Senac São PauloEvento terá atividades ao longo de todo mês de outubro

Com abordagem ligada também à saúde e cultura, o Sesc São Paulo começa, na próxima semana, um mês de ampla programação gastronômica. As atividades estão concentradas na 2ª edição do Experimenta!, evento que fomenta a temática com palestras, cursos e vivências nas unidades paulistanas da instituição. No total, são oferecidas mais de 300 práticas simultâneas ao público.

Segundo o Sesc São Paulo, o objetivo é entender e debater a conexão entre alimentos, cultura, saúde, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico. O Experimenta! reunirá especialistas sobre o assunto ao longo da extensa programação, que vai de 3 a 28 de outubro. Logo nos primeiros dias, por exemplo, o Sesc 24 de Maio recebe o seminário internacional "Conexão Comida: sabores e práticas na alimentação". O encontro terá a participação do sociólogo francês Jean-Pierre Poulain e da chef Rita Lobo.

Para Danilo Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, o evebto ajuda a consolidar o Sesc São Paulo como indutor de ações voltadas à alimentação. "Alinhados aos princípios da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e celebrando o Dia Mundial da Alimentação, vamos promover eventos que dialoguem com questões de prevenção e controle dos problemas alimentares e nutricionais", explica.

Sesc São Paulo: programação

Para ajudar o público a escolher qual atividade participar, toda programação do Experimenta! é baseada em temas. São eles: “Comer é Cultura”, “A Saúde Está na Mesa”, “Aqui se Planta, Aqui se Come”, “Diversidade no Prato: Sabores da Natureza”, “Se Está na Época, Tem na Feira”, “Cozinhar é Preciso” e “Conexão Comida”.

Durante os 25 dias de atrações, atividades que são destaque são o “Comer é Panc”, no Sesc Pompeia, que inclui três palestras com convidados internacionais sobre espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc). Outra atração é a oficina “Cozinha de Família”, no Sesc Carmo, onde o chef Thiago Castanho demonstra a relação entre o ato de comer e a memória.

No Sesc Santana, Luiz Américo Camargo, especialista em panificação, é curador do ciclo “Compartilhando o Pão”. O profissional ministra a oficina “Pão Caseiro Tipo Sírio: Divertido de Fazer e Saboroso”. Para conferir a programação completa, acesse https://bit.ly/2yq7gyQ.

(*) Crédito da foto: guvo59/Pixabay