De Olinda, Pernambuco*

FHAN 2019Machado, Maroja e Kazuo falaram sobre tendências

No painel sobre Tendências na hotelaria, o último previsto para o primeiro dia do FHAN 2019 (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste) no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, participaram representantes de empreendimentos hoteleiros de Porto de Galinhas, Maceió e João Pessoa, respectivamente Artur Maroja (Vivá Resort e Solar), Fábio Kazuo (Best Western Premier) e Daniel Machado (Verdegreen).

Kazuo fez uma apresentação em que pontuou a identificação da persona, ou seja, o perfil do público que se quer alcançar para adequação do hotel, levando em consideração essas especificidades. “O posicionamento do empreendimento deve ser coerente com a forma de tratar o cliente”, destaca. Segundo ele, a empatia com o hóspede também deve ser questão de ordem. “É necessário entender o perfil do cliente para tornar a experiência dele a melhor possível”, completa.

Seguindo esse raciocínio, escutar o cliente e ficar atento a concorrência são primordiais além dos denominados pelo executivo como “cinco momentos de ouro” tais quais: reserva, check-in, entrada no apartamento (limpeza, arrumação e demais detalhes do cômodo), o primeiro café da manhã e o check-out. “Não perca a oportunidade de interagir com o cliente”, alerta o representante do Best Western Maceió. Através desse contato é possível pegar a informação diretamente, corrigir algum detalhe e transformar o comentário aparentemente negativo em engajamento. “Com isso a chance do hóspede voltar chega a ser de 90%”, pontua.

De acordo com a explanação, o ideal é aliar o atendimento digital com o humanizado, uma forte tendência, além do uso dos recursos disponíveis no mercado para tornar a experiência do cliente mais eficiente e agradável. Dentre os tópicos apontados como tendência foram a procura do público pelo turismo exótico, a preocupação maior com o meio ambiente e hotéis temáticos. O turismo cada vez mais acessível devido ao novo comportamento do consumidor que trata a viagem a lazer como estilo de vida e o conceito “open office” (uma versão mais moderna do home office em que o trabalhador possui flexibilidade para trabalhar com mobilidade) foram destacados.

FHAN: mesa redonda

Compondo a mesa redonda com a participação de Daniel Machado e Artur Maroja, os executivos contaram um pouco sobre os empreendimentos e a visão de futuro dos equipamentos hoteleiros. Segundo Daniel Machado, o Verdegreen nasceu sustentável em sua estrutura e em 2012 passou pelo processo de implantação da ISO 14.001 para o sistema operacional do hotel. Dentre os diferenciais oferecidos destaca a cartilha ecológica, separação de resíduos, uso de compostagem, incentivo ao uso de bicicletas e a utilização de horta orgânica em área ociosa dentro do hotel. “Nota-se cada vez mais forte a busca pelas empresas sustentáveis”, destaca.

De acordo com o executivo do hotel situado em João Pessoa, através da cartilha verde “oferecemos espaço para o hóspede sugerir novas ações  o que enriquece a experiência do cliente como um consultor e agente ativo no empreendimento”, conta Machado. Já Maroja, destaca os mais de 30 anos de atuação na gestão de hotelaria em Porto de Galinhas e a necessidade de acompanhar o momento de transição tecnológica e da sociedade. A personalização dos serviços e o uso de tecnologias para melhorar a gestão e relacionamento com o hóspede desde o motor de reservas são tendências apontadas como destaque no dia-a-dia do Solar e Vivá. “Formatar cada produto trazendo o funcionário de forma a transmitir a cultura da empresa de maneira simples e objetiva é uma das formas de trazer isso a realidade dos empreendimentos”, comenta.

Sobre a gestão de A&B dentro da hotelaria, Artur Maroja destaca que é preciso analisar uma solução adequada agregando o A&B na gestão do hotel. “O uso do delivery para a ociosidade do restaurante pode ser avaliado”, afirma. “O hoteleiro precisa ser criativo e fazer dos pontos de vendas rentáveis, conclui.  

O FHAN é das atrações do HFN (Hotel & Food Nordeste), aberta hoje (6) à tarde, em Olinda (PE).

(*) A reportagem do Hotelier News viaja a Olinda a convite da HFN

(**) Matéria de Marília Gilka, em colaboração ao Hotelier News

(**) Crédito da foto: Peter Kutuchian