Porta de entrada do Sofitel Jequitimar
(fotos: Dênis Matos)
Há uma espécie de equilíbrio ilógico no Sofitel Guarujá Jequitimar. Localizado na praia de Pernambuco, no município guarujaense, o resort, de pé na areia, consegue mesclar aspectos da vida litorânea ao requinte e à elegância da cultura francesa – sem que um detalhe ofusque o outro.
São inúmeros paradoxos que se convergem e se completam. O espelho de água no lobby, típica decoração praiana, contrasta com o piano de cauda que fica logo à frente no bar. O mobiliário em bambu destoa da luminária clássica que figura no balcão de recepção. Uma árvore ressecada, presente no salão de entrada, não faz ritmo com o leme em madeira que adorna o entorno.
E é justamente essa miscigenação cultural que faz do Sofitel Jequitimar um lugar de identidade singular, sem que a sobreposição das diferentes estéticas que ali se desenham diminuam a suntuosidade e a finesse do hotel.
E isso vai reverberando em outras áreas. Na gastronomia, o Les Épices faz a junção da cozinha do mediterrâneo à brasileira. Já à ponta da praia, é o Mar Casado, que serve petiscos e frutos do mar, o responsável pela quebra, num espaço típico para tardes ensolaradas.
Tal confluência de personalidade é parte do DNA da marca Sofitel, que busca valorizar a cultura de cada região onde está presente. Por isso, os elementos de identidade da alta gastronomia e da cultura francesa se incorporam à personalidade e aos costumes locais.
Por ora, vale citar por alto que o terreno de 77 mil m², com projeto arquitetônico de Henri Michel de Fournier, da De Fournier & Associados, e o paisagismo de Haruyoshi Ono, do escritório Burle Marx, congrega piscinas, quadras para esportes, fitness center, o impecável Le Spa, o shopping Jequiti e o centro de eventos. Amusez-vous!
Por Dênis Matos*
Hotel obedece à estética das construções
baixas da cidade, com apenas cinco andares

 


A arquitetura proposta é de simetria…
…Nas alas em que o hotel se divide

Um eixo principal separa as edificações do epicentro,
na parte onde figura o lobby do hotel e a recepção

À frente do lobby, um espelho d´água se mescla…

…Visualmente, ao mar de Pernambuco

História
A concepção do Sofitel Jequitimar remete aos idos da década de 1950. À época, o casal Jorge e Marjory da Silva Prado eram parte da burguesia paulista que participava de festas no balneário e, encantados com a praia de Pernambuco, compraram um lote que viria a ser o Hotel Jequitimar – depois de ter sido por anos uma casa e um clube de golfe para festas particulares.
A inaguração aconteceu após o falecimento de Marjory. O nome Jequitimar, inclusive, foi escolhido por ela, em menção à árvore Jequitibá.
João Carlos Pollak, gerente geral do Sofitel Jequitimar
Nos tempos áureos, personalidades como a princesa Ira von Furstenberg, o embaixador americano Charles Elbrick, o governador Abreu Sodré, Pelé, Emerson Fittipaldi e os atores Kirk Douglas, Elza Martinelli e Florinda Bolkan estiveram no hotel.
Em 1997, Veridiana Prado, filha de Marjory e Jorge da Silva, então administradora do Jequitimar, resolveu se desfazer do empreendimento. Foi então que o grupo Sílvio Santos tomou à frente e, acreditem, adquiriu o hotel no intuito de retomar sua história, aliando tradição à contemporaneidade.
João Carlos Pollak, gerente geral do Sofitel Jequitimar, conta que, à época, houve um burburinho de que a filosofia do grupo liderado pelo senhor Abravanel não condizia com o luxo do Sofitel. Mas foram só rumores, e a parceria se consolidou num dos hotéis de maior prestígio do mercado.
Com a marca de luxo da Accor à frente da gestão, o Sofitel Guarujá Jequitimar retoma o glamour e o conceito de inovação, típicos da bandeira, e que fizeram parte da trajetória do hotel. Ele foi o primeiro resort do Brasil da rede francesa a ter o conceito Le Spa, que está presente na América do Sul em Cartagena, na Colômbia e em Cardales, na Argentina – e que, sob o olhar deste que você agora lê, é uma das partes mais célebres do hotel.
Le Spa

A primeira impressão que se tem ao adentrar no
Le Spa é que o lugar nunca foi tocado
  
Há uma sobriedade na escolha das cores e
na disposição do mobiliário…
 
 
…Que fazem, sem sombra de dúvidas, deste espaço
um dos mais agradáveis do Sofitel Jequitimar
Os serviços personalizados aguçam todos os sentidos, por
meio de aromas, chás especiais e uma sonorização da natureza
São ao todo oito cabines de tratamento individuais

A piscina coberta e aquecida completa o menu de atividades
À frente do spa, há um enorme deck…

…No qual é possível contemplar a vista do resort
Fitness e lazer
Na área de esportes, o Sofitel Jequitimar conta com uma parceria da Companhia Athletica, uma das mais renomadas redes de academia do País. São modernos equipamentos, como esteiras e bicicletas da Life Fitness, além de contar com professores capacitados.
Áreas de fitness e sauna são divididas por gênero,
para que o hóspede tenha mais privacidade
Esteiras e bicicletas são da Life Fitness, fornecedora
mundial de equipamentos para musculação

 
Alteres e e uma estação para diversos exercícios

Quadros com imagens de esportistas praianos
dão decoração ao espaço
 


Ao todo o hotel possui três quadras de tênis e uma poliesportiva
Descontração e jogatina  
As aconchegantes salas de estar têm piso laminado e luz baixa,
com inúmeros quadros de nomes da cultura popular;
entre eles até mesmo o proprietário do Sofitel Jequitimar

 
Mesas de bilhar: clássico da jogatina botequística,
com o perdão do neologismo
Tabuleiro de xadrez para os adeptos

Kids Club
Enquanto os pais se dedicam às muitas atividades do Sofitel Jequitimar, os pequenos têm outros olhos. O Kids Club não é clube apenas no nome: jogos educativos, livros de estória, gibiteca, VC com vídeo, palco de teatro, camarim com fantasias e outros detalhes arrancam sorrisos.
Aos famintos, um restaurante infantil atende os prantos, com decoração temática e cardápio elaborado pela nutricionista do hotel.
Personagens da turma do Cabriola dão boas-vindas aos pequenos

Passo-a-passo ensina os pequenos a lavar as mãos
Uma espécie de cabana kids serve de espaço para
estórias; e, vez ou outra, de esconderijo dos mais atentados
As já clássicas tonquinhas atendem aos partidários da velocidade

E por que não fazer um desenho?
Jogos para idades diversas

Fantasias de zilhões de personagens
animam as farras dos menores

Lápis de cor servem de cerca e decoração
A farra dos pequenos chega a níveis elevados,
até mesmo acima dos brinquedos

 
Mas não é somente o caos que impera no Kids Club.
Os menores e mais sonolentos podem desfrutar de um
cochilo no tranquilo Berçário…
 

…Seja no berço ou até mesmo abraçado
às pelúcias que ficam no chão de borracha
(que aquece o ambiente e evita quedas)

 Com nome autoexplicativo, a Copa de Mamadeira
tem todos os itens alimentícios para drinks infantis
Lobby e áreas comuns
Via de regra de todo lobby que se pode intitular de memorável, o do Sofitel Jequitimar faz jus ao elogio. O pé direito é alto, o espaço é bem ventilado e imponente, com um enorme espelho d´água fazendo menção à região na qual o hotel está instalado.
Há muita madeira no mobiliário, para deixar os ambientes mais aconchegantes. Uma enorme árvore com poucas folhas figura em meio a poltronas, amontoando à estética praiana um ar que remete a dias de outono.

A imponente árvore completa o cenário do lobby,
por muitos momentos tomando conta dos olhares

 
Nas laterais, pequenas saletas para um momento
de leitura ou simplesmente para matar o tempo

 

Em menção à uma tradição do Sofitel, que acontece
nas unidades da marca em todo mundo, um ritual de
velas traz a noite ao hotel, sempre às 18h

 

 
O cerimonial conta com aroma do Sofitel e sonorização

Chegada à noite, é hora de partir para o L´Eau Vive…

…Piano bar que congrega o espaço do lobby
 
 
Decoração traz elementos litorâneos
Eventos
O Centro de Convenções do Sofitel Jequitimar é equipado com aparelhagem de comunicação e tecnologia de última geração. Possui 16 salas, sendo a maior com capacidade para 1,1 mil pessoas em auditório, três foyers, business center com assessoria e um auditório retrátil com 98 lugares.

O hotel disponibiliza ainda duas outras áreas, uma denominada Espaço de Exposições e a arena ao ar livre. Ao todo são mais de 8 mil m².

 Árena externa, na qual são realizados shows musicais

 
Pequenas salas são utilizadas para reuniões menores
Apartamentos
O conforto Sofitel está nas seis categorias de apartamentos que o Jequitimar Guarujá oferece. Todos têm enxovais da grife Trussardi, ar condicionado, TV de LCD com vasta seleção de canais nacionais e internacionais, DVD player, Internet banda larga e Wi-Fi, cofre eletrônico, telefonia IP e ramal telefônico móvel, mini bar, black out e varanda. Claro, o principal: em boa parte deles a vista para o mar também figura entre os itens.
Os apartamentos Classic e Superior tem 38m². As suítes Deluxe possuem 57m² incluindo hidromassagem. As Luxo são de 71m², sendo 14m² de varanda, closet e hidro. Na Prestige os quartos contam com 115m², com uma varanda de 66m² e hidromassagem.
O exemplo mor do glamour Sofitel é a Suíte Opera: 400m² incluindo varanda da sala com piscina e varanda do quarto com hidromassagem. Banheiro de 26m² com hidromassagem, cabines privativas, cozinha e escritório com entradas internas e entradas independentes. Há também closets, home theater na sala com TV de LCD de 42″.
Vale citar também as camas na MyBed, conceito mundial em repouso da marca. A MyBed é uma cama especial, mais larga e alta, com colchão, sobre-colchão, edredom e travesseiros de plumas e penas de ganso, forrados com um tecido 100% algodão 220 fios e impermeabilizados com Teflon. Mais do que uma nova cama, a MyBed é uma experiência para o bom sono.
 A bela vista da praia de Pernambuco,
presente em todos os apartamentos
Deluxe
Suíte Deluxe, na qual a reportagem HN ficou hospedada

Um pequeno sofá para um cochilo sutil
Portas do guarda-roupas servem de espelho
Televisor fica num móvel com
espaço também para revistas

 Aos paranóicos, uma balança em controle do peso

Cofres digitais

Miniaturas de bebidas alcóolicas
à disposição no apartamento
 Da água aos fósforos, todos produtos levam o nome Sofitel
Opera
 
Na suíte Opera, os mimos são incontáveis: bebidas,
uísque, salgadinhos e até um dock para Ipod
 
 
A enorme sala tem decoração sóbria, com muitos tons
de branco e algumas peças de arte

 
Da banheira, é possível assistir à TV ou
até mesmo contemplar a vista da praia

Cama MyBed, conceito mundial da marca Sofitel
  
Escritório tem entradas internas e entradas independentes
Taças, forno elétrico e micro-ondas à mão

 Cozinha também tem entrada separada

 A melhor área da Opera é, sem sombra de dúvidas, a varanda

Além da vista para o mar, há uma piscina privativa
com aconchegantes espreguiçadeiras

É claro que os mimos da suíte Opera não param na estrutura. É nos serviços que o grande diferencial desta categoria se consolida. Letícia Melo, guest relations do Sofitel Jequitimar, que se dedica exclusivamente às suítes presidenciais, tem uma coleção de histórias sobre o bem-servir. Ela conta que alguns habitues chegam a permanecer meses hospedados por lá.
Um deles, japonês metódico, segundo ela, ia comemorar seu sexagésimo aniversário hospedado na Opera. Como manda a tradição oriental, os 60 anos são celebrados de maneira mais ostentosa, com roupas vermelhas. Para tanto, toda a suíte foi decorada nesta cor, notadamente, sem que o hóspede soubesse.
Letícia Melo, guest relations do Sofitel Jequitimar Guarujá
Gastronomia

A hospitalidade do Sofitel se consolida também na área gastronômica. No Jequitimar, são três restaurantes que atendem a diferentes gostos.
 
Restaurante fica no andar superior ao lobby


Todo cercado por vidro, o restaurante Brisa atende
diariamente os hóspedes para as três refeições

 


Nos dias de altas temperaturas, é possível fazer as
refeições na varanda à frente do Brisa…
…Tendo o mar como companhia… 

…Ou até mesmo ser saudado pelo chegar do Sol
Bon jour
 
Muitas, muitas, muitas frutas, passando por
toranjas, graviolas e outras especiarias saudáveis

Diversas opções de queijo e outros frios

E se a escolha for algo menos saudável,
salsicha e bacon estão à disposição

 
 
Pães, tortas e bolos  – todos produzidos no próprio Sofitel
Mesmo em terras litorâneas, o pão de queijo
mineiro não se faz ausente

Chás e sucos naturais para todos os gostos 

Matinais, mel, achocolatado

 
Uma saborosa salada de frutas, manteiga fresca e iogurtes

E se você quiser uma omelete, eles preparam na hora
Pimentas gigantes fazem parte da decoração
 
 
No almoço ou no jantar, uma enorme variedade de
saladas está à disposição

 
 
Um variado buffet com pratos quentes e frios

 
 
À revelia das frutas, há também os calóricos doces servidos
no Brisa; que soam como impropério para os amantes do açúcar
Mar Casado
Outra opção, ótima para dias ensolarados, é o restaurante Mar Casado, localizado bem próximo ao fim da praia de Pernambuco, onde há a junção dos mares com a alta da maré. Seguindo a estética litorânea, o espaço tem móveis rústicos e iluminação do próprio Sol.
 

A rusticidade e a decoração que faz referência à vida litorânea
dão ao Mar Casado um clima de extremo aconchego
As refeições são normalmente à la carte,
privilegiando um vasto cardápio de frutos do mar

Robalo ao molho de camarão
e leite de coco com legumes

Mil folhas com calda de frutas vermelha,
sobremesa típica da bandeira Sofitel
Les Épices
Como não poderia deixar de ser, a gastronomia francesa se faz presente no restaurante Les Épices. Num espaço intimista, para até 80 pessoas, são servidos pratos exóticos, com toques culinários do mediterrâneo e da cozinha brasileira. Marc Le Cornec, chef executivo que vem das unidades da marca na Costa do Sauípe, é um dos embaixadores da gastronomia do restaurante – comumente aberto para jantares à luz de velas.
As paredes têm decoração em pedras,
que deixam o espaço ainda mais acolhedor
A vasta carta de vinhos leva o nome de…

Marco Patrício Guerra Ortiz, maître do restaurante Les Épices

Até os talheres seguem a simetria
e figuram com perfeição à mesa
E como toda boa refeição, um bom café para terminar a noite
Serviço
Sofitel Jequitimar Guarujá
Av. Marjori da Silva Prado, 1100
Praia de Pernambuco, Guarujá
www.sofitel.com*A equipe Hôtelier News viajou ao Guarujá a convite do Sofitel.