skyscannerSegundo o estudo, a procura por turismo sustentável segue como destaque

A Skyscanner apresentou um relatório com informações sobre as tendências que transformarão as viagens em 2020. Com dados de mais de 100 milhões de usuários mensais, a ferramenta descobriu que este será um ano para desacelerar e viajar de forma sustentável.

 A pesquisa entrevistou pessoas que viajaram em 2019 e questionou que tipo de experiência buscariam em 2020. As viagens mais tranquilas, longe de lotações permaneceram no topo (25,4%), seguidas pelas férias “JOMO” (23,5%) e pequenas escapadas (15,7%). Os destaques para 2020 também incluem viajantes indicando uma preferência por destinos mais sustentáveis, com 9,7% das pessoas interessadas em viagens ecológicas.

Tendências destacadas pela Skyscanner

JOMO Trips

A sigla reduz o termo Joy Of Missing Out, ou seja, pessoas que tem prazer em estar por fora. São os viajantes que menos se preocupam com a foto perfeita e tem mais enfoque em aproveitar o momento. Em vez de locais populares e momentos dignos do Instagram, esses viajantes estão focados em encontrar locais tranquilos longe da agitação.

Gastronomia local

A maneira mais rápida de conhecer um lugar e se relacionar com os locais é através da comida. Antes de viajar para um destino, esse viajante faz uma pesquisa com antecedência e, uma vez no destino, eles se conectam com os habitantes para obter experiências gastronômicas autênticas.

Pequenas Escapadas

Pausas curtas, rápidas e possíveis para aqueles que dizem estar muito ocupados. Trata-se de fazer pequenas viagens ao longo do ano para dar um tempo sem sacrificar o período em família ou os compromissos de trabalho.

Viagem Desacelerada

Enquanto muitos viajantes sentem a necessidade de fazer o máximo possível para explorar um destino em 2020, alguns estão começando a priorizar a qualidade ao invés da quantidade. A viagem desacelerada enfatiza a necessidade de se conectar com um destino, seus companheiros de viagem e uma maneira de vida mais tranquila.

Turismo sustentável

Com um crescimento de 5,8% em 2019 para 9,7% em 2020, não há dúvida de que esse tipo de experiência é o futuro das viagens. Esse viajante é alguém que permite que suas escolhas tenham um impacto ambiental positivo. Eles apoiam estabelecimentos locais, defendem suas próprias práticas ecológicas e estão liderando uma nova onda de viagens modernas.

Viagens transformadoras

Viajar realmente tem o poder de mudar as pessoas de muitas maneiras, e ninguém entende isso mais do que viajantes que optam por experiências transformadoras. Esse tipo de turista se preocupa em conhecer um lugar e vê a viagem como uma chance de se entender melhor. As viagens transformadoras incluem bem-estar e oportunidades de voluntariado que proporcionam experiências significativas, entre outras.

(*) Crédito da foto: Dino Reichmuth/Unsplah