Uma nova forma de mapear iniciativas de turismo inteligente será apresentada ao público da 45ª Abav Expo Internacional e 48º Encontro Comercial Braztoa, que começa hoje (27), em São Paulo. O Mapa do Turismo Inteligente, desenvolvido pelo Sebrae, permitirá aos pequenos negócios desse segmento fazer um cadastro com várias informações sobre os empreendimentos e onde estão localizados.

"A ideia é que as empresas descrevam quais os tipos de iniciativas que desenvolvem e se estão conectadas com os quatro grandes eixos da estratégia do Sebrae, que são Tecnologia, Governança, Experiências Turísticas e Sustentabilidade", explica Heloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae.

Para ela, os dois primeiros eixos considerados são o sistema nervoso e a alma do conceito de turismo inteligente. "Precisamos de infraestrutura tecnológica para o êxito da estratégia, assim como precisamos de integração entre os diferentes atores para que as ações sejam bem executadas e apropriadas por todo o ecossistema do turismo", afirma Heloisa.

Ao se cadastrar na plataforma do Mapa do Turismo Inteligente, o empreendedor deverá prestar informações sobre o segmento de sua empresa, as iniciativas que está desenvolvendo, além do CEP da localidade, entre outros dados. A plataforma será lançada no estande do Sebrae, na quinta-feira (28), às 15h. Para o público em geral, o Mapa do Turismo Inteligente estará disponível no portal do Sebrae até o final de outubro. 

* Foto de capa: arquivo HN