Simone Mariote

Com 24 anos de carreira, Simone Mariote ostenta um feito até certo ponto incomum no mercado de trabalho. Há quase 17 anos, a profissional dá expediente no mesmo lugar: a Preferred Hotels & Resorts, que a homenageou há dois anos. Baseada em São Paulo, Simone ocupa atualmente o cargo de vice-presidente de Vendas Globais Latam.

Sua trajetória profissional começou aos 18 anos de idade, em 1995, na Utell International, braço da Pegasus Solutions. Trabalhar na central de reservas foi seu primeiro emprego após o colégio, façanha obtida porque falava bem inglês. Enquanto subia na empresa, passando para assistente de Marketing e depois assistente do diretor, Simone também estudava Direito.

Ao se formar na universidade, deixou a hotelaria de lado para atuar dois anos em sua área de formação. “Assumi que tinha que pelo menos tentar trabalhar naquilo que tinha estudado cinco anos. Então, fui ser advogada em um escritório. Cuidei de casos de Direito da Família e Trabalhista, até aparecer a oportunidade na Preferred”, relembra Simone.

Por parte da Preferred Hotels & Resorts, a escolha por Simone fazia todo sentido. A empresa comprara as marcas Summit e Sterling, que pertenciam Utell. Então, já tendo conhecimento e com bons contatos no setor hoteleiro, a executiva foi uma óbvia opção para abrir escritório no Brasil. “Decidi voltar para a hotelaria, entrando como gerente de Vendas. E cá estou desde então, 16 anos e meio depois”, comenta.

Mesmo com trajetória de sucesso dentro da associação americana, Simone nunca deixou de lado sua vida pessoal. Ela é casada, tem dois filhos (de oito e nove anos) e, além de viajar, ama ter um bom livro em mãos. “Quando viajo tiro a capa de Preferred e coloco a de turista. Desligo completamente”, explica. “Gosto de fazer corridas, programas de família e leio muito. Na literatura, minha preferência é por romances históricos, principalmente quando são bem mamão-com-açúcar”, confessa.

Simone Mariote: conselho aos novos

Simone gosta de trabalhar com jovens e sempre dá a mesma recomendação aos novos tripulantes do mercado: aprender línguas estrangeiras. “Inglês na minha época já era uma coisa básica, hoje todo mundo tem que saber falar e ler. Quanto mais fluente, melhor você consegue se colocar no mercado”, aconselha.

Simone Mariote - lobby perfilPara a executiva, o estudo de idiomas estrangeiros é fundamental na hotelaria

A orientação não para na língua inglesa. Idiomas latinos também são diferenciais na carreira, avalia Simone. “Na minha área, o espanhol também é importante. No começo da minha carreira, ficava inconformada em conversar com pessoas da América Latina em inglês, então fui estudar. Hoje, consigo cuidar do mercado latino-americano com muito mais eficiência”, acrescenta.

Simone Mariote: futuro

Para os próximos anos, Simone pretende ajudar a Preferred Hotels & Resorts a ampliar seu portfólio brasileiro. Atualmente, a associação possui nove hotéis em território nacional, além de 700 no mundo todo. Para o país, o objetivo é adicionar mais 10 hotéis no curto prazo. “Pelo menos 10. Outro plano é ampliar o escritório brasileiro e ajudar com que o programa de fidelidade da marca cresça”, afirma.

Como tendência, a vice-presidente da Preferred aposta no segmento de residenciais. Segundo Simone, o consumidor cada vez mais busca experiências “like home”, seja para estadias curtas ou longas. “Muito por causa do Airbnb, as pessoas vêm se mostrando mais interessadas em lugares que parecem mais uma casa do que um hotel. Então, creio que há espaço de crescimento nesse nicho”, avalia.

A executiva ressalta ainda que a Preferred já possui uma marca nesse segmento: a Preferred Residences. “Temos que prestar atenção nesta tendência. No Residences, o hóspede pode ficar em um apartamento e ter serviço de hotel, oferecendo uma experiência diferenciada para o viajante”, finaliza.

(*) Crédito da capa e da foto: Juliana Stern/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News