A torre onde está situado o Mandarin Oriental São Francisco,
hotel que é referência do mercado de luxo
(foto: arquivo HN – clique na imagem para conhecer
o In Loco Especial do hotel)

 
De acordo com estudo da consultoria Brain & Company, o mercado de luxo nos países que compõem os chamados BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) deve crescer em média 25% nos próximos anos. Mundialmente, o segmento movimenta cerca de US$ 220 milhões. No Brasil, a expectativa de crescimento ocorre principalmente devido aos eventos esportivos a serem realizados.
 
Segundo o e-group, companhia responsável pela gestão de alguns hotéis e pousadas de turismo de charme no Brasil, o turismo de luxo e charme está em total evidência e acompanhará o crescimento do setor turístico, no geral, previsto em 15% para este ano, de acordo com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
 
O estudo O mercado de luxo no Brasil – Ano V, realizado pela MCF Consultoria & Conhecimento em parceria com a GFK Brasil, aponta que o faturamento da indústria de luxo brasileira deve fechar em aproximadamente R$ 20 bilhões, em 2011 – alta de 33% em relação ao ano anterior.
 
Especialistas acreditam até mesmo que o perfil do turista de luxo sofreu grandes alterações nos últimos tempos, o que metamorfoseou os ideais de sofisticação e modernidade.
(Redação)