Setur-BA discute plano de ações para a Costa do Cacau (BA)

Setur-BA - Costa do CacauFausto (de calça clara) quer elaborar novas ações na região

A Costa do Cacau (BA) receberá atenção especial do governo baiano para o turismo. Parceria entre a Setur-BA (Secretaria estadual de Turismo da Bahia) e a Câmara de Turismo da Costa do Cacau tenta viabilizar o setor na região. O objetivo é criar um plano em conjunto visando, a partir de incremento da atividade turística, gerar desenvolvimento econômico.     

Na semana passada, Fausto Franco, secretário estadual do Turismo, esteve com autoridades dos municípios da região. Maria Aparecida Aguilar, presidente da Câmara de Turismo local, apresentou alguns itens prioritários. “Temos a estrada do Chocolate para ser oferecida como produto turístico. Para infraestrutura, pensamos principalmente na questão aeroportuária, entre outros pontos”, afirma.

Os participantes apontaram também a necessidade da elaboração de um plano de novas ações. Na avaliação de Franco, os municípios da Costa do Cacau têm importância muito grande para o turismo baiano em geral. 

"Atuaremos na valorização intensiva do roteiro, que oferece sol, praia, história, cultura, gastronomia e ecoturismo.", destaca o secretário "Nas ações relativas à infraestrutura, por exemplo, buscaremos resultados com a transversalidade entre secretarias", complementa.

Costa do Cacau: parceria

O empresário Marco Lessa participou da reunião, assim como os prefeitos Mário Alexandre, de Ilhéus, Antônio Mário de Anízio, de Itacaré, Roberto Almeida, de Canavieiras, Moacyr Leite, de Uruçuca, e Lelo Cunha, de Firmino Alves. Os municípios de Ipiaú, Itabuna, Santa Luzia e Una enviaram representantes para alinhar as questões.

Uma das cidades mais importantes desse circuito é Ilhéus, que também vê o “turismo de chocolate” como caminho de fomento. Então, desde 2017, são feitos investimentos para explorar esse roteiro e recuperar a atividade turística no município.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-BA

Comentários