sofitel bogota victoria regiaMisturadores de plástico foram substituídos por de bambu

Em sua missão para reduzir o impacto no meio ambiente, o Sofitel Bogota Victoria Regia é hoje um exemplo na América do Sul. Com diversas ações, o hotel Accor aboliu completamente o uso de plástico em suas atividades. Com isso, ele se torna o primeiro empreendimento da companhia 100% plastic free na América do Sul desde que a empresa iniciou o programa Planet 21.  

O maior impacto dessas novas diretrizes é registrado na área de Alimentos e Bebidas. Recipientes de plástico, talheres e copos usados para comida para viagem foram substituídos. Agora a unidade utiliza recipientes biodegradáveis ​​à base de amido de milho.

“A principal característica deste material é que ele vem da natureza e retorna para ela. Além disso, é um material resistente a baixas e altas temperaturas, tem uma aparência agradável e mantém aromas e sabores”, explica David Kianni, gerente geral do hotel.

Da mesma forma, canudos e misturadores de plástico foram trocados por papel e bambu, respectivamente. E somente são oferecidos a pedido do cliente. Suas vantagens são que eles não perdem rigidez na água e levam muito menos tempo para se decompor. 

Sofitel Bogota Victoria Regia: outras ações

Os quartos do Sofitel Bogota Victoria Regia não escapam desta revolução. As garrafas plásticas de água foram completamente eliminadas. Agora os hóspedes têm garrafas de vidro ou a água filtrada "Natura", oferecida em uma máquina de tripla filtração com a mais recente tecnologia. Além disso, o hotel foi mais longe porque solicita ao seu fornecedor que reciclem e reaproveitem esses recipientes. 

“Como parte do nosso compromisso com a sustentabilidade, a água que não é consumida nas garrafas é coletada diariamente. Ao invés de ser descartada, ela é usada para regar plantas e flores do hotel. Isso, por sua vez, também reduz o desperdício”, diz Kianni.

O serviço de lavanderia e kits de higiene também passaram por adaptações. Os protetores de roupas não são mais de plástico, mas sim de pano, o que permite que eles sejam reutilizados. Já os itens de higiene, como kit dentário ou toucas de banho, são embalados em papel kraft, revestidos com ácido polilático, que é um polímero biodegradável. E os chinelos são acomodados em sacos de pano. 

Na academia, as garrafas de água deram o seu lugar a um dispensador e copos à base de amido de milho. Além disso, em todas as áreas do hotel há filtros de água para evitar o consumo de garrafas de plástico.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Sofitel Bogota Victoria Regia