sindhoteis rio- reock in rioTuristas de SP, MG e DF são a maioria dos participantes

A pouco mais de dois meses para o Rock in Rio deste ano, o SindHotéis Rio (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro) já projeta alta ocupação hoteleira entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro. A expectativa é que o evento incremente em até 50% as reservas da capital fluminense no período. 

Para as próximas semanas, o sindicato espera que a ocupação chegue perto dos 80% para as datas do festival, com demanda concentrada em bairros como Barra da Tijuca. Em função da proximidade do evento, alguns hotéis da região já estão lotados, muitos deles credenciados como “hotéis oficiais do Rock in Rio”. Entre eles estão: Grand Hyatt, C Design Hotel, Vogue Square, Hilton, Arena e Windsor.

Alfredo Lopes, presidente da SindHotéis Rio, indica que o turista se atente a alguns fatores antes de concluir sua reserva. “É importante procurar meios de hospedagens formalizados para garantir a segurança e a qualidade dos serviços contratados, além de se informar sobre serviços incluídos, distâncias e meios de locomoção até o evento, que conta com um esquema especial de transporte até o Parque Olímpico”.

O festival já se consolidou no calendário de eventos da cidade e movimenta toda a cadeia do turismo receptivo: “Muitos hotéis incluem também serviços em seus pacotes, como transporte, conveniências, menus temáticos e mimos em geral, o que agrega valor aos pacotes”, explica Lopes. Segundo os organizadores, 700 mil pessoas deverão prestigiar os shows este ano, sendo 40% de fluminenses. De outros estados, São Paulo, Minas e Brasília são maioria. 

SindHotéis Rio: acordo

Em maio, o governo do Rio de Janeiro e a organização do Rock in Rio fecharam acordo para estimular o turismo no estado. Otávio Leite, secretário de Turismo e Roberto Medina, presidente do evento, lançaram a campanha TurisRock e assinaram um Termo de Cooperação Técnica visando estimular o fluxo de turistas na cidade durante o festival.

Por meio de um desconto de 30% válido nos hotéis participantes da promoção, a iniciativa tem o apoio da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), dos CVBs (Conventions Bureau) e das prefeituras municipais. A parceria proporcionará informações diretas aos 700 mil presentes no Rock in Rio apresentando o TurisRock.

A divulgação dos municípios deve auxiliar no fomento do turismo no estado. A promoção será válida de 20 de setembro a 13 de outubro para todas as cidades do RJ, exceto a capital. Aos poucos, o site da campanha está sendo atualizado com adesões de novos destinos.

(*) Crédito da foto: ASSY/Pixabay