Cosmopolita, Taipei é a capital de Taiwan

Os anos 1990 foram mágicos para Taiwan. Um dos quatro Tigres Asiáticos (juntamente com Coreia do Sul, Cingapura e Hong Kong), o país experimentou no período acelerado crescimento econômico. Consolidada como uma das economias mais prósperas da Ásia, a ilha tornou-se também um polo exportador mundial de eletroeletrônicos. Crises econômicas e o incrível desenvolvimento chinês na última década, entretanto, tiraram um pouco do protagonismo taiwanês, que escolheu um setor para retomar o brilhantismo: o turismo. 

Hoje, Taiwan recebe cerca de 10 milhões de turistas por ano. Além disso, segundo o Top 100 City Destinations, ranking produzido pela Euromonitor International, Taipé recebeu 9,3 milhões de visitantes internacionais no ano passado, colocando-se entre as 15 mais visitadas do mundo. Até pela proximidade, Coreia do Sul, China e Japão lideram o fluxo de visitantes internacionais para o país. “O Brasil é nosso principal mercado na América Latina. Anualmente, cerca de 5 mil brasileiros visitam Taiwan, sendo que a maioria vai a negócios”, afirma Brad Shih, diretor do escritório de Los Angeles do Bureau de Turismo de Taiwan.

A fala de Shih ressalta um dos grandes desafios do setor turístico local: desvencilhar-se do “estigma” de destino de negócios. “Taiwan tem um mix de atrações que vai do turismo de aventura ao de lazer. Temos rica cultura, gastronomia saborosa, baseada em frutos do mar, e lindas praias”, ressalta.

Taiwan: múltiplas ofertas

Com aproximadamente 35,8 mil quilômetros quadrados de área, o território de Taiwan é marcado pelo contraste entre sua face leste, majoritariamente montanhoso, e oeste, estão praias procuradas por turistas. “Para quem gosta de surfe, nossa costa tem boas ondas. Além disso, a tonalidade da água e a rica fauna marinha atraem também bastante praticantes de mergulho submarino”, diz o diretor do Bureau de Turismo de Taiwan.

Taiwan - Zhongzheng Memorial HallO Zhongzheng Memorial Hall é um dos pontos mais visitados em Taipé

Além disso, Taiwan tem nove parques nacionais que oferecem uma variedade de paisagens com topografias distintas. Destaques para o Parque Nacional de Taijiang, com diferentes atrativos naturais, o Parque Nacional de Kinmen, onde se encontram lindas praias de coral branco, e o Parque Nacional de Yangmingshan, com suas crateras e lagos vulcânicos. “Temos muitas trilhas de caminhada e de ciclismo. Para facilitar o clima é muito parecido com o do Brasil, pois ficamos em uma região tropical”, afirma Shih.

A oferta hoteleira do país é bastante ampla. Grandes bandeiras internacionais, como Sheraton, Shangri-La, Le Méridien, Westin e Courtyard by Marriott, entre outras, marcam presença no mercado taiwanês. “Há empreendimentos para todo tipo de hóspede. Da hotelaria de luxo à econômica, temos muitas opções para os turistas”, finaliza.

Veja mais fotos desse país fascinante na galeria abaixo:

(*) Crédito da capa: Hugo_OB/Pixabay

(*) Crédito da foto: Falco/Pixabay