SiteMinder promove evento sobre tendências na hotelaria

SiteMinder - evento WTM-LA_geral 1Góis falou sobre a importância de conhecer bem o hóspede

Em parceria com o Hotelier News, o SiteMinder promoveu evento hoje (3) pela manhã, no Expo Center Norte. Na programação, palestras, apresentação de cases e painel de perguntas e respostas. A importância de conhecer bem o cliente e trabalhar ações de marketing digital, e como isso se reflete na distribuição e na experiência do hóspede, foram discutidos no encontro. 

André Góis, Area manager do SiteMinder para Brasil e Portugal, abriu o encontro mostrando como a hotelaria detém informações sobre seus clientes. “Um ponto-chave é como vocês tratam esses dados e como se beneficiar deles”, comentou. Góis citou um exemplo de um cliente da empresa, localizado na França. “Eles perceberam que muitos russos se hospedavam na propriedade e, veja bem, são turistas que ficam por longos períodos e têm bom poder de compra. Passaram a investir em canais russos, além de traduzir o site para o idioma”, completa.

Góis destaca que, após conhecer bem o cliente, desenvolver ações de marketing digital a partir dessa informação é fundamental, a começar pelo seu site. “Estar em vários canais é importante, mas estar nos certos é ainda mais importante. O seu website precisa ser responsivo, seguir boas práticas de SEO, ser user friendly, com conteúdo bom e atualizado“, indica. “Pesquisas mostram que, em 2023, as viagens online vão movimentar US$ 33 bilhões. Então, a tecnologia é um caminho sem volta. Nosso trabalho no SiteMinder é apoiar os hoteleiros neste sentido, e de maneira viável, de forma que ele possa focar no principal: receber e oferecer a melhor estada possível”, acrescenta.

SiteMinder - evento WTM-LA_painelPainel de perguntas e respostas estimulou participação do público

Para fechar sua fala, o gerente do SiteMinder deu um exemplo perfeito da diferença entre serviço e experiência. “Serviço é oferecer uma boa TV no quarto com pay-per-view para a compra de filmes. Experiência é ter uma televisão com Netflix, no qual o hóspede tem a oportunidade de continuar a assistir à série que acompanhava no dia anterior da sua casa”, explicou. “Então, muitas vezes medidas simples podem incrementar a experiência do cliente”, completou.

SiteMinder: cases

Na sequência, Daniela Rocco, recém-contratada pelo THG (Transamerica Hospitality Group), tomou a palavra e reiterou o que Góis disse. “Conhecer o cliente é realmente fundamental. É a partir daí que se definem as prateleiras nas quais vou colocar o hotel. Com isso, é mais fácil ter controle do inventário e fazer a precificação”, comentou. “Há dois caminhos a seguir: colocar nos grandes distribuidores, e ter menor margem, ou fazer um trabalho direcionado, conhecendo o público, para aumentar as vendas diretas”, relatou.

Antes de promover um painel com perguntas e respostas, o evento teve a apresentação de dois cases de hoteleiros. Primeiro, Daiane Freytag Mendes, gerente geral do Charrua Hotel, falou das transformações pelas quais a propriedade vem passando. Localizado em Santa Cruz do Sul (RS), a unidade vem conduzindo uma transformação digital.

“Hoje, 80% das vendas são offline. Temos que olhar essa oportunidade e, mais ainda, migrar para vendas online diretamente no nosso site”, explicou Daiane. “Recebemos clientes de diversas partes do mundo, já que a cidade é um dos maiores polos mundiais de processamento de fumo. A grande dificuldade é como chegar neles. Refizemos o site, lançamos versões em outros idiomas e estamos investindo em marketing digital e em ações como criação de códigos promocionais. Estamos ainda no início desse trabalho, mas com bastante otimismo”, disse.     

Já Alexandre Haberkorn falou sobre o Bananal Ecolodge, em Ubatuda (SP). “Estudamos bastante nossos clientes. Sabemos desde à disposição das camas à preferência no café da manhã. Tudo isso para explorar ao máximo nosso conceito sustentável”, disse. “A realidade é que queremos atrair turistas responsáveis, não promover um turismo devastador. Ao mesmo tempo, precisamos aumentar receita durante o ano e percebemos que a tendência digital não tem volta”, finaliza.

Veja abaixo uma galeria dos profissionais que participaram do evento do SiteMinder.

(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Especial para o Hotelier News  

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