Esta semana, você lê a segunda parte da entrevista com Ricardo Mader, sócio-diretor da Hotel Investment Advisors (Hia). Falamos sobre um dos seguimentos da empresa, que presta consultoria na área ambiental, a divisão HIA-Ambiental. O que é turismo sustentável? Quais são as vantagens econômicas, sociais e ambientais que nascem de atitudes ecologicamente responsáveis? O que hotéis, hóspedes e funcionários têm a ganhar com novas atitudes?
Você vai saber disso e muito mais agora, aqui no Hôtelier News.
(Karina Miotto)

Hôtelier News: O que é turismo sustentável?
Ricardo Mader: É saber tirar proveito da região em benefício do turismo sem depredar o meio ambiente, gerando benefícios sociais, é reeducar a população local, é saber que é possível ganhar dinheiro e ao mesmo tempo cuidar do que está em volta. Um exemplo da falta desta consciência vemos na cidade de Porto Seguro. A ausência de planejamento turístico, de educação ambiental, tudo fez com que a cidade ficasse como está.
Cada vez mais, as pessoas procuram lugares que tenham essa preocupação com o turismo sustentável.

HN: Ninguém gosta de viajar para lugares depredados. Daí a importância de saber fazer turismo e preservar, certo?
Mader: Certo. As pessoas que viajam para um local degradado dificilmente retornam, portanto com o tempo o destino morre.

HN: Como você vê o turismo sustentável dentro da hotelaria?
Mader: Ele aparece muito timidamente. Só 1% dos hotéis dos EUA tem trabalho de gestão ambiental. Porém, a tendência é que esse número cresça. É importante entender que turismo sustentável e gestão ambiental enobrecem a sociedade, os hóspedes, os colaboradores. Todo hotel pode se tornar um catalisador da economia sustentável.

HN: Quais ações poderiam ter?
Mader: Vendo pelo ângulo da chamada ecoeficiência, poderiam ter ações que economizariam energia, através de equipamentos mais eficientes e água através do reaproveitamento dela, por exemplo. Educar os hóspedes neste sentido, por meio de folhetos explicativos também faz parte das ações de conscientização.
Explicar aos colaboradores como poupar água, luz, falar da importância da reciclagem, entre outras coisas, não só vai motivá-lo a levar esses conhecimentos para a própria casa e comunidade, como também vai fazer como que se sinta mais importante e valorizado dentro do hotel.

HN: De acordo com a HIA-Ambiental, como está o mercado em relação a isso?
Mader: Falta conscientização. Começamos a oferecer esses serviços aos hotéis. Houve um interesse inicial, mas pelo menos com a gente, não avançaram. Ainda existe o estigma daquela visão imediatista. No caso do turismo ambiental, da gestão ambiental e da ecoeficiência, não funciona assim. Tudo isso faz parte de uma política de longo prazo. Tenho uma explicação: acredito que o mercado esteja se comportando dessa forma porque é um período em que os hotéis estão saindo da crise com aquela visão de apagar incêndio, de controlar os custos.

HN: Por que existem poucos hotéis que aplicam essas iniciativas?
Mader: Além da visão imediatista, falta consciência em relação à importância da conservação do meio ambiente. Existem bons exemplos no Brasil, mas dá para contar nos dedos da mão quem realmente faz turismo sustentável e ecoeficiência.

HN: Você poderia dar um exemplo de como a preocupação com o meio ambiente pode sensibilizar os hóspedes?
Mader: Aconteceu comigo. Fui com minha filha de 7 anos conhecer o Projeto Tamar, que tem uma base na Costa do Sauípe. Vimos palestras, vídeos e até hoje ela me pergunta: ?será que a tartaruga já chegou na Austrália, pai??. Marcou ela, me marcou. Aprendemos mais sobre a natureza e isso nos sensibilizou. 

HN: Quais são as vantagens da ecoeficiência e do turismo sustentável?
Mader: Primeiro fator: quando um hotel se preocupa com essas duas coisas, quando recicla, utiliza tecnologias limpas, trata o lixo, reutiliza água e instrui seus colaboradores e hóspedes, imediatamente ganha um posicionamento melhor dentro do mercado. Com atitudes como estas, adquire uma vantagem competitiva muito relevante.
Em segundo lugar economiza capital, reduz custos. Quando você reutiliza a água, por exemplo, poupa o meio ambiente e economiza, a conta vem mais baixa.
Em terceiro lugar, ensinar coisas aos colaboradores os torna mais motivados. Eles começam a se sentir mais importantes, a perceber que têm um papel importante na sociedade. Vão aumentar a produtividade e se preocupar mais com o hotel.