A Siemens inaugurou o Network Operation Center (Noc) no Centro de Gerência, instalado em Itapecerica da Serra (SP). A partir desse centro, a empresa monitora as falhas e a performance dos equipamentos, gerencia tarifação e garante a segurança de toda a infra-estrutura de telecom de clientes instalados em qualquer ponto da América Latina. Entre os clientes está o segmento hoteleiro.
Hoje o Noc da Siemens monitora cerca de 30 mil pontos de voz e dados. Segundo o gerente, a maior vantagem para o cliente é o fato de haver um monitoramento ininterrupto das redes de comunicação. “O Noc atua de forma pró-ativa e preventiva e faz a prestação de serviço em tempo real”, disse Carlos de Castro, gerente de serviços da área de Telecomunicações Fixas para Empresas da Siemens.
Faturamento maior
Aumentar o faturamento da empresa na área de prestação de serviços é hoje um dos principais objetivos da companhia. Para tanto, a Siemens tem atuado de forma mais agressiva na oferta de soluções e gestão de serviços. “Além da instalação do Noc, vamos atuar por segmento de negócios com estratégia para ampliar a venda de serviços de terceirização, consultoria e gerenciamento de projetos, passando pela customização de aplicações, treinamento e manutenção de equipamentos de telecomunicações”, explicou Castro.
“A intenção é atender de forma customizada as demandas específicas nas áreas de indústria, finanças, infra-estrutura e serviços (hotelaria, empreendimentos, turismo, entre outros)”, completou o gerente.
“O objetivo agora é trabalhar com propostas mais abrangentes, com ênfase nos processos de negócios de nossos clientes”, ressaltou Adilson Primo, presidente da Siemens para o Mercosul. Em cinco anos, a meta com a receita de serviços e soluções é crescer 75% e representar 50% do faturamento total da companhia no País. Na área de telecomunicações para empresas, a expectativa de crescimento já no ano comercial que se encerra em outubro de 2004 é de 30%.
Divisão de Telecomunicações Fixas
A divisão de Telecomunicações Fixas da Siemens é um dos maiores provedores do mundo de soluções de comunicações para empresas e operadoras. Há desde aplicações em tempo real com base em IP, soluções de convergência de IP e sistemas de acesso à banda larga até redes de transporte ótico.
A unidade também oferece consultoria e serviços. No segmento de soluções para empresas a subsidiária brasileira está entre os 10 mais importantes mercados da Siemens no mundo. No Brasil, a divisão faturou, no exercício fiscal de setembro de 2002 a outubro de 2003, R$ 720 milhões. (Claudio Schapochnik)

Serviço
www.siemens.com.br