Sesc RJ- guia de turismoDia do guia de turismo é comemorado em 10 de maio

Em comemoração do Dia do Guia Turístico, celebrado em 10 de maio, o Sesc RJ abriu inscrições de credenciamento da profissão em todo o estado. Atualmente, existem 105 atividades ligadas ao turismo espalhadas pelo Rio de Janeiro, o que exige uma grande demanda por esses profissionais.

Além de atrativos turísticos conhecidos, o turismo social do Sesc oferece diferentes visões sobre o Brasil, destacando características regionais e culturais por meio de passeios e pacotes a preços acessíveis. Desde que o serviço foi retomado, mais de 47 mil pessoas participaram das atividades promovidas por 18 unidades espalhadas pelo estado, superando 83 mil quando incluídas as visitações guiadas.

Existem opções de passeios para todos os públicos e gostos. Alguns com duração de 1 dia, que visitam pontos turísticos da cidade – por exemplo, no mês de maio há visitações a Casa Roberto Marinho, Praia Vermelha e MAR (Museu de Arte do Rio). Outros mais longos, com pernoite, que incluem atrações de outros estados como Campos do Jordão (SP), Miguel Ferreira (RJ), Sítio Burle Max (RJ), Valença (RJ) entre outros. Para o acompanhamento dos grupos, são contratados profissionais com curso técnico em Guia de Turismo, devidamente cadastrados no Cadastur.

Os guias que desejarem se credenciar devem enviar um email para [email protected] e solicitar o edital no qual constará toda a documentação necessária para trabalhar nas ações de turismo do Sesc RJ.

Sesc RJ: cursos técnicos

Uma das instituições que oferecem o curso técnico em Guia de Turismo é o Senac RJ. Unidades na capital e Teresópolis estão com inscrições abertas para novas turmas. Ecosturismo – Condutor de Visitantes e Organizador de Eventos também estão recebendo novos alunos. Na área de hotelaria, há opções de formação de Recepcionista em Meios de Hospedagem, Camareiro em Meio de Hospedagem e Hotel Revenue Management.

(*) Crédito da capa: eacuna/Pixabay

(**) Crédito da foto: pauloduarte/Pixabay