Slaviero Rockefeller: hospedagem em Curitiba ou Nova York?

Detalhe da entrada lateral do Slaviero Rockefeller
(fotos: Fernando Chirotto)
Imagine uma noite de entretenimento para um turista na requintada Nova York. Famosa pelos musicais da Broadway, que chegam a ficar em cartaz durante anos, a cidade já foi palco de diversos filmes, vítima de uma das maiores tragédias dos últimos tempos - o atentado terrorista que completou sete anos ontem (11) - e até mesmo homenageada em uma música, imortalizada na voz de Frank Sinatra.
Durante o trajeto seria obrigatório passear pela Fifth Avenue e Times Square antes de chegar no circuito da Broadway - que contempla 43 teatros - e assistir a um dos shows, voltando depois para o aconchego de um luxuoso hotel. Dadas as devidas proporções é possível cumprir um roteiro deste nível no Brasil, mais precisamente em Curitiba, apontada por muitos como cidade modelo em vista de seu planejamento urbano e sua política ambiental.
Para vivenciar esta experiência, a equipe do Hôtelier News esteve in loco no Slaviero Rockefeller, primeiro empreendimento da rede com a marca caracterizada por hotéis temáticos. Além da hospitalidade sofisticada que remete à cidade norte-americana, foram oferecidos ingressos para o espetáculo Os Produtores, adaptação de um sucesso da mesma Broadway citada acima.
Por Fernando Chirotto* 
  Fachada do edifício antes de se tornar um hotel (há aproximadamente 30 anos) e atualmente
 
 
Antes de se tornar um hotel, o edifício de 4,5 mil m² era uma espécie de pensão ocupada por funcionários da rede ferroviária nacional. Aberto em julho de 2002 após as adições do quarto e quinto andares projetados pelo arquiteto Washington Fiúza, o Rockefeller situa-se na rua homônima e atualmente conta com 36 colaboradores.Localizado próximo ao centro comercial da capital paranaense, o empreendimento é anexo ao Estação Embratel Convention Center, o que proporciona cerca 90% de ocupação proveniente do público corporativo. "Estamos em uma área que recebe grandes eventos, portanto, sempre buscamos atender a essa demanda de hóspedes. Destaco como diferenciais o serviço personalizado, tamanho das UHs, que foram projetadas para dar conforto aos executivos, e nosso departamento de alimentos & bebidas, que sempre inova com coffee breaks temáticos e pratos diferenciados", explana Eraldo Santanna, que acumula as funções de gerente regional de Operações da rede e geral do empreendimento.
Eraldo Santanna, gerente regional de Operações
Curitiba ou Nova York? Logo ao entrar nos deparamos com o lobby e a recepção, ambos com detalhes de decoração inspirados no estilo nova-iorquino, fazendo uso do contraste entre tons claros e escuros.
 
  Recepção em dois ângulos diferentes. No detalhe os relógios, que marcam as horas em Kiev (Ucrânia), Hanoi (Vietnã), Curitiba, Botswana (África) e Alasca (Estados Unidos) Thomas Nietzsche, recepcionista do hotel Ao entrar pela porta lateral, encontramos um charmoso divã... ...e uma escada que dá acesso às UHs Vista frontal do lobby...   ...onde estão quadros com imagens de Nova York Edição de um jornal local é disponibilizada para os hóspedes... ...assim como o concierge online... ...com informações sobre reservas, telefones úteis, taxas de câmbio, além de dicas sobre cultura e restaurantes de Curitiba   Corredor e mesas do lobby em ângulos opostos: ambiente clean e sofisticado Destaque para os pequenos cactos posicionados em cima das mesas Tatiana Alves, gerente operacional, que nos apresentou o empreendimento
 
A visita prosegue pelo elevador, que dá acesso a quatro andares. Uma característica intrínseca ao edifício é a amplitude dos corredores que, além de ligarem os quartos, compreendem varandas e jardins, tudo ambientado ao melhor estilo do centro financeiro dos Estados Unidos.
A decoração do espaço atinge seu apogeu com a imagem colossal do titã Atlas, que segundo a mitologia grega foi condenado por Zeus a sustentar o globo terrestre em suas costas. A figura é uma reprodução da estátua localizada em frente ao Rockefeller Center, também em Nova York.
  Os corredores em dois ângulos Ao olhar para cima, nos deparamos com a luz do sol e o céu azul Porta de acesso à varanda...   ...que também possui detalhes na decoração Escadaria do antigo edifício: único espaço mantido Imagem do titã Atlas no corredor: mais uma homenagem à Nova York
 
Hospedagem Após ter conhecido as áreas comuns, chegou a vez das 78 UHs, das quais 26 são para fumantes, divididas nas categorias Luxo duplo (24), Personalité (18), Superior casal (12), Luxo casal (nove), Executiva (seis), Superior duplo (seis) e Studio (três, sendo uma delas para pessoas com necessidades especiais).
Três UHs estão exatamente localizadas na esquina da fachada do hotel... ...possibilitando uma vista privilegiada da Rua Rockefeller Ao chegarem, os hóspedes encontram guloseimas de todos os tipos... ...bebidas no frigobar... ...além do diretório de serviços e uma revista Em um lado, o armário conta com cobertor e cabides... ...no outro está o cofre eletrônico   O único apartamento adaptado do hotel, em dois tempos Mensagem exposta no banheiro demonstra preocupação com a preservação da água
Todas as unidades habitacionais oferecem frigobar, ar-condicionado, telefone, armário, conexão à internet, TV a cabo, cofre eletrônico, room service, cama box spring e secador embutido. Os amenities são fornecidos pela Seu Tempo, que disponibiliza sabonete líquido, sais de banho, hidradante, shampoo, condicionador, lenço de papel e touca. Kit para barba e higiene bucal não estão inclusos e são cobrados à parte. Algumas categorias possuem banheiras, enquanto outras oferecem chuveiro com box.Nos últimos meses, o hotel passou por reformas e implantou novidades em seus apartamentos. Foram lançados armários móveis, que permitem aos hóspedes que viajam e retornam ao empreendimento deixarem seus pertences guardados mediante uma taxa de empréstimo.
Armário móvel, novidade no Rockefeller (foto: divulgação)
A suítes do tipo Personalité, eventualmente modificadas em hospedagens de núpcias, receberam investimento de aproximadamente R$ 70 mil em remodelações realizadas entre os finais de julho e agosto. Foram trocados os carpetes - agora podem ser retirados em blocos, facilitando o processo de lavagem - e as TVs, que passaram de 21" para tela LCD 36". Outra peculiaridade dos espaço é a ante-sala com sofá cama.
Rosas vermelhas recepcionam os casais em lua-de-mel... ...que também encontram uma cama decorada  Detalhes das toalhas com pétalas de flores e da cabeceira na qual são colocadas velas, flores e bombons Toilette da suíte nupcial...   No destaque, velas vermelhas e amenities Até os rolos de papéis higiênicos são estilizados para os recém-casados... ...que podem usufruir desta banheira de hidromassagem...   ...e apreciar a decoração que também apresenta vela em formato de coração e sabonete decorativo Quaisquer sugestões ou reclamações sobre as UHs, contate o gerente
Gastronomia A gastronomia é um dos pontos culminantes para o sucesso de um empreendimento uma vez que pode tanto conquistar quanto afastar os hóspedes. No caso do Rockefeller, os clientes podem desfrutar dos pratos e bebidas de dois espaços interligados. Passando pelo lobby, entramos no Times Square Bar, que funciona diariamente até 23h.
Times Square Bar
Seguindo em frente, entramos no White Restaurante Bar e Café, que possui uma porta de entrada com acesso pela rua. O espaço disponibiliza buffet de segunda à sexta-feira, além de cardápios exclusivos encomendados por grupos corporativos.
Entrada pela rua do White Bar e Restaurante Ele tem capacidade para 80 pessoas   Uma adega com vinhos Miolo e menu personalizado também constam no estabelecimento
 
Apesar da boa estrutura, se faz necessária a presença de um profissional competente para criar pratos que possam conquistar os hóspedes pela boca. À frente da cozinha do White está o chef Paulo Bittencourt, que chegou ao hotel em 2006.
Chef Paulo Bittencourt Salada de entrada, com tomate, pepino, rúcula e mussarela de búfala
Salmão à sete mares: salmão grelhado com molho apimentado de camarão puxado no azeite, aspargos, champignon, tomate seco e três queijos. Acompanham arroz com amêndoas e batata sauté Entre os pratos à la carte está o Frango ao molho de shitake, acompanhado de arroz e legumes   Outras opções para o almoço estão no buffet, como saladas de tomate e cenoura...   ...e pratos quentes, incluindo Penne à pizzaiolo e Legumes ao vapor O café da manhã começa a ser servido às 6h... ...horário no qual as mesas já estão arrumadas para os hóspedes No detalhe a cesta de frutas, que remete ao clima tropical O buffet tem opções para todos os gostos, como iogurte, salada de frutas...
    ...ou em pedaços, como abacaxi, mamão, melancia e melão... 
...mesa de frios...    ...pães de todos os tipos: bisnagas, broas, frânces, de queijo, mel...   ...forma, integral, pizza de pão...
...e croissants Também são oferecidos cereais... ...geléia diet, leite de soja e chocolate em pó... ...calabresa, ovo e salsichas, ao melhor estilo do breakfast norte-americano
  Para os amantes de sobremesas, torta de laranja, bolo e doce de leite
 
  Aos que estão de dieta, gelatinas e shakes com poucas calorias
Para beber, chás, café, leite integral...  ...sucos, água e leite em pó, com açúcar mascavo para adoçar. À direita, a mesa decorada com pau de canela
 
Andares de eventos A maior demanda do hotel corresponde ao público corporativo que, apesar de participar de congressos no Embratel Convention Center, costuma realizar reuniões e coffee breaks nas dependências do empreendimento.Para atender estes hóspedes, o Rockefeller conta com quatro salas de eventos: New York, com capacidade para 170 pessoas em auditório, Madison Square (80), Lincoln (30) e Carnegie Hall (20). Além disso, existe a Rainbown Room, espaço destinado a confraternizações e palestras, com capacidade para até 250 pax.
Sala Madison Square
 
Detalhes do Espaço Rainbow   Salas New York e Lincoln (fotos: hotelslaviero.com.br)
O andar de eventos ainda contempla as três salas Wall Street, business centers com mesa de escritório e computador com conexão à internet. Também existe um espaço no corredor para coffee breaks, que podem ser realizados em uma área externa.
  Duas das salas Wall Street Espaço do corredor para coffee breaks...
...onde há poltronas confortáveis.... 
 
 ...e saídas para uma área externa... ...de onde podemos observar Curitiba através de um mirante Destaque para o céu azul Vista geral da área externa, onde ao canto superior esquerdo podemos ver...  ...o shopping Estação, integrado ao Embratel Convention Center
Bem-estar O último aspecto a ser conferido - porém não menos importante - é o health club, que dispõe de fitness center com esteiras, biclicletas, outros aparelhos e pesos, além de sala de massagem, duas jacuzzis e saunas seca e úmida.
Sala de massagem... ...que conta com especialistas em shiatsu Fitness center... ...com aparelhos... ...e halteres Mais à frente estão duas jacuzzis... ...e cadeiras para os hóspedes relaxarem   Saunas com duas opções: a vapor e seca...   ...e vestiários para quem vai aproveitar os espaços  
Crescimento Entre o ano passado e 2008, o empreendimento vem crescendo de forma gradativa, atingindo bons índices de ocupação e faturamento, como informa o gerente geral. "Só em agosto registramos 71% de ocupação, o que representa alta de 15% em relação a 2007. Se contabilizarmos o período entre janeiro e agosto, a ocupação acumulada foi de 61,5%, 21% a mais que no ano anterior. Também tiveram incremento a diária média (+9%), a RevPar e, conseqüentemente, o faturamento, que aumentou em 30%", comemora.
Quando questionado sobre a expectativa para os índices finais deste ano,revela estar satisfeito com os resultados já alcançados. "Nosso crescimento atingiu proporções consideráveis, proporcionadas pelo aquecimento da economia brasileira, do mercado hoteleiro de Curitiba e do grande números de eventos realizados. Além disso, vale destacar nosso trabalho, no qual os colaboradores são orientados a não apenas atender, mas acolher os hóspedes", encerra.Serviço Rua Rockefeller, 11 - Rebouças - Curitiba - Paraná www.hotelslaviero.com.br 41 3023-2330 * A equipe do Hôtelier News ficou hospedada no hotel a convite da rede Slaviero.

Comentários