sindhoteis rio- feriadoBotafogo e Flamengo são os bairros com maior número de reservas

Ontem (18), a SindHotéis Rio (Sindicato das Empresas de Hotelaria e Estabelecimentos de Hospedagem), divulgou a primeira apuração de previsão de ocupação hoteleira para o feriado de Corpus Christi e Maratona do Rio. Segundo a entidade, a capital fluminense até o momento terá 67% de seus leitos ocupados. Em 2018, o indicador ficou nos 49%. 

Os bairros do Flamengo e Botafogo foram os mais procurados – com média de 79%; seguidos de Ipanema/Leblon com 78%; Leme/Copacabana com 77%; Barra da Tijuca/São Conrado com 52%; e Centro com 42%. “Flamengo e Botafogo são os mais procurados por questões de valores, as tarifas são mais atrativas para os turistas nacionais”, explica Alfredo Lopes, presidente da entidade.

De acordo com a SindHotéis Rio, a maior parcela de procura são de turistas paulistas, mineiros e brasilienses. No mercado internacional, o maior índice de reservas até o momento eé de argentinos, uruguaios e norte-americanos. No balanço geral, 70% das hospedagens serão ocupadas por viajantes brasileiros e 30% internacionais.

“Nós tivemos um período muito ruins depois das Olimpíadas por conta da falta de investimento dos governos. No meio de 2018 chegamos ao fundo do poço e, este ano começamos a nos recuperar”, diz Lopes. “Temos pela frente a Maratona do Rio, Rock in Rio entre outros eventos que vão nos ajudar nessa retomada”, destaca.

SindHotéis Rio: outros números

No Carnaval, a ocupação hoteleira do Rio de Janeiro atingiu os 74%, 11 pontos percentuais acima comparado ao mesmo período em 2018. Já na Páscoa, o indicador apontou 70%. Em dados gerais, o primeiro quadrimestre de 2019 encerrou com 76% de ocupação hoteleira na Cidade Maravilhosa. O percentual superou os 57% do ano passado e no interior, as médias fecharam com 58%. 

(*) Crédito da foto: ASSY/Pixabay