Acácio Pinto - VertPinto é um dos fundadores e diretor de Operações da Vert Hotéis

Capacitação e trabalho sério são os ingredientes para uma carreira de sucesso na avaliação de Acácio Pinto, nome conhecido no mercado hoteleiro, sobretudo de Minas Gerais. De acordo com o profissional, um dos fundadores da Vert Hotéis, só alcança seus objetivos e permanece no topo quem derrama suor.

"É necessário se capacitar mais dos que os concorrentes e isso vale para todos os profissionais, na hotelaria e fora dela", determina o executivo. Num olhar para a sua carreira, que tem mais de 30 anos, Pinto lembra que nenhum dos degraus que subiu foi por acaso. Todas as evoluções foram resultados de aprendizados, lições aprendidas a cada novo dia de trabalho.

Na visão do profissional, um planejamento de carreira bem feito tem que levar em consideração as possibilidades mais imediatas. No raciocínio do diretor da Vert, alguém que planeja evoluir na carreira precisa se lembrar de onde está para dar um passo de cada vez e não pensar numa escalada sem medidas. "É saber quem sou, onde estou e para onde vou", reafirma.

A capacitação e o estudo, tão defendidos pelo executivo, precisam se mostrar no cotidiano da profissão, se livrando de achismos e embasando opiniões. "Profissionais precisam apresentar números, fatos e informações sustentadas", dispara.

Acácio Pinto: carreira

A argumentação firme de Pinto está alicerçada nas suas experiências vividas no segmento. Formado em Hotelaria e com MBA em planejamento, o dirigente passou por posições de gerência em empreendimentos das redes Othon, AccorHotels e Meliá além de ter sido gerente geral no Ouro Minas Palace Hotel.

Como conselho aos novos profissionais do mercado, o gestor vai direto ao ponto: "Você é o único funcionário do seu sonho, então se posicione".

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/hotelier News