STR - Riad indicadores de setembroSetor de eventos puxou bom resultado de Riad

A hotelaria do Oriente Médio teve um setembro difícil, apontam números da STR. Ao contrário do mês anterior, os hotéis da região registraram diminuição nos três principais indicadores do setor. Talvez Beirute, no Líbano, melhor represente esse desempenho negativo. Puxado pelo segmento de feiras e congressos, Riad foi o destaque positivo.

No geral, a hotelaria da região teve queda de 7% na ocupação frente a igual período de 2017, a 59,8%. Indicadores importantes, diária média e RevPar registraram recuo de dois dígitos. Enquanto o primeiro cedeu 18% (para US$ 124,49), o segundo caiu 23,7% (para US$ 74,47) na mesma base de comparação.

Fugindo do ambiente de retração, a capital saudita apresentou crescimento em dois dos três índices avaliados pela STR. A ocupação de 56,3% (+26,7%) foi a melhor para setembro desde 2014, enquanto o RevPar avançou 15,7%, para 337,45 riyals. Em compensação, a diária média teve queda de 8,7%, para 599,84 ryals.

Analistas da STR atribuem à alta de 33,4% na demanda (room nights vendidos) o bom desempenho da ocupação. A última, por sua vez, teve influência da realização de quatro grandes eventos no Riyadh International Convention & Exhibition Center. Em paralelo, a queda observada na diária média ocorreu em função da expansão de 5,8% na oferta de quartos na cidade.

STR: Beirute

A capital libanesa teve, em setembro, um tombo considerável quando comparada ao ano passado, com recuo nos três indicadores avaliados pela STR. Enquanto a ocupação cedeu 6,7% (para 66,6%), diária média e RevPar caíram 6,8% (para 224.065,02 libras libanesas) e 13% (para 149.146,78 libras libanesas), respectivamente.

Segundo analistas do STR, o desempenho ruim de Beirute tem forte relação com os resultados positivos registrados em setembro de 2017. Apesar da base de comparação desfavorável, a ocupação na cidade foi a segundo mais alta para o mês nos últimos sete anos. Apenas justamente a performance do ano passado (71,3%) foi superior no período em questão.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News