Senac RJParaty sediará o encontro do comitê

O Senac RJ promove, na semana que vem, um encontro do Comitê Técnico Setorial da região para falar do turismo na Costa Verde. Realizado na Pousada Villas de Paraty, a reunião visa aproximar a instituição dos representantes do trade local, que inclui os municípios de Mangaratiba (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Os debates vão se centrar na identificação de desafios, tendências, necessidades e sugestões para o trade local. Em outra frente, o grupo pretende reunir subsídios para o desenvolvimento de cursos e projetos educacionais alinhados a esse tipo de demanda. Segundo o Senac RJ, o comitê é formado por um público multidisciplinar, incluindo de representantes de empresas e associações a membros da sociedade civil, além de especialistas da entidade.

“Vamos ouvir as demandas de quem emprega esses profissionais, para que possamos elaborar um portfólio de cursos assertivo", explica Ana Cláudia Martins, diretora do Senac RJ. "Entendemos que é fundamental garantir não apenas o conhecimento técnico, mas também oferecer um itinerário formativo que permita uma qualificação ampla, garantindo assim a excelência de nossa educação profissional”, completa.

Senac RJ: o evento

Quem inaugura as conversas no encontro do comitê é a própria Ana Cláudia. A seguir, o empresário e escritor Pedro Salomão, um dos criadores da Rádio Ibiza, ministra a palestra "Empreendedorismo, felicidade e liderança – O exercício da liderança para conectar gerações".

A iniciativa parte de um amplo programa voltado para o desenvolvimento das vocações do Rio de Janeiro, iniciado em março, na capital. Antes desta quarta edição, o Comitê Técnico Setorial do Turismo passou por Petrópolis, em junho, e Cabo Frio, em outubro.

Senac RJ: números

Segundo o Senac RJ, Angra dos Reis é o município da região da Costa Verde que mais movimenta o mercado de trabalho. No total, são mais de 6 mil estabelecimentos com trabalhadores em regime de CLT, o que representa 81% do total da região (7.641).

Em termos de emprego formal, são mais quase 27 mil vagas no setor (50,8% do total). Meios de Hospedagem (3.210) e Alimentação (2.363) são os maiores empregadores do turismo na região da Costa Verde.

(*) Crédito da foto: clara5656/Pixabay