STR - incêndios austrália_dezembro

À semelhança de Santiago, um episódio marcante vem afetando a performance da hotelaria de Sidney. Sub-mercados próximos à cidade australiana, e também do foco dos graves incêndios que assolam o país, estão com a demanda (room nighs vendidos) bastante prejudicada. As informações são da STR.

A menos de duas horas da metrópole australiana, a região Sydney Drive Regional apresentou queda de 14,7% na demanda, na comparação anual. Com a menor procura, o sub-mercado registrou recuo em dois dígitos nos três principais indicadores do setor. Enquanto a ocupação cedeu 14,5% (para 52,2%), diária média e RevPar apresentaram variação negativa de 18,4% (para AUS$ 194,74) e 30,3% (AUS$ 101,48), respectivamente.

"Como o impacto dos incêndios florestais ocorreu predominantemente na divisa entre New South Wales e Victoria, ainda não vimos reduções significativas de demanda nas principais áreas urbanas da Austrália", observa Matthew Burke, gerente Regional da STR na região Ásia-Pacífico. 

O executivo observa, contudo, que as cercanias de Sidney são pontos populares para férias em família. “Do pós-Natal até o final de janeiro é a alta temporada. Muitas empresas locais dependem da receita do período. Além disso, com o fechamento de estradas até janeiro, ainda não temos noção completa do impacto dos incêndios na hotelaria local”, acrescenta.

STR - infográfico austrália_dezembro

STR: outras regiões

Na região de New South Wales, os resultados foram diferentes. O submercado NSW North Coast, por exemplo, teve aumento de demanda (+7%) e de diária média (+5,8%) em dezembro. Já o a região de Mid North Coast apresentou crescimento de procura moderado (+0,4%).

No sul da Austrália, o impacto dos incêndios na Ilha Kangaroo tem sido pesado. No local, houve destruição e danos significativos em várias propriedades, que terão um impacto direto no turismo a curto prazo. "Certamente o foco precisa estar no bem-estar daqueles que lidam com essa devastação incrível em todo o país", finaliza Burke.

(*) Crédito da foto: AAP Image/Dan Himbrechts/Reuters