Sofitel GuarujáProfissionais do hotel e da AccorHotels receberam a honraria

O Sofitel Guarujá, que integra o portfólio da AccorHotels, foi reconhecido por sua ações sustentáveis. Depois de colocar em ação um projeto "Emissão Zero", que busca evitar a contaminação do meio ambiente por 40 milhões de efluentes, a unidade alcançou o primeiro lugar na categoria Água da 14ª edição do Prêmio Brasil Ambiental. A organização do evento é feita pela AmCham Rio (Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro).

Basicamente, o "Emissão Zero" reaproveita a água do tratamento de efluentes e das chuvas no resort. A ideia para o mecanismo foi de Luis Fernando Mattos, gerente de manutenção do hotel. Com a ajuda de João Carlos Pollak, gerente geral, o plano foi colocado em prática e opera desde 2010.

"O prêmio reconhece o esforço do grupo no caminho da sustentabilidade. Foi uma grata surpresa", afirma Pollak. A premiação existe desde 2005 e reconhece as organizações com melhores práticas em sustentabilidade.

Além dessa, o hotel possui outros tipos de ações ligadas à sustentabilidade. Em outubro, aconteceu um concurso de moda sustentável, quando as roupas foram fabricadas a partir de copos plásticos, cápsulas de café expresso, toucas, lençóis, papelão, entre outros materiais.

Sofitel Guarujá Jequitimar: processo

Ao todo, são três Estações de Tratamento de Água (ETA’s), cada uma para chuvas, águas negras e águas cinzas, separadamente. Assim, o reuso delas ocorre em jardins, lavagens externas, banheiros, torres de refrigeração, entre outros.

Dessa forma, o lodo gerado pelo processo recebe tratamento de desidratação por um período de seis meses. Por fim, o produto gerado é utilizado seco nas dependências citadas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/AccorHotels