São SebastiãoPraça em frente a Prefeitura Municipal de São Sebastião

Ainda na semana passada, São Sebastião (SP) recebeu o Selo +Turismo do MTur (Ministério do Turismo), entregue por Vinicius Lummertz, ministro do Turismo. A condecoração foi concedida por conta da aprovação do projeto de construção do home port e marina público na cidade. A obra foi orçada em R$ 200 milhões e tem a expectativa de embarcar e desembarcar aproximadamente 700 mil cruzeiros por ano.

A obra, que será construída próxima ao Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, terá a chancela do Programa Prodetur+Turismo. Isso faz com que o pedido do financiamento da infraestrutura tenha prioridade de tramitação junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A instituição é parceira da pasta na iniciativa e disponibiliza o crédito necessário para as realizações.

"A obra criará um novo atrativo no Sudeste. Além de desafogar o porto de Santos com a chegada de cargas, o home port gera investimentos que vão reorganizar a economia local pela atividade turística", diz Lummertz.

Para o ministro, o projeto se alinha ao mais avançado em relação a PPP's (Parcerias Público-Privadas) em Turismo.

São Sebastião: turismo
 
Segundo Felipe Augusto, prefeito da cidade, a área deve atrair turistas pelo acesso por túnel ao píer central. Além disso, a área de atracação para navios de cruzeiro deve receber melhorias com hotel, comércio, praça de alimentação, heliporto, estacionamento, píer, aquário e museu, além de uma área esportiva ao redor.

O MTur disponibilizou um Call Center para gestores públicos e privados com dúvidas a respeito do Prodetur+Turismo. O número é 0800 200 8484 e o contato pode ser feito também pelo email [email protected].

(*) Crédito da foto: Xtip/Pixabay