Slaviero Palace Hotel (PR): 30 anos com carinha de 18

O Slaviero Palace é o primeiro hotel da rede, inaugurado em 1981 (fotos: Juliana Bellegard)
Cheguei em Curitiba em uma quinta-feira chuvosa, após a já tradicional confusão aeroportuária no trajeto de São Paulo até a capital paranaense. Desci na rua 24 Horas e andei duas quadras até uma ruazinha simpática, onde, na metade do quarteirão, está instalado o Slaviero Palace. Ao subir até o apartamento, encontrei um quarto aconchegante, carpete no chão e uma cama feita. Tudo com cara de novo. Nada no quarto, no lobby, no restaurante ou na sala de estar no mezanino do hotel deixam transparecer que este é o primeiro empreendimento da rede Slaviero - que, em 2011, completa 30 anos de operações.
De 1981, quando o hotel foi construído, para cá, a Slaviero deixou de ser uma empresa familiar curitibana para tornar-se uma rede hoteleira de destaque nas regiões Sul e Sudeste. Aqui, onde tudo começou, é possível perceber o cuidado com detalhes de todos os tipos. Com a reforma dos apartamentos iniciada, as tomadas antigas foram trocadas pelos problemáticos modelos novos. Problema? Há adaptadores na recepção. Precisa de um espaço para relaxar e tomar um drinque? Aproveite o bar do lobby. Prefere ler em um ambiente mais privativo? Vá ao mezanino. Quer se localizar em Curitiba? Há um terminal ao lado do balcão da recepção que pode te ajudar. Acha que os hotéis estão muito impessoais? Aqui, os simpáticos colaboradores abrem a porta da frente para você. Isso quando o próprio gerente, Rogério Panitz Garcia, não aparece por lá, checando se está tudo bem com seus hóspedes.
*Por Juliana Bellegard
  Rogério Panitz Garcia, gerente geral do hotel, e Flávio Monteiro, diretor de Vendas e Marketing da rede
Ele e Flávio Monteiro, diretor de Marketing e Vendas da rede, me recepcionam e falam um pouco sobre o empreendimento. As renovações, feitas aos poucos, são a maneira encontrada pela diretoria para manter o produto sempre atualizado. Garcia e Monteiro afirmam que ainda há quem torça o nariz para a questão da "idade" do hotel: muitas vezes, os 30 anos soam mais como algo envelhecido do que tradicional. Mas quem se hospeda aqui não parece compartilhar desta visão. O gerente conta que existem clientes habitués que conhecem os colaboradores, já têm seus hábitos peculiares e suas preferências. Gostam da torta de figo no café da manhã.
Instalado em uma região que já foi bastante desvalorizada e agora vem sendo redescoberta, o Slaviero conta com alguns concorrentes de peso na região. E mesmo assim continua ali, procurado por muitos turistas que vêm para Curitiba a negócios e também a lazer - mais uma vez, a localização faz diferença. Daqui, o acesso para todos os pedaços da cidade é fácil, além da possibilidade de fazer tudo a pé mesmo.
A decoração aqui segue o estilo clássico condizente com a "idade" do hotel
No lobby, um espaço para os hóspedes acomodarem-se
 
O business center: além dos computadores, uma pequena mesa de reuniões
O concierge virtual dá uma ajuda para quem quer conhecer a cidade
Para relaxar por um momento, aproveite o bar do lobby: aqui é possível tomar um café durante os dias frios ou um drinque após o jantar
O mezanino do hotel é um espaço cuidadosamente pensado. Os sofás e poltronas espalham-se pela sala, os vidros permitem que o hóspede tenha uma vista da rua e também do lobby
 
Detalhes da decoração
  No canto, uma estante com uma variedade de livros que inclui romances do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro e uma edição do guia Relais & Chateaux.
Os elevadores dão acesso a área de eventos
A sala de eventos é modulada, podendo transformar-se em até três espaços diferentes ou um grande auditório
O fitness center é equipado com aparelhos de ginástica e alongamento
O gerente explicou que há planos para modificar e modernizar este espaço
Alimentação Um dos destaques do hotel é seu restaurante. Ao hospedar-me lá, pude provar as variadas opções do cardápio: café da manhã, buffet de almoço, pratos à la carte e o buffet de jantar, que inclui opções de pães e sopas. E as sobremesas, incluindo a tal torta de figo. Os dois buffets haviam sido montados por conta da quantidade de visitantes que o empreendimento recebia na ocasião, um grande grupo que estava na cidade por conta de um congresso. Com isso, tanto o restaurante quanto o bar do lobby estavam constantemente movimentados.
 
Desci cedo para o restaurante para pegar o café da manhã ainda no começo
O espaço segue a mesma decoração sóbria e sofisticada do resto do hotel
A convidativa mesa do café: opções quentes, pães, frios, café, leite, cereal, sucos, geleias e iogurte
 
Sem esquecer das frutas frescas
E os doces: bolos e a tão comentada torta de figo
No almoço, o buffet estava montado
Salada, pratos quentes, frios, queijos e pães
Mas optei por experimentar algo do menu à la carte
Como entrada, bolinho de mandioca com carne seca
Prato principal: Penne com molho de camarões e limão
  As opções de sobremesa variam de frutas a um pavê de chocolate e morango
 
Buffet do jantar, uma ótima pedida para o frio
Carne, frango, arroz, legumes, frios, risoto e sopa. Quem resiste?
Mais sobremesas coloridas!
Hospedagem Até o final do ano, todos os apartamentos do Slaviero Palace estarão completamente renovados. As modificações fazem parte do projeto de renovação pelo qual o empreendimento está passando. A nova cara das acomodações do hotel revelam um pouco do perfil de hóspede que passa por aqui: a decoração sóbria, os espaços amplos e a mesa de trabalho bem organizada são projetados para os executivos e visitantes que vêm para a cidade a negócios. E não deixam nada a desejar se quem pernoita por aqui é um turista em busca de uma hospedagem de qualidade e sofisticação.
Fiquei em uma das unidades do sexto andar, já reformada
Ao entrar...
 
... Olho para um lado, o outro e... cadê o banheiro? A porta ao lado do frigobar é o armário. Logo em frente, ao lado do espelho...
...a porta de correr revela o banheiro
Em vez de ficarem penduradas, as toalhas estão armazenadas abaixo da pia
Chuveiro com banheira. Oba!
  O secador fica em um canto da pia. Acima, o kit de amenities
 
Os tradicionais avisos ecologicamente corretos: economize água, reutilize sua roupa de cama e de banho
Para o frio curitibano, cobertores extras no armário
"Quitutes" e bebidas do frigobar
De um lado, a mesa de trabalho e a televisão. De outro, a cama já arrumada
 
Fui mimada ao chegar no hotel: uma bandeja de boas-vindas com biscoitos e frutas, uma caixinha de chocolates e outra caixa com um kit de chá
O folder do Slaviero Palace tem um mapa mostrando sua localização, quase em frente da praça General Osório
Foi por ali que eu resolvi passear na sexta-feira de manhã...
Destino Curitiba é a cidade do Jardim Botânico, da Ópera de Arame, dos diversos parques verdes, de shoppings modernos, do bar Aos Democratas e do restaurante Madalosso. Mas o centro da capital
paranaense também tem seu charme. A região foi revitalizada recentemente, conta com lojas de todos os tipos, alguns bares e restaurantes com ares de boemia e ali, durante o dia, organizam-se feiras, vende-se flores, quadros, aluga-se livros. É um passeio que mostra um pedaço diferente de Curitiba.
Uma curiosidade: Garcia conta que, durante a época do Natal, costuma acompanhar grupos que caminham até o HSBC da rua Quinze de Novembro para assistir a famosa apresentação do coral do banco. Cobre-se a distância do hotel até a famosa esquina em cerca de cinco minutos de caminhada.
 
Momentos da praça General Osório
Caminhamos ao longo da rua Quinze de Novembro
Aqui, o cenário de tantas apresentações musicais de Natal
Canteiros de flores, floriculturas e o Bonde da Leitura dão o colorido da paisagem
Serviço Slaviero Palace Hotel Rua Senador Alencar Guimarães, 50 - Centro Curitiba - PR 41 3017-1000 41 3017-1010 www.hoteisslaviero.com.br
*A equipe do Hôtelier News hospedou-se no Slaviero Palace a convite da rede.

Comentários