Londres, uma das estrelas do mercado de luxo
(foto: divulgação)
 
A demanda da hoteleria de luxo e, em menor medida, o crescimento da tarifa diária em todo o mundo sinalizam recuperação no mercado hoteleiro. Mas, de acordo com a opinião de Jan Freitag, vice-presidente de desenvolvimento da consultora STR, esse crescimento de oferta pode ser um fator prejudicial para o mesmo setor.
 
“O forte aumento da demanda que vemos neste momento e que também vimos em 2005, 2006 e 2007, faz com que haja muita gente interessada nos espaços de luxo”, diz Freitag. “Não admira que haja então uma série de novas habitações entrando no segmento de luxo do mundo”.
 
A partir de março de 2011, o Oriente Médio e a região da África registrou o maior crescimento de oferta com 5,7% ano. A região da Ásia e do Pacífico registrou a segunda maior taxa de crescimiento (5,5%), seguido pelos Estados Unidos (4,8%), América do Sul (3,9%) e Europa (1,4%).
  
“Estamos vendo uma demanda de luxo se recuperando em todo o mundo, o que é algo interessante porque após o colapso do Lehman Brothers, e depois do que foi chamado ‘efeito AIG’, parecia que o luxo estava morto, por assim dizer, mas na realidade não é o caso”, avalia Freitag.
 
“Cada hoteleiro de luxo sentia que com a recessão mundial deviam reduzir suas tarifas. E hoje, lamentavelmente, ainda existe muita receita a ser compensada pela queda forçada nas tarifas de diárias para os quartos de luxo”, revela o vice-presedente.
 
Segundo Freitag, o segmento de luxo está impulsionando a recuparação mundial da hotelaria e o contínuo aumento da demanda acarretará maiores benefícios no futuro, prevendo forte crescimiento do ADR para 2012.
 
Mercados chave de luxo
Além de proporcionar uma visão global dos hotéis, Freitag destacou que os grandes mercados urbanos serão os mais beneficiados, especialmente os relacionados com grandes eventos  internacionais, como Londres e Rio de Janeiro.
(Redação)