Palestra Siteminder na WTM-LA 2018Atividade ocupou a agenda da manhã na WTM-LA

Como traçar uma estratégia de canais eficiente para o meu hotel? OTAs (Online Travel Agencies), com suas altas comissões, são inimigos? Como usar os dados gerados pelos clientes ao meu favor? O SiteMinder reuniu hoje (4) pela manhã hoteleiros brasileiros para debater essas questões e mostrar o impacto positivo da tecnologia no cotidiano da hotelaria, em especial da distribuição. 

Gerente de Vendas do SiteMinder para Portugal, Espanha e Brasil, Mateus Coelho comandou a palestra ao lado de Rafael Tchintchicas, executivo sênior de Vendas da empresa australiana. Ao longo do bate papo, Tchintchicas mostrou como o volume de viajantes avançou em todo mundo e, mais ainda, como o perfil desse consumidor mudou.

"O número de viajantes pulou de 25 milhões, em 1980, para 1,2 bilhões anualmente, em 2016. Além disso, hoje, nove em casa 10 turistas pesquisam na internet preços de hotéis e de passagens e até mesmo informações sobre o destino, entre outras coisas, antes de fechar suas férias”, comentou.

Ele destacou também como essa busca hoje é multiplataforma: as pessoas usam o celular, o computador e o tablet para fazer essas pesquisas. “Como ser visível em todos eles? Esse é o desafio para todas empresas”, disse. “Para o hoteleiro, há ainda outros duas questões: tem que fazer a gestão de seus canais de venda e também cuidar do cliente que chega ao hotel. Como equilibrar tudo isso?”, questionou.

Distribuição: como gerir? 

Hoje, o hoteleiro tem diferentes canais para gerir, das OTAs, com suas altas comissões, ao GDS (Global Distribution System), passando ainda pela metapesquisa e as redes sociais. “Nesse contexto, estratégia ampla de canais em termos de distribuição é algo eficiente? Para saber isso, você precisa entender bem o perfil do seu cliente, e os dados são fundamentais para isso”, comentou Tchintchicas.

O executivo deu ainda algumas dicas para o hoteleiro se preparar. “Ter o site ativo e atrativo, de fácil utilização, é muito importante. Isso resulta em venda direta”, comentou. “Simplificar a reserva direta no seu site, criar códigos promocionais dentro dele e deixar seu portal ‘mobile friendly’ são questões fundamentais. Usar o analytics para captar e entender como o cliente navegou pelo seu site é também vital”, completou.

A ferramenta do SiteMinder facilita bastante o trabalho, explicou Coelho. Por meio dela, o hoteleiro pode gerir suas tarifas em tempo real, eliminando ainda a entrada manual de dados, e consegue ter relatórios completos e abrangentes sobre a receita que entra no empreendimento, dividida por cada canal de venda. “A plataforma mostra o rendimento do quarto em cada canal, o caminho feito pelo cliente até fechar e o volume de reservas, entre outras informações”, completa.

Antes do evento de hoje (4), em conversa com a reportagem, a companhia já havia falado sobre o uso da plataforma para alavancar receitas.

Repercussão hoteleiros

Aberta para perguntas e respostas, a palestra teve bastante participação do público presente. Para Dagoberto Silva, diretor de Operações e Vendas do ‎Hotel Luzeiros, a tecnologia é um caminho sem volta. “Hoje, o maior custo dos hotéis é gente, infelizmente. Se tenho um softwares que faz integração das minhas reservas online, tenho uma pessoa a menos na área de Reservas. A tecnologia ajuda e essa visão de que o Opera [da Oracle] é caro, na minha opinião, é um olhar míope. Ajuda a reduzir custos de operação e proporciona um controle muito melhor”, avalia.

dagoberto silvaDagoberto, do Luzeiros, entende a tecnologia como caminho sem volta

Valéria Gordilho, gerente comercial do Grupo Armação, de Porto de Galinhas (PE), usa diferentes tecnologias, de PMS à venda via todas as OTAs. “Hoje, minha fatia de venda via OTAs é de 20%. Não tenho problema nenhum com elas. A palestra foi muito boa para entender melhor como usar. O público também participou bastante, o que mostra que o brasileiro quer aprender e evoluir”, disse.  

* Fotos: Filip Calixto