Gilberto Sibemberg
(fotos: Thais Medina)
 
Gilberto Sibemberg ainda não é muito conhecido no meio hoteleiro, mas já tem 39 anos de experiência em arquitetura. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele fez cursos de especialização em Luminotécnica, Ergonometria e Climatização. Além disso, foi assessor das Lojas Colombo, terceira maior rede de lojas de eletrodomésticos do país.
 
Por Thais Medina
 
Criada por Sibemberg, a empresa de arquitetura que leva o sobrenome do profissional completa 40 anos em 2009. Ao todo são três os escritórios, localizados em Gramado, Ceará e Porto Alegre, especializados em arquitetura comercial, responsáveis pela construção e reforma de mais de 370 lojas, além de escritórios, consultórios e hotéis.
 
De acordo com o profissional, considerando o setor hoteleiro, o mercado nordestino é o que se apresenta mais promissor no momento. “No destino há grandes investimentos estrangeiros voltados ao público internacional. Atualmente os europeus de alto poder aquisitivo, por exemplo, viajam para as rivieras italiana ou francesa, que são lugares caros”, comenta. “As vantagens em viajar para o Ceará é que o clima está sempre bom. Além disso, um vôo charter Milão-Fortaleza custa cerca de US$ 600 ida e volta, valor barato para esse público”, completa.
 
Apesar dos altos valores em pauta para construções e remodelações de empreendimentos, há alguns fatores que atrapalham o desenvolvimento dos trabalhos. Uma das dificuldades é a demora na liberação de documentos referentes às obras principalmente pelas secretarias de meio ambiente. Nesta relação estão inclusas ainda a distância dos centros produtores de insumos, que chegam aos destinos apenas por via rodoviária, e a qualificação da mão-de-obra.
 
 
 
A fim de ingressar ainda mais no trade e conquistar novos clientes hoteleiros, estão nos planos do executivo participar de feiras e eventos em geral, como convenções estaduais do Paraná e da Federasul nas quais representantes do trade estejam presentes, além de envio de comunicados via internet para mailings especializados mostrando os trabalhos desenvolvidos.
 
Tendências
Eliminar a impessoalidade é a ordem do momento segundo Sibemberg. “Os hoteleiros e hóspedes não querem mais paredes e cortinas cor creme e armários brancos. As pessoas não desejam estar em um quarto de hotel e se sentirem em casa. Elas procuram conforto”, explica, completando que hoje em dia cores e texturas diferenciadas são elementos que remetem ao aconchego desejado.
 
Dicas de tonalidades da atualidade são marrom esverdeado, vermelho Lako e fortes estampados utilizados em apenas uma das paredes do ambiente como destaque.
 
Quanto à estrutura oferecida, o arquiteto diz que em meios de hospedagem voltados a negócios não pode faltar internet gratuita e workstation nos apartamentos. Já considerando empreendimentos na praia, a busca é por contato com a natureza e a construção de percursos ecologicamente interessantes dentro do próprio hotel, por exemplo.
 
O quesito sustentabilidade, que virou moda e está sendo levado a sério no setor turístico, também vem à tona quando são solicitados projetos. Preocupações como consumo de energia, aquecedor solar de água e tratamento de esgoto são algumas das mais levadas em conta pelos proprietários que têm como objetivo serem ecologicamente corretos.
 

Site do Sibemberg Arquitetura. Clique para acessar
 
Projetos
Apesar de seu contato com pouca idade na hotelaria – seu pai era proprietário do Hotel Siri, em Tramandaí, litoral do Rio Grande do Sul, e ele ficava na portaria quando adolescente -, foram necessários muitos anos de experiência para que seu escritório passasse a atender meios de hospedagem. Confira a seguir os projetos que fazem parte do portfólio da empresa que chegou para ficar nesse mercado que cresce a cada dia:
 
– Condomínio em Pedra Chata (CE): a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Semace) aprovou pedido para início da construção de 60 casas para europeus pelo grupo suíço Guajiru. O empreendimento será um resort a 130 Km de Fortaleza com serviços semelhantes ao de apart-hotéis e área comum com loja de conveniência, escola de kitesurf, transfer do aeroporto ao condomínio e salão de festas. Com investimento de US$ 7 milhões, as UHs serão locadas durante a baixa temporada dos estrangeiros. Serão moradias de dois e três dormitórios (90 a 120 m²) beira-mar com elevado padrão de acabamento distribuídas por uma área de 17 mil m², sendo 10 mil m² de área verde. Dentro do local não será permitida a circulação de veículos;
 

Hotel Armação, em Porto de Galinhas
(foto: hotelarmacao.com.br)
 
– Hotel Armação, em Porto de Galinhas (PE): construção de um novo centro de convenções com capacidade para 1,5 mil pessoas e área para feiras e eventos de 700 m², além de um kid’s club, e ampliação do bar na praia, que vai ganhar um deque. “Esse empreendimento nasceu de uma pousada de 16 apartamentos e hoje, com 183 UHs, está a um passo de se transformar em resort”, diz Sibemberg;
 
– Pousada do Paiva, Praia de Flecheiras (PE): o meio de hospedagem passa por uma grande reforma, incluindo ampliação do restaurante, modernização da cozinha, inclusão de estacionamento para 40 automóveis e remodelação da recepção. A previsão é que a obra esteja concluída até agosto;
 
– Pousada Ecológica Pedra Fiada, em Praia Grande (SC): construção do empreendimento de 30 apartamentos que tem como proposta atender hóspedes interessados em esportes de aventura como trekking e climbing, além de trilhas ecológicas e passeios a cavalo. Criada com investimento gaúcho e sendo operada há dez anos, tem planos de expansão de mais 30 UHs;
 

Praia de Flecheiras
(foto: farm1.static.flickr.com)
 
– Pousada Vagalume, na Praia de Flecheiras (PE): construída com capital europeu totalizando 2 milhões de euros. Estão sendo criados 34 apartamentos com mais de 20 m² cada e estrutura ecologicamente correta – aquecimento solar, energia eólica, tratamento de esgoto. De acordo com Sibemberg será de estilo “chique-rústico”;
 
– Solar das Velas, na Praia de Flecheiras (PE): está sendo aguardada liberação fundiária para a construção de mais 18 apartamentos. Trata-se de um empreendimento voltado principalmente a praticantes de kitesurf.

 
Serviço
Sibemberg Arquitetura Comercial – Projeto e Execução
Av. Protásio Alves, 2715/309 – Petrópolis – Porto Alegre (RS)
www.sibemberg.com.br
51 3338-0440