaleza e a vida silvestre.
Prova primeira disso é que o hotel está situado numa região de manguezal - onde há encontro de águas de rios com a do mar. Isso por si só transforma o espaço num ecossistema, com uma biodiversidade que se traduz na rica fonte de alimentos para animais. O resultado é simples: peixes, aves, mamíferos e outros representantes da fauna mexicana figuram por lá.
 
Como explicam os especialistas, o mangue funciona como espécie de "berçário" natural, onde os animais encontram condições ideais para abrigo e reprodução Uma ponte sobre o manguezal separa as áreas sociais e o setor de apartamentos do Sandos Caracol As raízes funcionam como filtros, fixando o solo e impedindo a erosão...   ...Além das existentes na terra, há no manguezal as raízes "aéreas", que brotam dos galhos das árvores e ajudam no fortalecimento da vegetação A conservação do manguezal permite que diversas espécies animais proliferem. A flora também se beneficia. Ao todo, o entorno do Sandos Caracol soma mais de 25 tipos de árvores - sendo que três destas correm risco de extinção
Cenotes
Os cenotes são outros grandes atrativos naturais no Sandos Caracol. Ao todo são 16, formados pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície e inundados por lagoas. Eles são algumas das atividades de interação com a natureza disponíveis para o hóspede.
No entanto, por se tratar de uma área que deve ser preservada, há todo um processo para o uso. Numa placa posicionada à entrada do cenote, estão recomendações imprescindíveis - como utilizar bloqueador biodegradável, coletes salva-vidas e trajes de banho. A parte mais importante é que, antes de submergir, o visitante tome uma ducha para eliminar os possíveis cosméticos existentes no corpo.
 
A água, dependendo do horário do dia e da intensidade do Sol, metamorfoseia-se - variando os tons em azul e verde 
 
 
Na entrada dos cenotes, coletes salva-vidas e as principais regras a serem seguidas para preservar a área Durante o agradável mergulho, que este que você agora lê teve o prazer de vivenciar, é possível visualizar as diversas pedras e rochas que constituem os cenotes
Animais
Ambientalmente amigável, o Sandos Caracol tem uma relação muito próxima e "saudável" com a fauna e a flora locais. O resort tem programas de apoio à causa ambiental. Um censo contabilizando todas as espécies existentes no entorno foi realizado, identificando mais de 60 animais - entre mamíferos, aves, répteis e crustáceos.
Passeando pelas áreas do empreendimento, comumente, você vai cruzar com burros, iguanas, tartarugas de água doce, garças, pássaros, araras, guaxinins, esquilos, quatis e outros simpáticos animais que convivem em consonância com os visitantes.
  Quando não pessoalmente, o visitante encontra peças feitas de pedra com tartarugas e um, aparentemente, paciente gorila Placas estão espalhadas por todo o hotel reforçando para o hóspede que os animais não devem ser alimentados para que não percam seus instintos O divertido quati... ...Que igualmente a grávidas, motoboys e jornalistas não costuma andar sozinho Os gatos são os únicos animais que podem ser alimentados pelos hóspedes... ...A pose que eles foram flagrados demonstra que eles aproveitam essa mordomia e vivem em descanso Araras com cores que tomam os olhos Tartarugas de água doce circulam por todo o manguezal A exótica iguana, muito comum no México Mesmo estando trocando de penas, o pavão manteve a sua imponência Num outro ângulo, foi possível clicá-lo com algumas outras cores à mostra Um tímido cervídeo: o veado. Ao todo há seis desta espécie no Sandos Um minúsculo esquilo   E a família de burros após uma ducha - que, aparentemente, não agradou muito à turma
Magic Planet
O apreço e a relação do Sandos Caracol com o meio ambiente não se esgotam em animais e plantas. Uma parceria com a Fundação Pelopidas em colaboração com o Instituto Climatológico possibilitou que o resort criasse o projeto Magic Planet.
A ferramenta educacional, desenvolvida pela NOAA (Administración Nacional Oceánica y Atmosférica - em tradução literal Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), mostra de forma interativa toda a relação do homem com o mundo e as tragédias causadas pelo descontrole do meio ambiente.
Noções sobre o clima, a história dos planetas, a energia solar e o aquecimento global são alguns dos temas que podem ser elucidados para os hóspedes - sem nenhum custo adicional além da diária.
 
Um globo enorme é utilizado para explicar as milhões de mudanças ocorridas na atmosfera Detalhes como a possibilidade de vida ou não em outros planetas também são abordados... ...Por Ramiro Munhoz, auditor Ecológico do Sandos Caracol O projeto sustentável do hotel se estende para detalhes como uma horta própria... ...Onde os próprios hóspedes podem ter acesso e colher algumas das espécies cultivas Uma composta, que tem quatro etapas, também é utilizada para que não se produza lixo orgânico. Os processos vão, gradualmente, reduzindo a temperatura dos gases e transformando o material numa espécie de terra
 
Estrutura Depois de tantos pormenores naturais do resort, a questão hoteleira parece supérflua no Sandos Caracol. Porém, engana-se quem faz essa imagem. A estrutura do hotel é excelente e de dimensões estrondosas - e os serviços são tão impecáveis quanto.
Situado a dez minutos da região Central de Playa del Carmen, o Sandos Caracol tem 956 UHs (Unidades Habitacionais) distribuídas em 78 vilas. Na parte de Alimentos & Bebidas, conta com sete restaurantes - três deles atendendo no sistema bufê e quatro à la carte. Há dois snack bar e oito bares - espalhados nas áreas comuns, sendo que um deles tem atendimento 24 horas.
No mais, seis piscinas, incluindo um aqua parque com 17 tobogãs, e kids club. Um imenso spa e uma área de fitness completam a estrutura.
Eis a primeira vista do hóspede no Sandos Caracol
 
 Dois momentos do lobby, anexo à Recepção, que tem pé direito alto e teto de palha - fazendo menção ao clima praiano
 A Recepção, flagrada num momento incomum: com poucos hóspedes circulando
 
No enorme salão do lobby, está o bar L'elefant, ideal para que o hóspede, já na sua chegada, beberique algo e amenize um pouco o calor caribenho
 Ainda no espaço do lobby, fica a equipe do Guest Service, que pode auxiliar os hóspedes com questões que vão desde passeios na região ao empréstimo de pilhas 
A belga Heidi Verschaeve, gerente de Vendas do Sandos Caracol, que nos acompanhou no site inspection
 No balcão da Recepção, versões em miniatura dos apartamentos do resort
Uma versão inusitada de uma vaca, esculpida em madeira, adorna o espaço externo do lobby
 E num mega-resort, carrinhos semelhantes aos de golfe auxiliam hóspedes na locomoção
Algumas poltronas da área do segundo lobby, situado na parte interna do hotel
O espaço funciona como ponto de encontro no Sandos Caracol...
...E por isso oferece alguns passatempos, como futebol de mesa... 
...Ou até mesmo um tabuleiro de xadrez gigante
Apartamentos
Apesar de tantos atrativos externos, viver de ócio nos apartamentos do Sandos Caracol também é boa alternativa. Os 956 quartos - divididos em três categorias - têm estrutura impecável. Cama King Size, TV LCD de 42" com canais a cabo, dock para iPod, internet wi-fi, sofá, cofre de segurança, minibar completo - com as bebidas todas inclusas - secador de cabelo, ar-condicionado com controle remoto e outros detalhes facilitam a vida do hóspede.
Recentemente, a rede remodelou 218 habitações, transformando-as em apartamentos ecológicos - reduzindo a emissão de dióxido de carbono em 70%. Os ares-condicionados contam com sistema redutor de energia; o aquecimento de água é feito sem a utilização de gás natural, com um projeto de energia solar; luminárias LED (Light Emitting Diode, ou diodo emissor de luz, em português) foram instaladas; e toda a água utilizada passa por um processo de tratamento antes de ser descartada.
Uma das inúmeras alas de apartamentos, chamadas no resort de Vilas
 
Vista geral do quarto, que conta com diferentes mimos...
...Como dock para iPod...
 ...Kit de amenities completo... 
 
...Água tanto gelada quanto quente, para que o próprio hóspede prepare um café ou um chá...
...Banheira de hidromassagem, onde é possível perder horas simplesmente não pensando em nada
Um enorme sofá contribui para as horas de ócio. É possível passar horas esparramado nele
O apartamento dispõe de duas pias em pedra, ideal para que casais evitem problemas domésticos - como quem usará o lavatório - durante a hospedagem
Varanda com vista para área das piscinas
Na abertura de camas, o hotel oferece frutas. Ao fundo, bebidas à disposição, como licor, rum, vodca e espumante
Uma orquídea artificial adorna o espaço
No criado-mudo, telefone, caneta e papel à mão
 Refrigerantes, água tônica e cervejas completam o menu de bebidas da unidade habitacional
Spa Sandos
Os mais de 2 mil m² do Spa Sandos, por si sós, renderiam um In Loco Especial. O espaço oferece oportunidades únicas para quem quer de fato relaxar. São 16 cabines de tratamento, com o mais moderno aparato para tratamentos faciais e corporais.
Hidroterapia, saunas, banhos de vapor, solário e área de ginástica completam os serviços oferecidos. Há também tratamentos capilares, de mãos, pés e unhas, depilação, massagens com técnicas orientais, drenagem, terapias a base de chocolate e barro, balneoterapia mineral, aromaterapia, reflexoterapia e outros serviços com o sufixo ia.
A estátua de uma divindade Hindu dá boas-vindas
A fachada do spa lembra um verdadeiro templo de relaxamento
Na entrada do Spa Sandos, o hóspede pode se inteirar sobre as inúmeras terapias oferecidas
Uma piscina aquecida com pequenas jacuzzis
Espreguiçadeiras completam o entorno da piscina
Uma pequena sala de espera, com poltronas confortáveis e iluminação baixa - característica primeira do Spa Sandos
Cabine para tratamento com estética oriental e luz branda
Cabine para terapias com vapor
Mais duas áreas de terapia
 
 Diferentes ângulos da área de ginástica, toda cercada por espelhos e aparelhos para diferentes exercícios
 
 As tradicionais bicicletas ergométricas
 
Sandos Kids Club e Aqua Park
Atendendo a gregos e troianos - com o perdão do jargão -, o Caracol tem atrações também para os pequenos: o Sandos Kids Club. É o momento de os pais relaxarem sem se preocupar com os infantes. Além da estrutura que anima qualquer criança, há monitores auxiliando e organizando atividades específicas para amenizar os ânimos da criançada - atendendo às faixas etárias de dois a 17 anos.
O Aqua Park é outra área que oferece paz aos adultos. Paz, em termos, já que, comumente, os pais precisam acompanhar os filhos no espaço. São 17 tobogãs, alguns jatos desconexos, chafarizes em forma de peixes e outros atrativos que apaziguam o humor da garotada.
 Cores fortes e menção à natureza na fachada do Kids Club
Brinquedos diversos para gastar a energia dos pequenos
  
Pula-pula, escorregadores e um emaranhado de atividades
Em tempos de tecnologia exacerbada, o PlayStation, vez ou outra, anima muito mais do que os tradicionais brinquedos
E casos eles se cansem de verdade...
...Uma tropa de berços pode ser a solução. Detalhe para o chão, feito com material de borracha, evitando possíveis quedas e arranhões 
 Para as crianças mais "conservadoras", desenhar pode ser uma medida válida. Eis a possibilidade
 
A divisão dos gêneros nos toaletes é feita por conhecidos personagens do cinema
Acima, a entrada do Aqua Park. Abaixo, um tubarão gigante - porém amigo e artificial - e os toboáguas ao fundo
Jatos de água alucinam a criançada - claro que de forma metafórica
Um simpático peixe gigante faz par com o tubarão
  
Ao centro, a palmeira artificial que serve, vez ou outra, de guarda-sol molhado. E dois momentos do toboágua que de minuto em minuto refresca os menores com um verdadeiro balde d´água
Piscinas
E já que estamos falando de água, vale mergulhar nas piscinas do Sandos Caracol. Em sua maioria rasas - haja vista que muitas crianças figuram nelas junto aos adultos -, são ao todo seis. Monitores ficam boa parte do dia no entorno das piscinas, promovendo concursos no estilo Qual é a música? ou atividades de ginástica e aeróbica.
 
Diferentes ângulos do espaço
Espreguiçadeiras abaixo do guarda-sol de praia, ideais para um drink e uns momentos de "ociologia", se me permitem o neologismo
O bar La Sirena, anexo à piscina central... 
...E que serve coquetéis, cervejas, margueritas e refrigerantes
 
 Uma pequena ponte divisa o 'mar artificial' do Sandos Caracol, e após este corredor de água a piscina principal se encontra à outra área, comumente menos frequentada
 E caso o hóspede prefira as águas quentes do Caribe...
 São necessários alguns passos apenas para que ele chegue à parte mexicana do Atlântico
Select Club
Pegando o mote piscina, há uma no Sandos Caracol, em específico, destinada somente a adultos. Ela é parte do Select Club, área voltada para adultos inaugurada recentemente no resort. Mais do que estrutura, o conceito oferece serviços exclusivos aos hóspedes. Roupões, amenities de melhor qualidade, pantufas e outros detalhes configuram o Select Club.
Existe ainda dois espaços exclusivos: uma espécie de cibercafé e um entorno da praia - com espreguiçadeiras, tendas para descanso e poltronas.
Piscina do Select Club, área exclusiva para adultos no Sandos Caracol
Na área da praia, os hóspedes do Select Club podem fazer uso de aconchegantes poltronas
Redes e espreguiçadeiras para um momento ocioso
Ou até mesmo uma cama para repousar enquanto se deslumbra com o Oceano Atlântico
Cibercafé do Select Club
O espaço conta com um bar exclusivo, que serve os clientes durante todo o dia com bebidas e alguns snacks
Quadros decoram o espaço...
...Que tem uma minibiblioteca com volumes nas línguas inglesa e espanhola. Ao lado, o conhecido PlayStation
Alguns computadores com acesso à internet também ficam à disposição do hóspede
Aos adeptos, uma mesa para prática do bilhar, sinuca, snoker ou modalidade equivalente do esporte de boteco
Hotel Shop Respeitando o conceito de resort - no qual a ideia é que o hóspede não precise sair do hotel para, literalmente, nada -, o Sandos Caracol atende ao cliente até mesmo com mínimas necessidades. No Hotel Shop, área de compras do empreendimento, é possível encontrar produtos que vão da necessidade à futilidade.
Das tradicionais tequilas mexicanas aos suvenires mais simples - passando por detalhes como cortador de unha, bucha para banho e afins - podem ser encontrados.
 
O lema Take home a piece of México (Leve para casa um pedaço do México), na fachada do Hotel Shop, convida o hóspede às compras 
Muitas cores nas tradicionais porcelanas mexicanas 
Tequilas para todos os bolsos e teores alcoólicos 
Os chapéus mexicanos, símbolo primeiro do país, também podem ser adquiridos
Alimentos & Bebidas
O conceito de all inclusive - no qual todas as despesas, desde refeições, bebidas alcoólicas e até gorjetas estão inclusas no valor da diária paga pelo hóspede - é mais do que respeitado no Sandos Caracol. Além dos sete restaurantes - com culinárias variadas, como mediterrânea, oriental, argentina e rodízio de carnes -, há o room service e o snack bar. Sim, até mesmo isso está incluso no valor da diária - com pratos que vão desde a conhecida guacamole até mesmo a opções vegetarianas.
No apartamento, as bebidas - inclusive alcoólicas - também são parte do sistema, e o hóspede pode fazer uso delas sem se preocupar com pormenores de preço.
Bar e snacks
O El Nido serve snacks e bebidas e fica situado próximo ao segundo lobby do resort, ponto de encontro no Sandos Caracol
 
Espécie de balanço que serve de assento nos balcões do El Nido, bar principal e que funciona 24 horas
O Manglar fica no segundo lobby do hotel.
Serve bebidas e é um ótimo ponto para aguardar o jantar
La Laguna
O La Laguna é o restaurante principal do Sandos Caracol. Atendendo no sistema bufê e com culinária internacional, nele são servidas as três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar.
O nome do restaurante tem um motivo específico: ele fica acima de um dos manguezais do resort e, sentado à mesa, o hóspede pode ter como vista la laguna.
Entrada do restaurante 
Imagem geral do La Laguna, com pé direito alto igualmente a outras áreas do resort
À mesa, é possível aproveitar as refeições com este agradável cenário
No café da manhã, algumas opções de iogurtes...
...Matinais...
...E cereais, devidamente identificados
Por receber muitos norte-americanos, o hotel privilegia os gordurosos bacon e linguiça
Ovos preparados de diferentes formas
Wafers e rosquinhas de açúcar
Muitas frutas da época, simetricamente cortadas 
Sim, saladas no café da manhã, cena comum para os mexicanos
Sob o balcão, frutas servem de enfeite
 
Já no almoço, mais saladas e algumas opções de frios
 
 
Algumas das tradicionais receitas mexicanas, como o Pollo con sala de champiñones ou Costillas de cerdo en salsa guajillo
Esculturas de alimentos e as muitas cores do México animam a decoração
Outra estação prepara carnes...
...E algumas massas
Há também uma estação de saladas, feitas a pedido do cliente
 
Até mesmo pizzas completam o almoço 
E para a alegria do grande número de turistas dos Estados Unidos, hambúrgueres, salsichas e batata frita
Durante o almoço, menção musical à cultura mexicana
 
Las Mascaras
O Las Mascaras atende também no sistema bufê
 
O nome não é ao acaso, e toda a decoração remete a máscaras e itens da cultura local
 
Bandeirolas enfeitam o teto. À esquerda, galinhas de porcelana guardam os ovos já cozidos
E não poderiam faltar os chapéus mexicanos fazendo sombra até mesmo para as frutas
Na área à frente do restaurante, poltronas e uma boa sombra em meio às árvores
Opções à la carte
Os restaurantes do Sandos Caracol que atendem pelo serviço à la carte funcionam somente para jantares. Parte do plano all inclusive, eles atendem a um número reduzido de pessoas e, por isso, é preciso agendar os jantares. Apenas os vinhos são cobrados à parte, porém é possível degustar os rótulos oferecidos pela casa sem custo adicional.
Para facilitar, há informações sobre cada um deles e sobre os pratos que são servidos no diretório do hotel, disponível em todos os apartamentos.
 
Entrada do El Templo, restaurante oriental do resort 
Esculturas orientais decoram a lateral do restaurante
De entrada, os tradicionais Rolinhos primavera
Saborosos Camarões fritos a cantonesa
Salmão com shiitake
Como não podia deixar de ser, a decoração do
El Templo remete à cultura oriental...
...E um verdadeiro templo com esculturas de deuses daquele continente funcionam como decoração
La Riviera
O La Riviera, localizado à beira da praia, não podia ser diferente: o restaurante trabalha com a culinária mediterrânea
Os jantares são serviços à luz de velas
De entrada, Linguini à marineira; refogado com vinho branco e frutos do mar
O saboroso Mar e terra, carro chefe da casa, feito com medalhão de filé mignon com camarão, arroz e legumes
Para fechar o jantar, bolo de chocolate com calda quente e sorvete de baunilha
 
Novamente o pé direito alto. Ao lado, o balcão do restaurante, todo iluminado com a cor azul
Jantar romântico
 
O hóspede conta ainda com a opção de jantar romântico... 
...Que é servido à beira mar, com o menu do La Riviera, sem nenhum custo adicional para o hóspede
Riviera Maya A região que engloba a zona turística da Riviera Maya foi criada há pouco mais de dez anos, em 1999. O projeto foi encabeçado pelo então presidente da câmara Miguel Ramón Martín Azueta e tinha o intuito de fomentar ainda mais a atividade turística naquela região.
O plano, aparentemente, deu certo, e hoje, juntamente à sua vizinha Cancún, a Riviera Maya converteu-se num dos destinos mais importantes do país - e há quem diga que do mundo.
Área arqueológica de Tulum, na Riviera Maya (foto: pt.wikipedia.org)
Pertencente ao Mar do Caribe, a região tem ao todo 130 quilômetros de litoral, que se estendem desde Puerto Morelos, na área Norte, até Punta Allen, ao Sul. Há todo um conglomerado turístico, com infraestrutura e atrações para todos os gostos.
Existem coisas, se é que se pode dizer, básicas a serem feitas quando se visita a Riviera Maya; como passar por Tulum, único sítio arqueológico localizado ao lado do mar; ou passear pela Playa del Carmen, seja simplesmente para cruzar a população local ou fazer compras na 5ª Avenida. Coisas que, para os pacientes, poderão ser vistas no próximo In Loco Especial do grupo Sandos - que vai ao ar em janeiro próximo.
Entrada do Porto de Playa del Carmen
 
Serviço Sandos Caracol Ecoresort & Spa Riviera Maya, Quintana Roo - México 52 984 873 44 44
 
* O jornalista do Hôtelier News viajou para o México a convite da Whites Jets Airways e do Sandos Hotels & Resorts.

Comentários