Sonesta Hotel Brasília - Conforto e simpatia na capital azul

Notícia atualizada em 17/08/2011
Sonesta Hotel Brasília (fotos: Aline Costa)
Na terça-feira (21) publicamos na editoria Magazine Especial  matéria sobre o panorama geral do Turismo em Brasília. Agora, vamos conferir as imagens que fizemos durante nossa estada no Sonesta Brasília Hotel e também as fotos que fizemos em nosso tour pela cidade.O Sonesta Brasília Hotel tem quatro anos e é um dos mais novos da capital federal. Embora Brasília tenha dois setores específicos para os hotéis, um na asa Sul e outro na asa Norte, onde fica o Sonesta, ele ainda leva vantagem por estar a cerca de três minutos a pé de um dos melhores shoppings da cidade.
Ao chegar no empreendimento a equipe do Hôtelier News foi muito bem recebida por Chananda Tubert, que está na cidade há três anos e reproduz a hospitalidade que recebeu quando se mudou para Brasília. "Fui muito bem recebida aqui. O pessoal é muito acolhedor, quando eu percebi já estava conhecendo os amigos dos meus amigos, todos preocupados em saber como eu estava me sentindo e dando todo o apoio necessário", conta.
Sempre que surgia uma oportunidade, Chananda reforçava o quanto gosta da cidade. "O pessoal daqui é bacana, festeiro e trabalhador. É uma pena vincular a cidade exclusivamente à política. Brasília é muito mais que isso e temos que trabalhar para expor as coisas boas que quase nunca são mostradas". E nós vamos conhecer uma delas melhor agora, que é o próprio meio de hospedagem.
Em tempo: o Sonesta Brasília passou a operar, em agosto de 2011, sob gestão da Allia Hotels, com nome alterado para Allia Gran Hotel Brasília Suítes (clique aqui para ler a reportagem). 
 
Por Aline Costa*
Restaurante
   
O café da manhã com o qual fomos recepcionados  Durante a estada no hotel pudemos variar entre massas... ...e também carnes. O cardápio conta ainda com peixes e saladas diversas
 
Além de sobremesas deliciosas e irresistíveis!
Algumas sexta-feiras se transformam em noites de milonga, quando também acontecem aulas de tango
Welcome
 Aqui vemos três dos 53 colaboradores do empreendimento
O bom gosto na decoração do lobby reforça a vocação arquitetônica do destino
O turista quer que todos os momentos de sua viagem sejam perfeitos, e começar com uma boa impressão logo que se chega no hotel ajuda a criar no hóspede simpatia pelo lugar. Assim, ele tende a ver com bons olhos tudo o mais que lhe for apresentado.
(poemas de Nicolas Behr, autor de Poesília - poesia pau-brasília)
"O principal avanço dos últimos anos está no que diz respeito às formas de reserva e registro dos hóspedes, e também o controle dos inventários", diz Chananda ao comentar sobre como atecnologia ajudou a melhorar os serviços.
A agilidade das redes sociais também foram citadas por ela. "Não dá para esconder mais nada. Se o hóspede estiver satisfeito ou insatisfeito, ele vai colocar na rede. É preciso ficar ligado, monitorar e fazer todo o esforço para oferecer o melhor serviço", enfatiza.
Relax
A piscina é na medida para quem quer relaxar
A infraestrutura conta ainda com sauna...
...e academia
 
Na academia do meio de hospedagem trabalham dois fisioterapeutas neurologistas que atendem seus pacientes no local e também dão dicas aos hóspedes.Eventos
Um espaço aconchegante com sofá de um lado...
e biblioteca do outro fica no mesmo andar das salas de eventos
No corredor, bela decoração e conforto
As salas atendem a eventos de pequeno e médio porte
Aqui, vemos uma já decorada
Recepção de eventos
No total, as três salas de eventos ocupam cerca de 800 metros com capacidade para receber em média 250 pessoas. O setor não é o foco do hotel e representa 20% do mercado do meio de hospedagem. Descanso
O apartamento onde ficamos hospedados é amplo e bem iluminado
Travesseiros confortáveis são básicos, mas ainda assim fazem toda diferença
 Cama sem colcha ou pezeira, bem clean
 
  Guloseimas e bebidas
Em um hotel executivo, a mesa de trabalho é fundamental
O "hall de entrada" do apartamento
No banheiro, o kit vip de amenities
  A barra de apoio perto do chuveiro e o espelho para maquilagem são detalhes que tornam o banheiro mais seguro e funcional
Outro ângulo do banheiro
A vista de nosso quarto Aproveitamos para visitar outros apartamentos. Vemos aqui a sala da suíte
Algumas categorias de apartamento têm mini cozinha 
Aqui, os amenities padrão
O corredor com armário que divide os cômodos da habitação
A porta balcão que leva à varanda Ao fundo, a porta da ante-sala que também dá acesso à varanda
 Aqui conseguimos ver a cama inteira
A UH é bem confortável, com móveis e subespaços bem distribuídos
Outro ângulo do apartamento
A mini-cozinha em foco
UH com camas de solteiro
 Sala de reunião
O Sonesta Brasília possui 159 UH's dividas em três categorias: Deluxe (entre 25 e 35m²); Premium (30 e 39m²) e Sonesta Suítes (46 e 55m²). A decoração dos quartos traz tons claros e harmoniosos, para garantir o bem estar de qualquer hóspede.O público é composto por 70% de executivos homens. O número de estrangeiros cresceu ano a ano desde a abertura e agora a presença de ao menos 15% de hóspedes estrangeiros é constante. Nos fins de semana, casais que moram na cidade mesmo costumam se hospedar no empreendimento. O hotel procura montar pacotes que incluem passeios diferenciados pela capital, pois como acontece em muitas cidades, os próprios moradores nem sempre conhecem tudo o que ela tem de interessante para ser visitado.
Entorno
Do alto do empreendimento, vemos o Lago Paranoá
  E a Torre de TV, o ponto turístico mais visitado da cidade, que recebe cerca de 100 mil pessoas por mês
A cidade
Maquete do Plano Piloto para cegos A maquete de Brasília também é atração turística O simpático, inteligente e antenado Edson Inocêncio Teixeira foi nosso guia turístico
Palácio da Alvorada. Reparem no céu da cidade e percebam porque dissemos no título que Brasília é azul.
 
 No Palácio da Alvorada, os turistas podem tirar fotos com os Dragões da Independência
 
E observar o exército guardar o local
 
Atravessando a Ponte JK para visitar o Lago Paranoá, que possui a terceira maior frota náutica do país - nada mal para um lago!
 
Os três arcos formam diversas composições...
...dependendo do ângulo e da distância  
  
 
A noite de Brasília refletida no Lago Paranoá
"O lago é um elemento forte que emoldura a cidade", comenta Nicolas Behr, o poeta que conhecemos durante nossa estada na cidade e que apresentamos a você na matéria publicada na última terça-feira (21), na editoria Magazine Especial.
Nas proximidades do lago, onde estão construídas as mansões mais caras da cidade, há também espaços de lazer com diversos restaurantes. O local é extremamente agradável e com opções para todos os paladares.
 
Parque da Cidade 
  
Museu Juscelino Kubitschek
 Sara e Juscelino dão as boas vindas aos turistas
A vista da Torre de TV 
 
Biblioteca Nacional 
 
 Museu Nacional de Brasília
  
Congresso Nacional 
  
Palácio da Justiça 
  
Religiosidade
A Igreja de Nossa Senhora de Fátima foi a primeira a ser construída na cidade, a pedido de Sara Kubitschek, que assim cumpriu a promessa para curar a filha doente. O ponto turístico foi também o primeiro que visitamos na capital federal
Detalhe da sombra que vemos à esquerda na foto anterior  E é formada pelo encontro do teto com a coluna frontal da igreja, que imita um chapéu de freira
 
O altar
 
 
Na parte externa, azulejos de Athos Bulcão
"Brasília busca uma base mística que na verdade ela não tem. A cidade foi construída há 50 anos. Ela não nasceu naturalmente e não tem uma tradição orgânica", comenta Behr. Mesmo assim, algumas cidades de Goiás e próximas ao Plano Piloto têm forte apelo místico, e o Santuário de Dom Bosco que veremos a seguir, tem por trás uma história bem interessante, o "Sonho de Dom Bosco":
 
"(...) Mas isso não era tudo. Entre os paralelos 15 e 20 graus, havia um leito muito largo e muito extenso, que partia de um ponto onde se formava um lago. Então uma voz disse repetidamente: "Quando escavarem as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a Grande Civilização, a Terra Prometida, onde correrá leite e mel. Será uma riqueza inconcebível. E essas coisas acontecerão na terceira geração" (Trecho extraído de: https://migre.me/1o5TL )
 
 
Santuário Dom Bosco, em Brasilía, cidade localizada entre os paralelos 15º30' e 16º30'
  
No centro da foto, a lua minguante aparece tímida, mas adiantada: ainda estamos no meio da tarde O onirismo em forma de igreja. Entrar no Santuário é como mergulhar num mar de ar todo azul. A música delicada ressalta o silêncio dos fiéis e nos faz sentir a paz de um sonho bom. 
Catedral Basílica de Brasília
 
Anjos suspensos no altar
 
 O que uma pessoa falar, mesmo que baixo, no local do canto esquerdo da foto será ouvido perfeitamente por quem estiver lá no fundo, no canto direito da imagem  
A sede da LBV foi o último local onde estivemos durante o dia, que começou com a visita à Igreja Nossa Senhora de Fátima
O Templo da Legião da Boa Vontade em Brasília é um lugar especial. O espaço é ecumênico e no chão do salão principal há uma espiral desenhada. Quando você entra, deve seguir pela linha escura, para descarregar as energias ruins. Ao chegar no centro, você estará exatamente embaixo do cristal localizado no topo do templo, onde poderá absorver as energias positivas e seguir pela espiral branca. No fim, você ainda pode escrever um pedido e tomar um gole de água benta.
No local você ainda encontra salas de meditação, uma gratuita e outra onde é necessário pagar R$ 3 para entrar. Esta última fica aberta 24 horas e tem decoração egípcia, com confortáveis poltronas e chaises. Mesmo quem não tem o lado espiritual muito aflorado, consegue sair mais calmo e relaxado de lá.
A sede conta ainda com auditório para seminários e eventos e exposição com fotos e objetos que retratam a história da Legião, e lojinhas para comprar cristais.
Serviço Sonesta Hotel Brasilia SHN Quadra 5 Bloco B Brasilia - DF www.sonesta.com
* A reportagem do Hôtelier News se hospedou no Sonesta Brasília a convite do próprio hotel.

Comentários