Sofitel Rio de Janeiro: bandeiras de muitos países
(fotos: Thais Medina)

Na privilegiada orla de Copacabana, na capital fluminense, encontra-se o cinco estrelas em estilo francês Sofitel Rio de Janeiro. Como os demais hotéis da marca de luxo da Accor Hotel, glamour é o que não falta ao empreendimento, que conta com 388 suítes e apartamentos com varandas, sendo 80% deste total com vista para o mar.

Por Thais Medina

 
À noite ele chama ainda mais a atenção com sua iluminação amarelada e
o contraste com a praia carioca

Ao chegar no Sofitel, o hóspede já se depara com um pouco do que viverá durante o tempo que permanecer no local. Colaboradores simpáticos estão à disposição dos clientes para atendê-los da melhor maneira possível. Tudo começa com o rápido check-in na ampla recepção. É em frente a ela que se encontram telefones para ligações internas e, ainda no lobby, o concièrge Leonel Leandro da Silva, que esbanja sorrisos para encantar e encontrar o que o hóspede precisa.

Também no ambiente estão várias opções de poltronas e sofás coloridos e de diversas estampas, além da biblioteca do empreendimento, com dezenas de obras que abordam a cidade do Rio de Janeiro e suas riquezas naturais, culturais e históricas, além de publicações de escritores brasileiros e franceses sobre decoração e gastronomia. Para as pessoas que preferem apenas relaxar, há uma fonte com peixes vermelhos.


A recepção é ampla e bem iluminada

 
Ainda no lobby ficam o concièrge e aparelhos telefônicos para ligações internas

 
Completando o ambiente um relógio, fonte com peixes,…

 
…a biblioteca e diversos sofás e poltronas, que remetem a pequenas salas de estar…

 
…com opções coloridas e mesas com cadeiras para tomar um drink ou bater um papo descontraído

Ainda do lobby é possível ter acesso a um shopping center com lojas principalmente de antigüidades e jóias.


Do lobby para o shopping em apenas alguns passos

 
Lojas da área comercial que tem entrada diretamente por uma porta no lobby do Sofitel Rio

A caminho dos apartamentos estão os elevadores com seus halls decorados com flores e peças antigas, que tornam os locais ainda mais aconchengantes. Ao chegar no andar de seu quarto, o cheirinho Sofitel e poltronas para passar o tempo.

 
Detalhes não faltam em cada canto do empreendimento…

 
…inclusive nos halls de elevadores

 
No corredor, apartamentos, e no hall, sofás para descanso

Como já mencionado, o empreendimento conta com 388 apartamentos equipados com ar-condicionado, minibar, TV a cabo, tomada de acesso à internet, internet wi-fi, cofre eletrônico e serviços como entrega diária de jornais, havendo opções de hospedagem para portadores de necessidades especiais e não-fumantes.

As UHs são divididas em diversas categorias. A mais alta delas é a Suíte Presidencial, que conta com área de 220 m² destinados a hóspedes que querem ter atendimento vip. Possui sala de estar, copa, cozinha, quarto de casal, banheiro e dois lavabos, com vista de frente para o mar e para a piscina. Já as Suítes Executivas são 16 com 70 m² cada divididos entre sala, banheiro e quarto com vista para o mar. No caso das Suítes Júniores, são 34 unidades de 55 m².

Há ainda as categorias Luxo  Imperial Club, com 35 m², Luxo, com a mesma metragem, Superior Imperial Club, também com 35 m², porém com vista para as laterais ou para uma das piscinas, e Superior.

Os apartamentos Imperial Club contam com exclusividade no atendimento, que inclui serviço de mordomo e guest relations 24 horas, lounge exclusivo para café da manhã, salas de reunião, business center com impressora, fotocopiadora e acesso gratuito à internet banda larga, sala de leitura e staff multilíngüe. Além disso, as UHs da categoria contam com tomada para laptop, CD player, vídeo-cassete e rádio-relógio.


O apartamento possui uma parede de vidro
interligando o quarto e o banheiro

 
TV de LCD e luminária com luz regulável completam a UH,…


…que pode contar também com duas camas de solteiro


Requinte também no banheiro,…

 
…que conta com decoração de flores e amenities Granado


A partir da categoria Suíte Júnior as UHs oferecem banheiras

 
Opções de A&B, minibar e cofre eletrônico também fazem parte da oferta do hotel…

 
…assim como o jornal diário de preferência e chocolates como mimos para os hóspedes

Para tornar o empreendimento ainda mais inesquecível, uma reforma em outubro do ano passado inseriu em 164 unidades habitacionais o conceito My bed, uma nova experiência em repouso que tem como objetivo garantir uma noite de sono tranqüila aos hóspedes, incluindo a troca do cobre-leito e cobertor pelo edredom de penas e plumas de ganso, aumento das dimensões das camas, que passaram a ser mais compridas, largas e altas, e oferta de quatro travesseiros grandes.

Se além de uma boa noite de sono o desejo for por massagens e tratamentos terapêuticos, o hotel oferece salas nas quais podem ser realizados shiatsu, esfoliação corporal e facial e drenagem linfática, além da massagem tradicional. Há ainda saunas seca e a vapor, jacuzzi e um grande fitness center administrado pelo centro de condicionamento físico Bios, que conta com atendimento personalizado e equipamentos modernos.


Recepção da área de massagens


Uma das salas especialmente preparadas para terapias

 
O completo e grande fitness center…


…com equipamentos do mais variados tipos

Na área de lazer há duas piscinas: uma redonda, para o sol da manhã, e outra quadrada, para o sol da tarde. Nas duas é oferecido serviço de bar. Além disso, o hotel disponibiliza serviço de praia com seguranças, toalha, espreguiçadeiras, guarda-sol e frutas no espeto.

 
Há duas opções de piscinas: a quadrada,…

 
…com mesas e cadeiras em área coberta, além de espreguiçadeiras ao ar livre,…

 
…e a redonda. Uma para o sol da manhã e a outra para o sol da tarde

 
Na área da piscina redonda, o bar e a bela paisagem de Copacabana

 
A área de frente para o mar pode ser aproveitada para tomar sol,
fazer alguma refeição ou simplesmente relaxar

 
A piscina redonda entre o mar e o edifício de unidades habitacionais


No mesmo andar das piscinas encontram-se
lojas como a Boutique Brasil…

 
…com bijouterias e objetos criados com pedras,…


…além das jóias da H.Stern

Eventos
A área de eventos do Sofitel Rio de Janeiro conta com sete salas para reuniões Express, para oito e dez pessoas, e duas Máster, para 20 pessoas, e dez salões maiores no centro de convenções, além de um foyer de 750 m². Na área do business center há ainda uma sala de estar com TV, jornais e revistas nacionais e internacionais, seis estações de trabalho com computadores com acesso à internet, impressoras, xerox e scanner, além de dois equipamentos com acesso gratuito à internet.

Os salões de eventos comportam entre oito e 900 pessoas, chegando ao total de 2,5 mil participantes se for considerado o foyer, e oferecem facilidades como telefone, fax, internet, telão, retroprojetor, computador com projeção na tela, cabine de tradução, iluminação, amplificação de som e ar-condicionado.

 
Sala de estar e business center: pontos de apoio para hóspedes e clientes de eventos


Uma das salas de reuniões do empreendimento

 
De um lado do escritório o quadro branco, do outro, a praia

 
No foyer onde se encontram as salas de eventos, poltronas e sofás de diversas cores e estilo moderno


Uma das salas de eventos

Ainda na área de eventos é disponibilizado o Board Meeting Room, que oferece o que há de mais moderno em tecnologia e pequenas conferências. Inaugurada em dezembro de 2004 após investimento de cerca de R$ 700 mil, a sala oferece 20 lugares em cadeiras ergonômicas desenvolvidas em tecnologia inspirada na da Nasa e pode, entre outras opções, realizar vídeoconferência com três países diferentes ao mesmo tempo.

 

Projetada pelo arquiteto francês Michel Gicquel, a área apresenta duas telas laterais de projeção com 72″, tela frontal, microfones digitais, som estéreo, DVD e possibilidade de conexão com a internet em qualquer ponto da sala, isolamento acústico, CD player com capacidade para cinco CDs, cortinas elétricas e multifuncional colorida com recursos de fax, scanner, copiadora e impressora e possibilidade de uso simultâneo de mais de 20 laptops. Além disso, conta com espaço para coffee break e vista para o mar.


Área de controle de tecnologia da Board Meeting Room,…


…que conta com equipamentos de última geração

Alimentos & bebidas

O Sofitel Rio de Janeiro oferece três opções de alimentos & bebidas. A primeira delas é o restaurante Atlantis, que possui 80 lugares, fica próximo às piscinas e oferece culinária internacional temática. Às segundas, o buffet é português, às terças, espanhol, às quartas, brasileiro, às quintas, italiano, e às sextas-feiras, francês. Aos sábados é servida a tradicional feijoada enquanto que o domingo fica por conta do brunch. Tudo sob o comando do chef Roland Villard. É lá também que é servido o café da manhã com pães, brioches e waffles preparados na padaria e confeitaria do hotel e um buffet no jantar.

 
Restaurante Atlantis e seus doces saborosos

Outra opção é o Le Pré Catelan, considerado um dos melhores franceses do Brasil. O estabelecimento foi reaberto em 16 de outubro do ano passado após passar por uma reforma na qual foi gasto aproximadamente R$ 1,7 milhão na reformulação do salão, que ganhou luzes no chão que mudam de cor de tempo em tempo, bar revestido de madrepérola importada das Philipinas, mesas com vista para a praia de Copacabana, divisórias com voiles brancos, lustres de cristais austríacos Swarowski, banheiro com pias de mármore branco, além de uma decoração requintada e um ambiente de extremo luxo, projeto assinado pelos arquitetos Michel Gicquel e Natacha Froger.

 

Para os que preferem uma área reservada no restaurante há como opção o salão Rouge. Com capacidade para até 16 pessoas é todo em tom vermelho e oferece mesa reversível e televisão de tela plana.

 
Le Pré Catelan: luxo e requinte com salas separadas por voilas e áreas abertas…

 
…com luzes no chão que mudam de cor

 
Cada detalhe sofistica ainda mais o ambiente

 
Taças brilhantes e bebidas refinadas completam o glamour do estabelecimento

 
Se a ocasião for ainda mais especial, pode-se usar a sala Rouge

Com completar a noite, nada como dar uma passadinha pelo bar Horse’s Neck, que apresenta decoração em estilo africano, com poltronas com estampas de peles de animais e varanda de frente para a praia. Lá são apresentadas diversas atrações musicais, incluindo shows de bossa nova, MPB e lounge, além de eventos culturais.


O Horse’s Neck Bar apresenta decoração com estampa
de pele de animais como onças e zebras

  
Para tornar a noite ainda mais agradável, música

Serviço
Avenida Atlântica, 4.240 – Copacabana
21 2525-1232
www.sofitel.com.br