Santuário NacionalHotel deve receber famílias e jovens, principalmente

A poucas horas do feriado da padroeira do Brasil, Aparecida (SP) se prepara para receber uma legião de fiéis. Estimativa do Santuário Nacional, onde fica a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, apontam que 200 mil pessoas devem passar pelo local somente amanhã (12). Único empreendimento hoteleiro dentro do complexo religioso, o Hotel Rainha do Brasil já está lotado há semanas.   

De acordo com Michele Manso, assistente administrativa do Santuário Nacional, a maior parte dos hóspedes é formada por famílias. “Ainda assim, recebemos todos os tipos de público, e muitos jovens, ainda mais em feriados de cunho religioso", conta. O Hotel Rainha do Brasil dispõe de 330 apartamentos, divididos nas categorias individual, duplo e triplo com conjugados e acomodações adaptadas. “No total, são mais de 1 mil leitos”, ressalta Michele.

"A maioria dos clientes chega de carro ou ônibus, sendo que há uma boa parcela oriunda de excursões. O hotel oferece também serviço de translado para o cliente que chega de avião, buscando-o no Aeroporto Internacional de Guarulhos", acrescenta a profissional.

Michele confirma que os principais estados emissores nessa data são Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Ela acrescenta que o hóspede ganha como cortesia uma visitada guiada ao santuário. Ela acrescenta que, na maioria das vezes, pacotes para feriados prolongados incluem também jantares especiais no hotel, que conta também com estrutura de recreação para as crianças.

Santuário Nacional: programação religiosa

A recepção dos peregrinos fica por conta de equipes, que separadas em serviços pastorais e de informação, são formadas por voluntários que ajudam nos eventos religiosos e a acolher romeiros. Uma vez no complexo, o público pode conhecer a Tenda dos Peregrino, local onde os fiéis que foram para a cidade a pé ou de bicicleta podem descansar e receber massagem, entre outras técnicas de relaxamento.

A principal missa do dia começa às 9h, no Altar Central da Basílica. Ela será presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo da cidade. Entretanto, a primeira celebração eucarística em honra à padroeira se inicia às 5h. Logo após, às 7h, acontece outra missa, esta dedicada às crianças. Outras duas celebrações serão realizadas (às 13h e às 16h30), além de atividades oracionais ao longo do dia.

O encerramento das comemorações será com show do cantor Daniel, que dividirá o palco com cantores mirins e com a Orquestra Pemsa (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida). A apresentação acontece na Tribuna Dom Aloísia Lorscheider, a partir das 18h, com entrada gratuita.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Santuário Nacional