Setur-BA recebe projetos com enfoque em desenvolvimento sustentável

Setur-BASetur-BA recebeu representantes das secretarias estaduais

Durante a  segunda-feira (10), a Setur-BA (Secretaria do Turismo do Estado), recebeu junto a representantes de secretarias estaduais, a devolutiva de projetos que visam o desenvolvimento sustentável de arquipélagos turísticos. O projeto discutido a priori, foi o  Laboratório Vivo Tinharé.

Com enfoque no município de Cairu, na Costa do Dendê, o projeto consiste em uma implantação, realizada em setembro de 2019, de um laboratório voltado para a população local. O espaço é utilizado para  debate, estudo, pesquisa, ação e intervenção sobre sustentabilidade de arquipélagos turísticos.

No programa, estão envolvidas a prefeitura e Câmara de Vereadores locais, Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – IDES, Universidade Estadual Santa Cruz, Instituto Federal da Bahia e Universidade Federal do Espírito Santo.Além de buscar contato, através da apresentação, com  as secretarias estaduais do Meio Ambiente, da Cultura/Ipac e da Ciência, Tecnologia e Inovação, além do Turismo.

Durante o encontro, foram debatidas questões como ordenamento de barracas de praia, fornecimento de água e energia elétrica, ocupações irregulares e saneamento básico. Para  Diana Farias, secretária de Turismo de Cairu, os problemas do município ainda são estruturais: “Cairu é o terceiro destino turístico da Bahia, mas é preciso estruturar o município para receber melhor os visitantes”. 

Setur-BA e o turismo na região

A secretaria tem realizado novos projetos em vistas de aumentar o fluxo turístico do estado. Além do investimento no município de Cairu, também foram discutidos  anteriormente planos de ações para a Costa do Cacau (BA) e ações internacionais, visando atingir o público norte americano.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Setur-BA

 

Comentários