Santa Catarina tem crescimento no turismo e na empregabilidade do setor

Santa Catarina CrescimentoOs resultados positivos do turismo de Santa Catarina consequentemente resultou na geração de empregos

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje (23) pelo IBGE, apontam que as vendas do turismo catarinense cresceram 6,7% em 2017. O desempenho foi o terceiro do País, atrás somente de Goiás (11,1%) e de Pernambuco (8,2%). No geral, o faturamento do setor no Brasil encolheu 6,5%.

O bom desempenho impactou positivamente na geração de empregos. Números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que pouco mais de 1 mil vagas (1.092) foram abertas no turismo de Santa Catarina em 2017. O resultado colocou o estado na quarta colocação entre os mercados com maior número de posições criadas no setor. São Paulo (7.481), Goiás (1.864) e Paraná (1.301) ocuparam o “pódio”. Vale ressaltar que, entre 2015 e 2016, os resultados mostravam números negativos, com o corte de 803 empregos no estado. 

O crescimento do faturamento do turismo de Santa Catarina foi mais acentuado no último quadrimestre, apontam os dados do IBGE. A expansão verificada em setembro, na comparação com igual período de 2016, foi de 7,2%. Outubro (+1,4%), novembro (+5,4%) e dezembro (+19%) – recorde de alta no País – também tiveram bom desemprenho.

Santa Catarina: início de 2018

Leonel Pavan, secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, afirma que os dados comprovam o bom momento de turismo catarinense, que responde por 13% da movimentação econômica do estado. "Se terminamos muito bem o ano passado, também estamos começando muito bem este 2018", comemora.  

Os dois principais aeroportos catarinenses (Florianópolis e o de Navegantes), ambos internacionais, movimentaram 603,7 mil passageiros em janeiro, 95 mil a mais do que igual mês de 2017. Com isso, a alta verificada foi de 17,7%. 

"As prefeituras e os empreendedores estão vendo a importância do turismo como importante agente gerador de emprego e renda. No ano passado, tivemos a campanha 'O Sul É Meu Destino'. Realizamos um intenso trabalho com o trade turístico, além de capacitações, meetings de discussão e outros eventos. Assim os resultados vão aparecendo", acrescentou Pavan.

(*) Créditos da Foto: Pixabay/marcosmarra

Comentários