Sofitel Rio investe para conquistar mercado upper upscale
24 de janeiro de 2008Entrada do Sofitel Rio de Janeiro
O Sofitel Rio de Janeiro, localizado na orla de Copacabana, é um dos empreendimentos do grupo Accor Hospitality na cidade maravilhosa. À frente da gerência geral, o francês Philippe Godefroit falou em entrevista exclusiva ao Hôtelier News sobre recentes e futuros investimentos do hotel dentre outras questões de mercado.
Por Rhaiane Sodré
Hôtelier News: Em outubro de 2007 o Sofitel concluiu remodelações iniciadas no ano anterior. Como foi esse investimento?
Os apartamentos ganharam nova decoração, mais conforto e tecnologia. Cada unidade passou a contar com o sistema My Bed, paredes à prova de ruídos, televisão LCD, DVD e opções de internet wi-fi ou banda larga. Além disso, a parte elétrica e o sistema de segurança também receberam investimentos.
HN: O que representou o ano de 2007 para a Sofitel?
Godefroit: Foi um ano muito positivo. Além das remodelações concluídas, conseguimos atingir a receita bruta de quase R$ 54 milhões com a metade do hotel em funcionamento e uma média, acima do esperado, de 67% de ocupação. Só em dezembro, quando tivemos diária média de R$ 520, faturamos R$ 6 milhões.
Os resultados financeiros são os objetivos dos acionistas e conseqüência de muito trabalho.
HN: Qual é o principal público do hotel?
Godefroit: Cerca de 73% dos nosso hóspedes são estrangeiros. Acredito que a boa localização, a qualidade do serviço e os profissionais conseguem atendê-los satisfatoriamente. Os brasileiros ficam em aproximadamente 27%. São Paulo, Minas Gerais e Brasília são os estados com maior representação.
Nosso perfil é voltado para o corporativo, responsável por 75% do nosso faturamento. Oferecemos o maior espaço para congressos e eventos da orla de Copacabana com capacidade para 2,5 mil pessoas.
HN: Muitos hotéis estão passando a buscar o mercado de eventos sociais. O Sofitel também tem essa intenção?
Godefroit: Já realizamos alguns eventos do tipo. É o caso do nosso baile de carnaval, o Bal Masqué.
HN: Qual o trabalho realizado pela Sofitel para conquistar hóspedes diante da grande concorrência na orla de Copacabana?
Godefroit: É necessário buscar o cliente e a principal fonte do sucesso das vendas é conhecê-lo bem. Estar presente em todas as feiras é muito importante e participamos de 99% das que acontecem em todo o mundo. Cada uma tem sua particularidade na contribuição de divulgação do hotel e na apresentação das tendências. Estivemos, por exemplo, na ILT da França buscando difundir o Sofitel como hotel de luxo na China e Rússia, mercados emergentes crescentes.
A presença na mídia e um site atualizado também são ferramentas fundamentais. Além disso realizamos um trabalho forte do comercial na captação de clientes, principalmente para grandes eventos de empresas. Nossa equipe é formada por sete pessoas no Rio, representantes em praticamente todos os estados brasileiros e também no mercado estrangeiro.
HN: Como é feito o treinamento dos colaboradores?
Godefroit: Realizamos treinamentos técnico e de postura padronizado em toda rede. Também oferecemos cursos profissionalizantes de línguas internamente ou por meio de parcerias. O aprendizado de outros idiomas é fundamental na hotelaria para conseguir atender com excelência todos os hóspedes e obter promoções na carreira, já que 70% das oportunidades que aparecem no empreendimento são preenchidas por profissionais da casa após avaliações de competência e nível.
Trabalhamos com 438 colaboradores, sendo 70 deles contratados nos últimos dois meses. Considero um número ideal para atender as necessidades do Sofitel.
HN: Que dica você dá para as pessoas que querem ingressar na hotelaria?
Godefroit: Em primeiro lugar, acho que conhecer bem como a hotelaria funciona é fundamental para entrar na profissão. A carreira requer disponibilidade para viajar, já que a experiência é adquirida ao trabalhar em vários hotéis, gostar de ter contato com as pessoas e tempo flexível. Outro ponto favorável e de extrema importância é ter facilidade em aprender outros idiomas.
HN: O Sofitel realiza algum trabalho para minimizar os prejuízos causados ao meio ambiente?
Godefroit: O grupo Accor implantou um encarte com 65 itens, no qual 30 deles devem ser colocados em prática até o final deste ano pelos hotéis. Reciclagem, dar prioridade à energia verde e participar de ações pela preservação são alguns dos tópicos exigidos.
Estamos cada vez mais trabalhando a conscientização dos colaboradores e, na medida do possível, dos hóspedes.
HN: Quais são os principais projetos e expectativas para 2008?
O Rio tem recebido investidores da hotelaria e acho importante a presença de concorrentes para estarmos sempre buscando melhorias e inovações.
Temos a meta de manter a ocupação de 68%, progredindo no preço da diária média, que deve atingir R$ 500. Novos investimentos serão realizados para atender o mercado upper upscale e atingir a excelência, já que os clientes são mais exigentes por pagarem mais.