Uma das paisagens mais conhecidas do Nordeste brasileiro,
os Lençóis Maranhenses
(foto: arquivo HN)
 
Na região Nordeste do Brasil, certificados que em tese asseguram o compromisso ou a preocupação de alguns meios de hospedagem com normas ambientais ou cuidados sustentáveis são cada vez mais comuns. Exemplos disto são as avaliações e os selos concedidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Ténicas) – em sua norma técnica 15.401, de 2006 -, e pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metereologia, Qualidade e Tecnologia) – com o ISO 14.001 – que, além de chancelar, por meio de instituições especializadas, a responsabilidade ambiental de hotéis, pousadas, resorts e afins, representam novo status para turistas em potencial.
 
“Já recebi ligações de agências de turismo da Europa querendo saber quais os hotéis com iniciativas de responsabilidade ambiental. Muitos queriam vir para os hotéis responsáveis, que com isso passam a ter mais um atrativo”, conta Guy Ldvocat, gerente de certificação de sistemas da ABNT, em declaração ao diário Valor Econômico.
 
Para que estabelecimentos de hospitalidade consigam conquistar as almejadas certificações, esses têm, obrigatoriamente, que se submeter a alguns requisitos e testes elaborados pelas próprias organizações que concederão a habilitação. Aspectos ambientais, socio-culturais e técnicos econômicos fazem parte do universo de avaliações.
 
Outras iniciativas
Outras instituições como Sebrae e MTur (Ministério do Turismo) também desenvolvem projetos de estímulo ao turismo sustentável na mesma região. A primeira, realiza programas de incentivo para pequenas empresas – além de organizar uma série de roteiros alternativos que escapam da rotina dos cartões postais. A segunda, com seu projeto O turismo sustentável e a infância, objetiva combater a prostituição infantil na região.
(Redação)