* Nota do editor: este empreendimento deixou de ser operado pela Slaviero, atuando agora como Hotel Atlântico Prime.

Os Arcos da Lapa, símbolo máximo da história do bairro carioca
(fotos: Peter Kutuchian | Acima: pixabay/melissapiper)

Atual símbolo da boêmia carioca, a Lapa – significa grande pedra ou laje que, ressaltando de um rochedo, forma abrigo -, situada na região central do Rio de Janeiro, é um bairro jovem pois a sua emancipação do Centro aconteceu em 2012. Mas não é por isso que o destino repleto de bares, restaurantes, pubs e atrações culturais não tenha história. Muita gente famosa já morou em suas ruas como Machado de Assis, Carmem Miranda, Manuel Bandeira, Jorge Amado e Heitor Villas-Boas.

Uma das construções mais famosas da cidade, os Arcos da Lapa, por onde passam os bondes que sobem o morro para ir ao bairro vizinho, Santa Teresa, podem ser caracterizados como o símbolo vivo do destino. Atualmente, a Lapa é o segundo bairro mais visitado do Rio por estrangeiros, depois de Copacabana. Qual a razão? Simples. A Lapa é um bairro vivo, principalmente quando o sol está do outro lado do planeta. 

Durante o dia, o vai e vem das pessoas é retratado pelas atividades comuns do dia a dia como idas a bancos, supermercados e compras em geral, enquanto que os turistas visitam diversas atrações culturais, que podem ser feitas a pé: Escadaria Seláron, Arcos da Lapa; Museu do Amanhã; Bondinho de Santa Teresa; Palácio Tiradentes; Paço Imperial; Centro Cultural Banco do Brasil; Teatro Municipal; Biblioteca Nacional; Centro Cultural dos Correios; Museu de Belas Artes;  Real Gabinete Português; Parque das Ruínas; Confeitaria Colombo…

Já quando o happy hour começa, o movimento dos copos inicia a regência da diversidade musical que emana dos diversos pontos de entretenimento. Samba, Funk e Rock se misturam com o Choro, Forró e a Eletrônica, incentivando o agito de quadris, pernas e pés de negros, brancos, amarelos e vermelhos. A Lapa é Rio em todos os graus.

E são variadas as opções para comer, beber e dançar: Casa Vieira Souto; Paiol 08; Lapa 40º; Fundição Progresso; Casa Momus; Nova Capela; Rio Scenarium; Carioca da Gema; Circo Voador…

O bairro é delimitado pelas ruas Riachuelo, André Cavalcanti, Ubaldino do Amaral, do Senado, dos Inválidos, Lavradio, dos Arcos, da Lapa, da Glória, Conde de Lages, Joaquim Silva, Evaristo da Veiga e do Rezende, onde fica o Slaviero Lifestyle.

Por Peter Kutuchian*

Entrada do Lagar Restaurante e o Slaviero ao lado

Com 270 habitações, o Slaviero Lifestyle, é o maior hotel da Lapa. O edifício recém-construído une a modernidade do século 21 com a história, pois o projeto, conduzido por Jaime Morais, manteve a fachada e parede interna de uma casa do século XIX para ser parte do restaurante do empreendimento. O resultado é bonito de se ver. Principalmente quando é noite.

O jogo de luzes cria ambientes e cantos que fulguram glamour e essência artística. Quadros, peças de decoração e esculturas fazem do hotel um local agradável para se estar. Não dá vontade de sair do Lobby e, principalmente, da pequena área no fundo do restaurante onde uma parede viva e luz natural nos convidam para passarmos momentos de lazer ou até de trabalho.

O bar ao lado instiga um chopp gelado ou um mojito refrescante, bebidas que acionam a vontade de sair e conhecer a boêmia vizinha. E, mesmo que a noitada seja adiada para amanhã, o jantar poderá ser muito bem resolvido no Lagar restaurante, que tem seu menu assinado pelo chef Renato Vicente.  

Voltado para o segmento de negócios, o primeiro hotel da marca Lifestyle da Slaviero, inaugurado em abril de 2016, une a hospedagem aos eventos, oferecendo uma estrutura peculiar para a realização de encontros corporativos ou sociais. Mas, como no Rio de Janeiro Lazer e Business caminham juntos, o empreendimento é vislumbrado pelos dois públicos. E falando nos clientes, eles têm avaliado positivamente o hotel no TripAdvisor, figurando entre os dez primeiros na ferramenta em meio a outros 280 meios de hospedagem.

Alessandra Rampasso, gerente geral do Slaviero Lifestyle RJ: "a equipe é a alma do hotel"

Para Alessandra Rampasso, gerente geral do Slaviero Lifestyle, o reconhecimento dos clientes retratado no TripAdvisor é uma conquista de toda a equipe, que é a alma do hotel. "Minha missão aqui é formar as pessoas que atendem os hóspedes e os reviews atestam o acolhimento que é gerido por todos eles. Aliás, o atendimento é o que considero ser o atributo mais importante dentro de um negócio como o nosso. Não adianta ter apenas infra e tecnologia, é preciso ser um completo. E é isso que o Slaviero Lifestyle é: um hotel completo", enfatiza a profissional.

Foco no Carnaval
A proximidade do empreendimento com o Sambódromo – 17 minutos a pé ou sete de carro – faz o hotel ser diferenciado no período do Carnaval, que acontece neste ano no fim do mês. "Este nosso diferencial cai como uma luva para o público que vem de outros lugares especialmente para o Carnaval mais famoso do mundo. Nossas anfitriãs (nomenclatura da Slaviero para guest relation) estão preparadas para atender todas as demandas dos clientes", explica Alessandra.

Confira na galeria abaixo a infraestrutura do Slaviero Lifestyle Rio de Janeiro:

Lagar Restaurante
Comandado pelo chef Renato Vicente, o Lagar Restaurante tem tudo para ser o melhor restaurante da região: ambientação, conforto e um cardápio bem elaborado. Opções como o Risoto de camarão ou o Ravioli recheado de bobó de camarão são alguns dos destaques do menu que é dividido entre Couvert, Entradas, Risotos e Massas; Peixes e Frutos do Mar; Carnes e Aves; e Sobremesas.

Seguindo um conceito da marca Lifestyle, o escopo do restaurante é servir pratos que proporcionem saúde e bem-estar, com opções que sejam saudáveis, livres de lactose e glúten, especiais a dietas restritivas.

Com uma carta de vinhos repleta de opções de todo o planeta – sentimos a falta dos brasileiros – e de drinques, o Lagar se torna uma das únicas opções de restaurantes requintados na Lapa, algo que é ideal para os cidadãos cariocas que desejam começar a noite de forma romântica para depois entrar com os dois pés na pista de dança ou mesmo para ver um show.

O café da manhã tem olhar atento pois oferece variantes da gastronomia matinal bem apresentados, com frutas cortadas perfeitamente, boa variedade de pães, frios, queijos, geleias, pães doces, bolos, tortas…

Destaque para o visual da casa antiga, vizinha do edifício, que aparenta ser um restaurante de rua, e para o cardápio do room service, que conta com opções também diferenciadas.

Veja as fotos do Lagar Restaurante e confira sua infraestrutura, pratos e buffet de café da manhã.

Subir, entrar e dormir
Os 270 quartos do Slaviero Lifestyle Rio de Janeiro estão distribuídos em dez pavimentos. Assim que desembarcamos em nosso andar, descobrimos um corredor escuro, característico atualmente em alguns empreendimentos de categoria lifestyle – a ideia é que ao entrar na habitação o apartamento se revele com mais ênfase. O edifício tem formato em "U" e para quem está hospedado em quartos que ficam na parte de trás do prédio, a caminhada se torna mais longa.

Em categorias as 270 habitações estão compostas da seguinte forma: 140 são Luxo Casal, cem equivalem aos Luxo Twin, 20 são Suíte Master e dez são vendidos como Suíte Superior. As metragens são de 18 metros quadrados para as categorias Luxo; 22 m² para as Suítes Superior e 34 m² para a Master.

Aproximando o cartão, a fechadura da Assa Abloy Hospitality libera a abertura para entrarmos num quarto Luxo Casal equipado com cama king size, enxoval premium, bancada de trabalho, poltrona, TV LED de 39", ar-condicionado split, piso laminado, armário e minibar operado pela Anserve – maior empresa de terceirização do mercado.

A decoração da habitação agrada e a hospedagem se faz tranquila e confortável para duas pessoas, mesmo que a bancada de trabalho e banheiro comportem uma pessoa por vez. Não teve como não lembrarmos de hospedagens feitas em Nova York, onde a maioria das habitações têm tamanho reduzido. A intuição mostra que as Suítes serão sempre as primeiras a ser comercializadas.

Falando nelas, as suítes são de padrão muito bom, a Superior tem um sofá colocado no pé da cama e a bancada de trabalho é maior. Já a Master é mais confortável com sala de estar, walking closet e banheiro amplo. Na próxima vou ficar nela!

Quer ver como são as habitações do Slaviero Lifestyle Rio de Janeiro? A galeria está logo abaixo. 

Serviço
slavierohoteis.com.br

* A reportagem do Hôtelier News realizou esta matéria a convite do próprio hotel.